Cuervo y Sobrinos Historiador Historic Endurance

O Historiador Historic Endurance é um cronógrafo limitado a 76 exemplares que simboliza a ligação da Cuervo y Sobrinos e dos aficionados ibéricos às clássicas provas de resistência automóvel.


Artigo originalmente publicado no número 83 da Espiral do Tempo (verão 2023)


A linha Historiador

Cuervo Y Sobrinos Historiador Historic Endurance
Lay-out clássico de mostrador cronográfico no Historiador Historic Endurance | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Aquando do respetivo 130.º aniversário, em 2012, a Cuervo y Sobrinos lançou a linha Historiador — formada por modelos de um perfume rétro condizente com a respetiva inspiração histórica, embora mostrando uma faceta moderna: a arquitetura típica das asas de gota dos anos 40 e 50 é executada de modo contemporâneo. Até o Papa Francisco tem um! A linha Historiador tornou-se rapidamente no ex-líbris da companhia e também na mais adequada para simbolizar o patrocínio do campeonato europeu de Historic Endurance, que tem trazido a Portugal (autódromos de Portimão e do Estoril) alguns dos mais afamados bólides do século passado. Foi entre essas variadas referências automobilísticas que João Saraiva, responsável da entidade que distribui a marca no nosso país, e Massimo Rossi, CEO da Cuervo y Sobrinos e com residência de férias no Algarve, ‘confecionaram’ uma bela edição limitada a 76 peças.

Detalhe da gravação da caixa do Cuervo y Sobrinos Historiador Historic Endurance que refere "Edición limitada Cuervo Y Sobrinos"
Pormenor no verso do Historiador Historic Endurance | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A base é a do cronógrafo Historiador — opção perfeitamente ajustada, tendo em conta a natureza das corridas contra o tempo. Mas com um diâmetro mais vintage (40 mm) do que as duas recentes edições inspiradas nos primórdios dos desportos motorizados, os igualmente atraentes Historiador Grand Premio de Cuba e Historiador Nino Farina (ambos com 42 mm).

Racing Green

O mostrador verde do Cuervo y Sobrinos Historiador Historic Endurance
A assinatura Cuervo y Sobrinos surge manuscrita | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

O verde-escuro do mostrador assume o caraterístico tom racing green que foi utilizado em tantas viaturas desportivas de época (especialmente as britânicas), enquanto a tonalidade prateada escolhida para os submostradores reflete a cor habitual das jantes e também dos históricos carros germânicos. A correia preta em couro perfurado e pespontos verdes afigura-se como complemento ideal para o conjunto, replicando as cores do fundo do mostrador e da escala taquimétrica. Como sempre acontece na Cuervo y Sobrinos, o tradicional estojo é simultaneamente uma caixa humidificadora de charutos.

O Historiador Historic Endurance está limitado a 76 peças; simboliza a ligação da Cuervo y Sobrinos e dos aficionados ibéricos às clássicas provas de resistência automóvel.

Classe e distinção


Cuervo y Sobrinos Historiador Historic Endurance | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
As asas estilizadas reforçam a personalidade da linha Historiador | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A configuração bicompax do mostrador é a mais pura dos cronógrafos das décadas de 40 e 50 — com submostradores às 3h (segundos contínuos) e às 9 (totalizador de minutos), complementados por uma janela para data às 6 h. A menção Historic Endurance remete para o afamado campeonato de corridas clássicas; a inscrição na escala taquimétrica que calcula a média de velocidade aproxima as ortografias portuguesa e castelhana, sendo a Cuervo y Sobrinos uma marca suíça de raízes cubanas.

Fundo personalizado

O fundo do relógio Cuervo y Sobrinos Historiador Historic Endurance personalizado.
A personalização do fundo e o selo Historic Endurance | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

As asas de gota estilizadas e os botões retangulares acentuam a forte personalidade da caixa em aço inoxidável, resistente a 50 metros. Além das gravações alusivas à edição limitada e numeração individual (01/76, sendo 1976 o ano limite da participação dos carros), a ilustração no vidro de safira revela a ligação ao campeonato Historic Endurance e permite entrever a motorização escolhida: o Calibre CYS 8129 de corda automática, assente numa base ETA 2894-2 sem o totalizador das horas às 6 horas para garantir uma configuração bicompax clássica e simétrica com data num plano inferior.

Algumas caraterísticas técnicas:

Cuervo y Sobrinos
Historiador Historic Endurance
Referência | 3144.1HV
Edição limitada a 76 exemplares
Lançamento | 2023

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre CYS8129, base ETA 2894, 42 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo e data.
Caixa ø 40mm | Aço, vidro de safira abobadado com tratamento antirreflexo no interior. Estanque até 50 metros.
Bracelete | Calfe perfurado com pesponto verde. Fecho de báscula.
Relógio cedido por Cuervo y Sobrinos




Visite o site oficial da Cuervo Y Sobrinos para mais informações.

Outras leituras