Em início de ano bissexto, nada como falar de calendários perpétuos. Mas, neste caso, trata-se de um calendário perpétuo muito especial porque foi inspirado por dois protótipos criados pela IWC Schaffhausen para o filme Aquaman and the Lost Kingdom. O Aquatimer Perpetual Calendar Digital DateMonth é uma surpresa para os saudosos de novidades na reconhecida coleção de mergulho.
Os aficionados de relojoaria têm um defeito (ou feitio): a tendência para quando estão a assistir a determinado filme tentarem adivinhar qual é o relógio que as personagens usam no pulso. Mesmo que isso implique perder de vista o fio à meada da narrativa. Nada de grave, portanto. E terá sido isto que certamente aconteceu durante a época festiva que agora está a terminar. É que os aficionados tiveram mesmo boas razões para tomar atenção ao grande ecrã, caso tenham tido a oportunidade de assistir ao filme Aquaman and the Lost Kingdom, nas salas de cinema portuguesas desde 20 de dezembro.
Os mais atentos notaram certamente a brilhante presença de dois relógios de perfil técnico (um azul e um vermelho) nos pulsos de Black Manta, interpretado por Yahya Abdul-Mateen II, e de Dr. Stephen Shin, interpretado por Randall Park. Os dois relógios são protótipos criados especificamente para o filme pela divisão experimental XPL da IWC Schaffhausen. Agora, a marca suíça segue em frente na parceria com a Warner Bros. Pictures ao apresentar o Aquatimer Perpetual Calendar Digital DateMonth, que tem como fonte de inspiração as peças que se veem nos pulsos dos vilões.
Aquatimer Perpetual Calendar Digital DateMonth
O novo Aquatimer Perpetual Calendar Digital Date-Month está disponível em duas versões: a Ref. IW379405 distingue-se pela luminescência vermelha Super-LumiNova® nos ponteiros e na luneta rotativa interna, que indica o tempo de mergulho; e a Ref. IW379406 surge com os mesmos apontamentos em azul. Ambos os relógios têm uma pujante caixa de 49mm e 19,4mm de altura, em Ceratanium, e uma estanqueidade até 10 bar. Esta liga de titânio, patenteada pela IWC, combina, de acordo com a marca, a leveza e a integridade estrutural do titânio com uma dureza e resistência a riscos semelhantes à cerâmica.
Unindo o conceito de excelente legibilidade associada a uma luneta interna à facilidade de utilização da luneta rotativa exterior, o novo relógio distingue-se por um sistema de luneta rotativa externa/interna que permite definir o tempo de mergulho. Desta forma, apoia o controlo dos níveis de oxigénio debaixo de água. O visual técnico é reforçado pelo exterior escurecido do conjunto e pela disposição das indicações, bem visíveis no amplo mostrador.
O nome
Nesta altura, é importante referir a principal caraterística funcional que dá nome ao relógio. O novo Aquatimer Perpetual Calendar Digital Date-Month apresenta no mostrador a função de calendário perpétuo por meio de indicação digital. Sendo assim, a data e o mês são apresentados através de discos rotativos em formato digital em submostradores parcialmente cobertos por uma espécie de rede que deixa entrever os numerais à medida que vão girando. Esta opção de indicação digital torna-se assim muito intuitiva. Depois, às 6 horas, no contador dos pequenos segundos, salta à vista a janela associada ao ano bissexto.
Lembramos que, em traços gerais, os relógios mecânicos com calendário perpétuo têm a capacidade de indicar o ciclo associado a um ano de 365 dias, divididos por 12 meses de 28, 30 e 31 dias, mas também as diferenças associadas aos anos bissextos, que fazem com que de quatro em quatro anos o mês de fevereiro tenha mais um dia. Neste sentido, estão idealmente programados para manter as indicações certas do dia e do mês, sem necessidade de intervenção durante um período de 100 anos.
No Aquatimer Perpetual Calendar Digital Date Month, ao calendário perpétuo une-se ainda a função de cronógrafo com contagem de horas, minutos e segundos.
Aquatimer
O Aquatimer é o relógio de mergulho por excelência da coleção da IWC. Com raízes nos finais da década de 1960, foi criado para explorar as profundezas marinhas, sem receios. Desde então, já o vimos renascer de diferentes formas, assim como o vimos associado à Charles Darwin Foundation e à Cousteau Society. Em 2017, a coleção recebeu novos exemplares – nomeadamente a estreia da utilização de Ceratanium na caixa – que vieram celebrar os 50 anos deste relógio de mergulho.
Atualmente, existe maioritariamente em aço, com versões cronográficas em caixas de 44mm e versões de três ponteiros/ data com caixas de 42mm. Nasce agora esta nova aventura, à altura do filme que está na sua base. Cresceu em tamanho, em funcionalidades, no engenhosidade técnica, no caráter arrojado e no preço. Temos assim dois modelos, quase espécies raras, já que cada um é limitado a 25 exemplares. O preço disponível no site: 62.800 euros.
Uma novidade que desperta conversas certamente.