Watches and Wonders 2024: os novos Oris Aquis Date

No ano passado, a Oris destacou a vertente de aviação no âmbito do seu portefólio. Este ano, a marca volta-se para o mar. No Watches and Wonders 2024, a Oris apresentou a nova geração Aquis Date, com diversos modelos de diferentes tamanhos e diversas opções de cores. A estrela é a versão Aquis Date Calibre 400 de 43,5mm.

Em Genebra

Em 2023, a Oris dedicou-se a reforçar a sua coleção na vertente de relógios ligados ao mundo da aviação. Mas, em 2024, ano em que celebra 120 anos anos, a marca volta-se para o Aquis. A Oris pegou assim no seu robusto relógio de mergulho e redesenhou-o com interessantes melhorias. A estrela dos novos Aquis Date Calibre 400 é, sem dúvida, a versão com mostrador azul. No entanto, temos de assumir que os novos Aquis Date 36,5mm são modelos também muito bem conseguidos e, acima de tudo, muito atuais.

A nova geração Aquis Date

Oris Aquis Date Calibre 400
O novo Oris Aquis Date Calibre 400 | Foto: cortesia Oris

O Aquis Date foi redesenhado, como já dissemos, isto significa que os novos relógios surgem agora com um perfil e silhueta mais elegantes. As asas e a proteção da coroa foram reelaboradas, e a bracelete metálica de três elos foi revisitada, passando a integrar um elo central mais largo e proeminente e uma forma geral mais afunilada. A luneta também sofreu alguns ajustes e o mostrador inclui agora novos indexes aplicados em forma de escudo polido e ponteiros estilo Alpha personalizados, em prol da legibilidade. A marca inaugurou ainda uma nova tipografia Oris que será utilizada apenas nos modelos Aquis e, ao mesmo tempo, todos os Aquis da nova geração passam a ter uma janela da data com cor de fundo a condizer com o mostrador – uma solução que muitos apreciadores de relojoaria preferem.

Detalhe do mostrador do relógio Oris Aquis Date Calibre 400
O Aquis Date Calibre 400 43,5mm com mostrador azul | Foto: cortesia Oris

Apesar de ter sido lançado em diferentes tamanhos, o Aquis Date Calibre 400 43,5mm é o cabeça de cartaz. Nele vive o Calibre 400 de corda automática, desenvolvido pela Oris que, como já falámos algumas vezes por aqui, se distingue, entre outros elementos, pelas suas caraterísticas antimagnéticas e pela reserva de corda de cinco dias. Disponível em azul, verde e em novas versões Upcycle com mostrador em plástico PET reciclado, o novo relógio foi também reforçado com um sistema de mudança rápida de bracelete e por um novo prático sistema de fecho que permite ajustar a dimensão da bracelete com o relógio no pulso. Ambos os sistemas são patenteados pela marca.

O relógio Oris Calibre 400 43,5mm
O Oris Calibre 400 43,5mm inclui um novo fecho com sistema de ajuste patenteado pela marca | Fotos: cortesia Oris

Depois, há que destacar os novos Aquis de 36,5mm, com uma série de retoques que fazem a diferença. Por um lado, o perfil mais suavizado da caixa é sublinhado por uma luneta rotativa unidirecional, que se traduz num impacto visual mais leve e suave do que a escala padrão de minutos em algarismos árabes que anima o Aquis Date. Por outro lado, o mesmo efeito é criado pelo acabamento polido da caixa, do rebordo da luneta, da coroa e da proteção da coroa e pela nova bracelete metálica com elos em forma de «H», concebida exclusivamente para este modelo.

Oris Aquis 36,5mm vistos de frente
Os novos Oris Aquis Date 36,5mm | Fotos: cortesia Oris

Tal como é habitual nos modelos da Oris, os novos membros da família incluem outras opções de bracelete em borracha. O novo Aquis de 36,5mm está disponível com mostrador em madrepérola de tom creme, em preto e em plástico PET reciclado (versão Upcycle), com braceletes metálicas ou em borracha a condizer. No interior, encontra-se o Calibre 733 de corda automática carregado pelo rotor vermelho que se tornou assinatura da marca. Através do fundo em vidro de safira, é possível acompanhar o seu funcionamento.

