5 curiosidades sobre o Hydrium Seconde/Seconde/ da Otopsie. Perdão, da Isotope…

O novo Hydrium Seconde/Seconde/ vem celebrar os sete anos de vida da Isotope, mas vem também celebrar a morte do antigo logótipo da marca. Uma colaboração inteligente, repleta de simbologia e que faz realmente pensar por diversos motivos.

Uma caixinha de surpresas: é assim que podemos começar a designar a Isotope, marca fundada pelo português José Miranda, que tem vindo a jogar cartas no que à criatividade no design e originalidade de conceito diz respeito. Aqui quase que rimamos e há quem diga que se rima é porque é verdade. E, de facto, os mais recentes lançamentos da marca são a prova disso. Boas ideias não faltam ao fundador da Isotope. Neste contexto, hoje trazemos o novo Hydrium Seconde/Seconde/, um relógio que nasce da colaboração da Isotope com o projeto Seconde/Seconde/ e que vem celebrar o novo logótipo da marca, ao mesmo tempo que nos recorda que a vida é curta.

Aqui ficam algumas curiosidades sobre esta edição limitada.

Isotope Hydrium Seconde/Seconde/
O novo Hydrium Seconde/Seconde/ nasce da colaboração da Isotope com o projeto Seconde/Seconde/ | © Isotope

Sobre a Seconde/Seconde

A Seconde/Seconde de Romaric André é uma das mais originais empresas de customização de relógios que surgiram nos últimos tempos: o criativo francês troca o ponteiro dos segundos em modelos vintage e substitui-os por um imaginativo elemento icónico ou então retira o ponteiro dos segundos e coloca algo de suplementar que torne o mostrador mais surpreendente. Mas a troca tem um conceito associado e faz sempre sentido no contexto do relógio em causa. Esta ideia base foi evoluindo e tem resultado também em parcerias com algumas marcas que resultam na criação de relógios com características únicas: «Eu foco-me nos mais pequenos detalhes, jogando com o ADN de um produto sem o corromper», refere Romaric. E no seu site oficial refere mesmo: «Eu vandalizo outros produtos só porque falhei a construir o meu.»

Isotope Hydrium Seconde/Seconde/
A Seconde/Seconde é uma das mais originais empresas de customização de relógios | © Isotope

Sete anos de vida e a morte de um logo

Em comunicado, a Isotope conta que quando José Miranda abordou Romaric André para criar um relógio que celebrasse os sete anos da Isotope, bem como o lançamento de um novo logótipo, o fundador do projeto Seconde/Seconde/ sugeriu antes prestar homenagem à morte do logótipo antigo através de algo absolutamente único: um relógio Memento Mori sem qualquer referência à caveira, símbolo histórico incontornável quando a ideia é celebrar a vida porque a morte é certa. E é aqui, quem ri por último, ri mesmo melhor! O Hydrium Seconde/Seconde/ surge como uma curiosa representação da inevitabilidade da morte, com uma nota: deixa-nos bem dispostos pela lado lúdico que nele se descobre.

Isotope Hydrium Seconde/Seconde/
O relógio surge como uma curiosa representação da inevitabilidade da morte | © Isotope

A autópsia

O logótipo original da Isotope estreou há sete anos, aquando do nascimento da marca, mas o crescimento e evolução da empresa exigiram uma adaptação do novo logótipo alinhada com a qualidade e inovação dos projetos, incorporando elementos de estilo Streamline Moderne e da Lacrima, a forma fluida da natureza que é elemento recorrente nos relógios da Isotope. Para o mostrador do novo relógio, Romaric rearranjou as letras do logótipo em anagrama de modo a que em vez de se ler «ISOTOPE» se leia «OTOPSIE» (autopsy/ autópsia). Depois, acrescentou duas dinâmicas setas que ajudam os mais distraídos a descodificar a leitura correta. Neste caso, não precisamos do apoio do professor Robert Langdon, por muito que ele goste de relógios divertidos (de relógios com o Mickey, para sermos mais precisos…)

Isotope Hydrium Seconde/Seconde/
Romaric rearranjou as letras do logótipo em anagrama de modo a que em vez de se ler «ISOTOPE» se leia «OTOPSIE» | © Isotope

Verde lima

O novo Hydrium Seconde/Seconde/ tem um mostrador preto pontuado por pormenores fortes em verde lima que lhe oferecem uma estética muito fresca, apesar do tema em questão. O anel da escala dos minutos em estilo caminho-de-ferro, os ponteiros com revestimento pontuado em jeito de “i”, o ponteiro Failing Heartbeat dos segundos (evocativo da representação gráfica de um eletrocardiograma) e a lágrima da luneta são preenchidas com Superluminova® num contraste verdadeiramente vencedor. O verde lima ecoa depois também no pesponto da correia preta em calfe e nas setas junto ao logótipo.

Isotope Hydrium Seconde/Seconde/
O ponteiro Failing Heartbeat dos segundos (evocativo da representação gráfica de um eletrocardiograma) | © Isotope

Mais surpresas

Com caixa em aço com acabamento em jato de areia, o Hydrium Seconde/Seconde/ da Isotope está equipado com um movimento Landeron de corda automática que tem uma reserva de corda de 40 horas e que pode ser apreciado através do fundo em vidro de safira. O relógio está disponível para venda online por £900 (ex VAT) e é limitado a 50 exemplares. A correia em calfe preta tem uma nota adicional: na parte de trás é cor de laranja, um apontamento quente que fica bem escondido junto ao pulso de quem vai usar esta novidade.

Isotope Hydrium Seconde/Seconde/
Com caixa em aço com acabamento em jato de areia, o relógio está equipado com um movimento Landeron de corda automática | © Isotope


Outras leituras