Marco Borraccino saltou para a primeira linha do panorama relojoeiro enquanto cofundador da Singer Reimagined e criador do multipremiado cronógrafo Track 1 em 2017. Mas antes já tinha forjado um papel de destaque na relojoaria como chefe do departamento de design da Panerai. Estará de visita a Portugal nesta semana para um encontro promovido pela Espiral do Tempo.
—
Quem é Marco Borraccino? Para os menos avisados, a Espiral do Tempo apresenta: nascido e educado em Milão, a sua paixão pelos bólides e pelo design levou-o a prosseguir estudos na área da arte e do design industrial. Começou a trabalhar como designer em 1998, fazendo incidir o seu trabalho num alargado espectro de produtos. Entretanto, concluiu o curso de design industrial no Politecnico di Milano e começou depois a colaborar com várias marcas de renome internacional no campo da joalharia e da relojoaria.
Em 2004 completou o mestrado de arte em Luxury Goods Design e nesse mesmo ano juntou-se à Panerai como chefe do departamento de design da histórica marca transalpina. Em 2009 mudou-se para Genebra e fundou a sua própria empresa de consultoria de design. Na presente década, um encontro com Rob Dickinson, fundador da companhia Singer Vehicle Design (tornada famosa pelo restauro, reinvenção e personalização de modelos vintage Porsche 911), deu origem à Singer Reimagined.
Após o encontro inicial, Marco Borraccino foi trocando ideias com Rob Dickinson, partilhando ambos um gosto comum por carros, música e relógios —mais especificamente cronógrafos desportivos das décadas de 60 e 70, nomeadamente os cronógrafos Heuer Autavia associados ao automobilismo. Nasceu então o projeto de ‘reimaginar’ a alta-relojoaria através de peças excecionais. E a partir do momento em que Marco Borraccino partilhou o seu conceito de cronógrafo com o mestre Jean-Marc Wiederrecht, começou a génese do Track 1 e da própria Singer Reimagined.
Fundador da AgenHor (Atelier Genevois d’Horlogerie) em 1996, Jean-Marc Wiederrecht especializou-se na concepção de calibres e módulos complicados para modelos das mais prestigiadas casas relojoeiras que lhe valeram múltiplos galardões no Grand Prix d’Horlogerie de Genève. Durante cerca de uma década foi desenvolvendo um novo conceito cronográfico que se aproximava muito do que Marco Borraccino tinha em mente. Costuma dizer-se que great minds think alike; essa coincidência foi crucial para o surgimento do mais inovador cronógrafo mecânico das últimas décadas.
Para além do design de Marco Borraccino muito inspirado nos anos 70, o inovador calibre automático AgenGraphe de Jean-Marc Wiederrecht contribuiu decisivamente para que o Track 1 acumulasse galardões um pouco por todo o lado entre 2017 e 2018 — incluindo prémios de Inovação, prémios de Relógio do Ano e ainda a estatueta de ‘Cronógrafo do Ano’ no Grand Prix d’Horlogerie de Genève. Vale a pena ver Marco Borraccino e a descrição do funcionamento do cronógrafo Track 1 (no caso, o Geneva Edition) neste vídeo:
A ligação mais pessoal de Marco Borraccino à Espiral do Tempo começou na cerimónia da entrega de prémios do Relógio do Ano em Varsóvia, no ano de 2017, tendo Jean-Marc Wiederrecht também estado presente. Fizemos a reportagem da efeméride e ainda uma pequena entrevista com ambos, complementada posteriormente com uma visita à AgenHor.
Depois estivemos na apresentação do Track 1 Geneva Edition em janeiro de 2018 nas instalações da AgenHor e assistimos à consagração do Track 1 Hong Kong Edition na edição do Grand Prix d’Horlogerie de Genève desse mesmo ano, analisámos o lançamento do Track 1 London Edition no nosso site e acompanhámos o lançamento do Track 1 Emirates Edition durante a Dubai Watch Week de 2019.
Tal como sucedeu recentemente com o mestre Karsten Fraessdorf, Marco Borraccino vai visitar as instalações da Espiral do Tempo na próxima quinta-feira e ser depois apresentado a um grupo de amigos da revista. Uma ocasião imperdível para se ficar a conhecer uma das personalidades mais interessantes da relojoaria e o extraordinário cronógrafo que idealizou!
–