Dois belos exemplares colaborativos de perfume retromodernista com espetacular coloração gradiente em tom laranja-avermelhado e de distinta inspiração: comparámos o Oris Big Crown Pointer Date x Cervo Volante ao Studio Underd0g x Fears 02Series Manhattan.
Nunca na história da relojoaria se viram as marcas (do mais puro mainstream às mais fora da caixa) investirem tanto em mostradores coloridos e de diferentes soluções aplicadas — seja mediante cores sólidas, tonalidades gradientes, pedras semipreciosas, texturas diversas, em marqueteria ou recorrendo a tecidos. A variedade é notável e recentemente foram anunciados dois exemplares colaborativos dotados de uma calorosa opção cromática que se pode definir como laranja-avermelhada ou mesmo flamejante, mas que apresentam uma inspiração e uma construção completamente distinta. O Oris Big Crown Pointer Date x Cervo Volante e o Studio Underd0g x Fears 02Series Manhattan. Para mais, dois relógios de preço relativamente acessível. Aqui fica a respetiva apresentação.
Oris Big Crown Pointer Date Cervo Volante
Apresentado sob embargo durante o Geneva Watch Days e também no After Time de Milão, o Oris Big Crown Pointer Date Cervo Volante foi oficialmente anunciado no passado dia 7 deste mês e é um digno sucessor da primeira série colaborativa entre a Oris e a empresa de peles sustentáveis Cervo Volante — que, há quatro anos, incluiu três mostradores fumados em tons de azul, verde e cinzento numa base Big Crown Pointer Date de 38mm. O novo modelo associativo mantêm a caraterística gradiente no mostrador, mas assenta no Big Crown Pointer Date de 40mm e opta por um cromatismo mais outonal inspirado em quentes pores-do-sol, folhas de árvore avermelhadas e castanhas a assar na brasa.

O Big Crown Pointer Date inaugural foi estreado como relógio de piloto em 1938 e apresentava uma coroa sobredimensionada para ser manuseada até com luvas. Foi reintroduzido como exercício revivalista em 1984, quando a Oris lutava pela sobrevivência em plena crise de quartzo e pugnava pela sua independência — e é o principal ícone da história da marca de Holstein, mesmo que os tool watches de mergulho das linhas Aquis e Sixty-Five tenham ganho maior preponderância comercial. Disponível em versões de aço, bronze e ouro, o Big Crown Pointer Date distingue-se pelo ponteiro datador de eixo central e ganhou recentemente uma variante moderna com luneta polida.

Mas, apesar dessa nova variante adicionada este ano ao catálogo, a versão clássica mantém-se com uma luneta canelada tão distinta como o ponteiro datador, a coroa sobredimensionada ou os ponteiros catedral, e constitui precisamente a base do Big Crown Pointer Date Cervo Volante.
Parceria sustentável
Para além do impactante mostrador laranja-avermelhado (ou será vermelho-alaranjado?), a nova edição colaborativa coloca em evidência as valências da empresa parceira: uma correia acastanhada de estilo rétro com costuras ‘mosca’ e um estojo igualmente confecionado pela Cervo Volante — companhia helvética que se especializou no fabrico artesanal de artigos em pele de veado curtida de origem sustentável. Uma parceria perfeitamente lógica, tendo em conta a importância que a Oris sempre atribuiu à ecologia e à sustentabilidade.

A colaboração entre a Oris e a Cervo Volante traduz bem a política ‘Mudança para Melhor’ da centenária marca de Holstein. A Cervo Volante foi fundada em 2017 por Kadri Vunder Fontana e Conny Thiel-Egenter, com o intuito de transformar peles de veados desperdiçadas em produtos sustentáveis — sapatos, acessórios e correias de padrões únicos que os equivalentes produzidos de forma industrial nunca poderiam ostentar, mantendo as imperfeições que ocorrem na pele do veado durante o seu tempo de vida.

As peles não são oriundas da pecuária, e não necessitam de produtos químicos nem de fertilizantes — e se não fossem utilizadas pela Cervo Volante seriam simplesmente queimadas. A Cervo Volante também tomou conta das duas últimas fábricas de curtumes que permaneciam em funcionamento na Suíça e que utilizam processos de curtimento de origem 100% vegetal.

Ou seja, um belo relógio associado a uma bela causa e dotado de uma rica tonalidade que também se poderá designar de conhaque — e que complementa de maneira excelente os três modelos Cervo Volante lançados anteriormente. O preço? 2.250 euros.
Studio Underd0g x Fears 02Series Manhattan
O outro modelo de tonalidade quente apresenta um cromatismo igualmente adequado ao período outonal mas tem inspiração diversa: uma bebida, mais precisamente o cocktail Manhattan, feito à base de whisky e vermute. E a parceria é uma associação direta entre duas marcas relojoeiras — uma das mais antigas e uma das mais jovens da Grã-Bretanha, que uniram forças pela segunda vez após terem lançado o 02Series Gimlet no British Watchmakers Day. Ambas as marcas estão esta semana em Nova Iorque para lançar o 02Series Manhattan durante o WindUp Watch Fair NYC, que a partir de amanhã se realiza na cidade que nunca dorme e precisamente no centro nevrálgico que é Manhattan.

