O Navitimer é o mais emblemático modelo do longo historial da Breitling. E a marca de Grenchen acabou de apresentar aquele que será possivelmente o mais apelativo modelo dessa sua linha dedicada à aeronáutica: o Navitimer B19 Chronograph 43 Perpetual Calendar com mostrador ‘azul gelado’.
Não há dúvida de que a Breitling é uma das companhias relojoeiras de maior especialização na área da cronometragem e também na dos instrumentos do tempo dedicados à aeronáutica. Fundada em 1884, celebrou o seu 140.º aniversário no ano passado com vários lançamentos e o cronógrafo sempre foi um vetor determinante para a marca — que teve mesmo em Willy Breitling (neto do fundador Léon Breitling) o inventor, em 1934, da tradicional configuração cronográfica de dois botões que se tornou na bitola da indústria relojoeira. E o Navitimer é não só o seu ex-libris como também um dos ícones absolutos da relojoaria de pulso.

A sua génese remonta à década de 40, quando a Breitling juntou uma régua de cálculo ao mostrador do Chronomat. Essa escala surgiu depois destacada na estreia do Navitimer, em 1954 — batizado segundo a contração dos nomes Navigation e Timer, e que rapidamente se tornou numa referência incontornável para os pilotos da florescente aviação civil no período que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. E não só, porque a sua variante Navitimer Cosmonaute acompanhou o astronauta John Carpenter na sua primeira viagem ao espaço, em 1962. Entre a década de 50 e 60, o Navitimer afirmou-se como a grande referência de relógio para pilotos e era encarado como uma espécie de computador de pulso devido às suas escalas que permitiam fazer os cálculos necessários a bordo; agora, em 2025, surge aquele que já é um dos mais belos Navitimers de sempre: o Navitimer B19 Chronograph 43 Perpetual Calendar com caixa em aço de 43mm, luneta canelada em platina e mostrador ice blue.

O novo Navitimer B19 Chronograph 43 Perpetual Calendar com mostrador ‘azul gelado’ junta um complexo calendário perpétuo à tradicional função cronográfica dos Navitimers — mantendo toda a sua emblemática arquitetura mas simplificando as réguas de cálculo na periferia para que o mostrador não fique excessivamente carregado, devido a todas as indicações inerentes ao calendário perpétuo. A tonalidade azulada escolhida para o mostrador torna o conjunto ainda mais atrativo.
Ícone septuagenário
A mecânica do Navitimer B19 Chronograph 43 Perpetual Calendar assenta no Calibre B19 de manufatura, o primeiro movimento de calendário perpétuo concebido pela Breitling e apresentado nas comemorações dos 140 anos da marca. As múltiplas indicações da data, dia da semana, mês e ciclo dos anos bissextos surgem explanadas nos submostradores que são também os totalizadores da função cronográfica, com a abertura para o disco das fases da lua num submostrador adicional às 12 horas.

Georges Kern, CEO da Breitling, reafirma o estatuto do Navitimer na sequência do novo lançamento: «Hesita-se sempre antes de utilizar a palavra ‘ícone’, mas o Navitimer ganhou esse estatuto a pulso. A combinação com o movimento cronográfico de calendário perpétuo faz com que seja uma obra-prima que marca o ritmo da relojoaria há praticamente um século». Os cronógrafos de mão começaram a destacar-se nas primeiras décadas do século XX e a marca também foi das primeiras a transferir essa funcionalidade para o pulso, com o Navitimer propriamente dito a nascer há 71 anos.
O movimento
Desvelado no ano passado, o Calibre B19 é a mais recente evolução mecânica da Breitling no sentido de usar somente movimentos próprios e que começou com o lançamento do seu Calibre 01 de manufatura em 2009 — e considerado uma referência em movimentos cronográficos. O B19 combina o domínio da Breitling no setor dos cronógrafos com uma função de calendário que se autocorrige para anos bissextos e meses de 28, 30 e 31 dias.

Além de passar por rigorosos testes de precisão independentes para obter a certificação COSC (cdomo sucede com todos os relógios mecânicos da marca), o Calibre B19 passou por uma simulação de envelhecimento de 16 anos que inclui, entre outros desafios extremos, 100.000 rotações da coroa, 3.456.000 rotações da massa oscilante e 60.000 choques a 500G.

Projetado e assemblado na Breitling Chronometrie em La Chaux-de-Fonds numa combinação do Calibre 01 com um módulo da Débois-Dépraz, o Calibre B19 oferece ainda uma excelente autonomia de 96 horas e requer somente pequenos ajustes de calendário para permanecer pontual durante os próximos 100 anos.
As nossas impressões
O Navitimer B19 Chronograph 43 Perpetual Calendar de mostrador ice blue marca a primeira vez que o Calibre B19 é usado fora de uma série limitada, para mais numa combinação cromática tão apelativa.

A caixa em aço permite-lhe um preço um mais ‘acessível’ (perto dos 30.000 euros) do que a versão em ouro rosa lançada no ano passado, mas a luneta em platina oferece um toque de exclusividade sem adulterar o visual de metal branco do conjunto — e que é o ideal para combinar com o mostrador azul claro. Em suma: Um relógio muito técnico e desportivo, declinado num diâmetro que, não sendo pequeno (43mm), assenta bem em pulsos menos grandes devido às asas curtas e que reforça o estatuto icónico do Navitimer. E fica tão bem com uma correia de pele (no caso, aligátor) ou com uma bracelete em aço (a tradicional de sete elos do Navitimer).
Algumas caraterísticas técnicas
Breitling
Navitimer B19 Chronograph 43 Perpetual Calendar
Referência | PB1920251C1A1
Ano de lançamento | 2025

Movimento | Calibre B19 de manufatura com corda automática com 96 horas de reserva de marcha; roda de colunas e embraiagem vertical; 28.800 alt/h, certificação COSC.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo de segundos ao centro e 30 minutos, calendário perpétuo e fases da lua. Escala de cálculo.
Caixa ø 43mm | Aço inoxidável escovado com luneta em platina. 15mm de espessura e 49mm de ponta a ponta das asas. Coroa de rosca. Vidro de safira convexo antirreflexo e fundo transparente com vidro de safira. Estanque até 30 metros.
Mostrador | Azul claro galvanizado com acabamento raiado soleil, submostradores com acabamento circular; ponteiros bastão luminescentes das horas e dos minutos, indexes polidos e aplicados, revestidos com Super-LumiNova.
Correia/Bracelete |Pele de aligátor preta ou aço com sete elos; fecho de báscula. Largura entre asas de 22mm.
Preço recomendado | 28.000 € com correia em pele: 28.500 € com bracelete de aço.