O estojo que alberga os novos Aquis Date Calibre 400 da Oris
A Oris estreia este ano também um novo estojo totalmente feito de cartão e de papel | Foto: cortesia Oris

Por fim, importa destacar que a Oris lança ainda em 2024 um novo estojo feito inteiramente de cartão e de papel que vai ao encontro da preocupação de sustentabilidade que tem vindo a conduzir a marca. Mais de metade dos materiais utilizados neste estojo são reciclados e os restantes são provenientes de fontes certificadas pelo FSC. De acordo com a marca, esta opção permite reduzir o consumo de materiais relacionados com o plástico em mais de 1,5 toneladas anualmente em comparação com as embalagens anteriores, o equivalente a uma redução de peso de 65 por cento. Além disso, a sua estrutura ‘dobrável’, traduz-se numa redução de volume de 54 por cento em comparação com as anteriores embalagens.

As nossas impressões

O Oris Calibre 400 43,5mm e respectivo estojo totalmente feito de cartão e de papel | Foto: cortesia Oris

Nem sempre é preciso chamar demasiado a atenção com relógios vistosos e originais. Às vezes, o importante mesmo é limar arestas e perceber aquilo que é preciso melhorar. Foi o que a Oris fez este ano, depois de ter posto o mundo a falar com o Sapo Cocas, em 2023. A marca escolheu atualizar uma das suas coleções mais reconhecidas, revisitando-a com apontamentos técnicos e estéticos mais voltados para os dias de hoje, mas mantendo todo o seu sentido prático e robustez enquanto tool watches. Por outro lado, a aposta em modelos de menores dimensões garante uma oferta mais vasta para pulsos mais pequenos, com cores consensuais e versáteis que respondem muito bem à diversidade de agendas e de gosto que sabemos que hoje existe. Nada mudou e tudo mudou nesta linha Aquis. Com a marca a assumir que os seus clientes podem escolher entre ter um Aquis com o Calibre 400 da Oris, mais caro, ou com Calibre 733, mais acessível.


Algumas caraterísticas técnicas:

Oris
Aquis Calibre 400 43,5mm

Ano de lançamento | 2024
Referência | 400 7790, variando depois consoante as versões

Oris Aquis Date Calibre 400 43,5mm: Ref.400 7790 4135-07 8 23 02PEB; Ref.400 7790 4150-
07 8 23 02PEB; Ref. 400 7790 4157-07 8 23 02PEB | Fotos: cortesia Oris

Movimento | Corda automática. Calibre Oris 400. 21 rubis. 120h de reserva de corda, 28.800 alt/h.
Funções | Horas, minutos, segundos, data, dispositivo de paragem dos segundos.
Caixa ø 43,5mm | Aço. Vidro de safira com tratamento antirreflexo, luneta com escala em cerâmica. Estanque até 300 metros.
Bracelete | Multipeças em aço. Ou em borracha azul ou verde. Sistema de troca rápida e sistema de fecho de báscula com sistema de ajuste fácil, ambos patenteados pela Oris.
Preço | Desde 3.600 €

Oris
Aquis Date Calibre 36,5mm

Ano de lançamento | 2024
Referência | 733 7792, variando depois consoante as versões.

Oris Aquis Date 36,5
Oris Aquis Date 36,5 | Foto: cortesia Oris

Movimento | Corda automática. Calibre Oris 733. 38h de reserva de corda, 28.800 alt/h.
Funções | Horas, minutos, segundos, data, dispositivo de paragem dos segundos.
Mostrador | Preto, em madrepérola ou em plástico PET reciclado.
Caixa ø 36,5mm | Aço. Vidro de safira com tratamento antirreflexo, luneta com anel em cerâmica. Estanque até 300 metros.
Bracelete | Multipeças em aço. Ou em borracha creme preta. Fecho de báscula.
Preço | Desde 2.200 €

Visite o site oficial da Oris ou o site oficial da Watchers para mais informações.

Outras leituras