A segunda edição — talvez seja melhor dizer segunda rodada… — da parceria britânica assenta na mesma base da primeira: a caixa cushion Brunswick da Fears em formato de almofada de 38mm com bordas suaves e elegantes curvas de perfume vintage, dotada do Swiss Sellita SW210-1 de corda manual. O fundo minimalista da caixa é decorado com somente duas cerejas de cocktail. E a correia Art Wax em tom castanho-tabaco, feita à mão, foi confecionada pelo mesmo fornecedor britânico The Strap Tailor. A diferença reside, obviamente, no mostrador multicamadas que se assume como rosto do relógio.

Inspirado na construção dos mostradores da linha 02Series da Studio Underd0g que já foi aplicada no The Gimlet, o mostrador do Studio Underd0g x Fears 02Series Manhattan é composto por uma base prateada sunburst com acabamento radial fumé encimada por um disco em vidro de safira âmbar com 1mm de espessura. Uma vez fixadas uma à outra por meio de parafusos (dois pinos de cabeça ranhurada), as duas partes resultam num mostrador de clara legibilidade e sedosa profundidade que apresenta uma tonalidade semelhante à do homónimo cocktail. Os detalhes impressos (algarismos, índices, grafismo) parecem flutuar, projetando uma sombra na base inferior do mostrador. À medida que o relógio se move em relação à fonte de luz, as sombras movem-se também, numa coloração dinâmica que parece em constante mudança.
Parceria transgeracional
Limitado a apenas 300 peças e com um preço de 1.000 euros, o Studio Underd0g x Fears 02Series Manhattan só pode ser adquirido exclusivamente na WindUp Watch Fair NYC entre 17 e 19 de outubro, estando disponível por ordem de chegada. Mesmo que se trate de uma edição limitada de 300 peças, prevê-se um entusiasmo e uma adesão semelhantes às que levaram os aficionados a fazer fila e a dormir na rua para adquirirem presencialmente os 100 exemplares do Studio Underd0g x Fears 02Series The Gimlet no British Watchmakers Day realizado no londrino Lindley Hall em março.

Um Gimlet seguido de um Manhattan poderá resultar em cabeça pesada na manhã seguinte. Para evitar a ressaca e para quem não pode estar presente em Nova Iorque, a Studio Underd0g e a Fears vão apresentar o Hair of the d0g no dia 19 de outubro, com lançamento global agendado para a próxima semana por parte de duas marcas que, embora separadas por 175 anos, representam duas facetas distintas e complementares da relojoaria britânica. Cada qual à sua maneira, têm ambas contribuído de modo relevante para o renascimento da relojoaria britânica.

Para um cocktail relativamente desconhecido, o The Gimlet capturou a imaginação e o paladar dos aficionados. O Manhattan é uma bebida bem mais conhecida, mas o êxito promete ser idêntico para a jovem marca fundada por Richard Benc via Kickstarter durante a pandemia (e que ganhou fama e fortuna por modelos de inspiração inesperada, como o Strawberries & Cream ou os de mostrador em pizza) e para a secular Fears Watch Company Limited, fundada em 1846 e que em 2016 foi reanimada por Nicholas Bowman-Scargill (tetraneto do fundador Edwin Fear) após quatro décadas de inatividade.
Algumas caraterísticas técnicas:
Oris
Big Crown Pointer Date x Cervo Volante
Referência | 01 754 7785 4068
Ano de lançamento | 2025

Movimento | Corda automática Calibre 754-1 (base Sellita SW 200-1), 27 rubis, 28.800 alt/h; massa oscilante personalizada, 41 horas de reserva de corda.
Mostrador | Laranja-avermelhado gradiente, ponteiros principais catedral, ponteiro datador com ponta verde em gancho.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa ø 40 mm | Aço inoxidável, 12mm de espessura; vidro de safira abobadado com revestimento interior antirreflexo; fundo transparente em vidro mineral;; estanque até 50 metros.
Correia | Pele de veado sustentável Cervo Volante
Preço | 2.250 €
Studio Underd0g x Fears
02Series Manhattan
Referência | 02MAOX, edição limitada a 300 peças
Ano de lançamento | 2025

Movimento | Calibre Sellita SW210-1 de corda manual, 28.800 alt/h; 42 horas de reserva de corda.
Mostrador | multicamadas em tom laranja-avermelhado, com dois parafusos fixadores; ponteiros principais tipo seringa com luminescência Super-LumiNova; algarismos e índices com luminescência Super-LumiNova.
Funções | Horas, minutos, segundos.
Caixa ø 38mm | Aço inoxidável, formato Brunswick tonneau; espessura de 12mm (9,7mm sem vidro); lug-to-lug de 43,5mm; vidro de safira convexo; coroa canelada tipo cebola; fundo aparafusado em aço; estanque até 100 metros.
Correia | Couro em castanho tabaco confecionada pela The Strap Tailor, afunilada de 20 para 16mm; fivela com assinatura dupla Studio Underd0g e Fears.
Preço | 1.000 € (apenas vendido presencialmente na WindUp Watch Fair NYC)