Chama-se World Watch Day e estreia este ano enquanto iniciativa de celebração anual do savoir-faire, da criatividade e da vertente cultural da relojoaria que definem em larga medida esta arte reconhecida como Património Cultural Imaterial da UNESCO. A data simbolicamente escolhida: 10 de outubro.
A data não poderia ser mais simbólica: 10/ 10, ou seja, 10 de outubro. Foi este o dia escolhido para dar voz ao World Watch Day, uma iniciativa que pretende reconhecer e promover a nível mundial o savoir-faire, a criatividade e a vertente cultural que definem o mundo da relojoaria. Como dissemos, a escolha do dia 10 de outubro não poderia ser mais simbólica: baseia-se no habitual e bem-disposto posicionamento dos ponteiros às 10h10 nos mostradores, que simboliza equilíbrio, harmonia, alegria e positividade.

A DESCOBRIR TAMBÉM:
«Relógios que fazem sorrir»
por Cesarina Sousa
A celebração em grande, que inclui uma série de eventos e disponibilização de conteúdos, chega ao público presencialmente e via streaming, numa abordagem da relojoaria nas suas variadas dimensões: do artesanato tradicional à inovação tecnológica, passando pela cultura, pela vertente de negócio, pelo desporto e pela arte contemporânea.
Embora a relojoaria tenha sido reconhecida oficialmente como Património Cultural Imaterial pela UNESCO em 2020, a verdade é que nunca existiu uma celebração global dedicada a esta arte. Existem diversos eventos dedicados ao setor, é certo, e, em Portugal, por ocasião do solstício de verão, celebra-se o Dia do Relógio de Sol, desde 1990. Por outro lado, o Dia do Relojoeiro é celebrado a 27 de junho no Brasil e existe ainda a iniciativa ‘British Watchmakers’ Day’ que reúne, no dia 8 de março, num só local, as mais diversas marcas britânicas de relógios.

Mas agora podemos dizer que existe o World Watch Day, que não é propriamente um Dia Mundial instituído oficialmente pela ONU ou pela UNESCO, mas antes uma iniciativa que nasceu da união de diversas entidades de relevância do setor e que vai celebrar anualmente o mundo da relojoaria e dos relógios. Entre os membros fundadores da associação sem fins lucrativos que está na base da iniciativa encontra-se a Fondation Haute Horlogerie, o Grand Prix d’Horlogerie de Genève, a Watch Library Foundation, a Horopedia, a Horological Society of New York, a Europa Star, o Le Figaro, a Hantang Culture e a Arc Horloger.

Para além da transmissão online, o World Watch Day acolheu iniciativas locais e independentes que visam promover a partilha e valorização da relojoaria enquanto arte, ciência e cultura, num convite aberto a colecionadores, a artesãos, a profissionais, a associações e ao público em geral. Todas as informações e convite à participação estão disponíveis através do site oficial da iniciativa (link externo), incluindo indicações para partilhas nas redes sociais, nomeadamente #worldwatchday, que é o hashtag oficial da iniciativa.
O World Watch Day foi a anunciado em abril, por ocasião do salão de relojoaria Watches and Wonders 2025.