Geneva Watch Days: a surpresa Astronomer da TAG Heuer

Qual foi o mais surpreendente lançamento entre os novos relógios apresentados pelas grandes marcas no arranque da quinta edição do Geneva Watch Days? O Carrera Astronomer, da TAG Heuer.

A quinta edição do Geneva Watch Days já começou e conta com a adesão de um número recorde de marcas oficiais — desde maisons de alta-relojoaria independente a micromarcas emergentes, passando por marcas tradicionais de grandes grupos. A TAG Heuer é uma dessas grandes marcas e ultimamente tem investido fortemente na sua herança motorizada, recuperando o estatuto de official timekeeper da Formula 1 (num acordo que arrancou esta temporada) e multiplicando as ofertas cronográficas. É por isso que a apresentação do Carrera Astronomer surpreendeu tudo e todos… mesmo que exista um certo legado histórico que possa justificar essa nova interpretação lunar na relojoaria moderna com a sua assinatura.

Close-up do mostrador do relógio TAG Heuer Carrera Astronomer com indicador de fases da lua e ponteiros em ouro rosa.
A original disposição das fases da lua domina o mostrador do Carrera Astronomer | Foto: TAG Heuer

A linha Carrera foi batizada em homenagem a uma corrida e foi desenvolvida nas pistas ao longo de décadas — mas teve algumas incursões na vela e no espaço. E a TAG Heuer inicia agora o seu próximo capítulo na relojoaria astronómica com o Carrera Astronomer, relógio caraterizado por uma expressão vanguardista da histórica complicação das fases da lua que foi criada com clareza, precisão e respeito pelo ritmo cósmico. Trata-se de uma expansão distinta para um espaço outrora tocado pelos instrumentos pioneiros da marca que foi o principal lançamento da marca no Geneva Watch Days, a par de dois exemplares dotados da nova e revolucionária espiral em carbono que a marca tem desenvolvido ao longo da última década (Monaco Flyback Chronograph TH-Carbonspring e Carrera Chronograph Tourbillon Extreme Sport TH-Carbonspring).

Legado em Órbita

Há outras marcas mais associadas à conquista do espaço, mas a TAG Heuer também conta no seu passado com algumas incursões celestes: em 1962, o astronauta John Glenn usou um cronómetro Heuer 2915A especialmente modificado a bordo da nave espacial Friendship 7 da NASA. Foi a 20 de fevereiro desse ano que John Glenn confiou nesse instrumento de precisão ao dar três voltas ao redor da Terra, levando um relógio suíço ao espaço pela primeira vez. A missão tornou-se num capítulo decisivo na história da marca, conectando a relojoaria de precisão à busca por descobertas num cenário espacial. Na década passada houve também uma interessante edição limitada Carrera associada à SpaceX.

Movimento TAG Heuer Calibre 7 flutuando no espaço ao lado do relógio Carrera Astronomer com mostrador cinza e pulseira de couro cinza.
O novo Carrera Astronomer é alimentado pelo atualizado Calibre 7 | Foto: TAG Heuer

E é esse legado que conduz ao Carrera Astronomer, um relógio que troca a adrenalina dos desportos motorizados pela precisão comedida (e poética!) do ciclo lunar, seguindo um dos capítulos mais ousados das explorações humanas. Um lançamento que permite à TAG Heuer expandir o seu alcance criativo e mecânico.

Precisão Lunar

A base mecânica do Carrera Astronomer assenta no recém-lançado Calibre 7, um movimento com reserva de marcha de 50 horas e que alimenta uma complicação de fases da lua que redefine a forma como os ciclos lunares são lidos.

Close-up do mostrador do relógio TAG Heuer Carrera Astronomer com indicador de fases da lua e ponteiros em ouro rosa.
Sete aberturas para as fases da lua no submostrador do Carrera Astronomer | Foto: TAG Heuer

Às 6 horas, um disco giratório apresenta sete fases da lua ilustradas com precisão particularmente nítida. Ladeado por duas setas finas calibradas para o movimento diário, o mostrador mostra claramente a fase atual da lua, bem como sua posição no ciclo de 29,5 dias. Tal abordagem rompe com as exibições abstratas comummente associadas aos relógios tradicionais de fases da lua. A TAG Heuer escolheu a precisão científica como princípio de design — e o resultado é funcional e vanguardista, trazendo clareza e fidelidade à realidade astronómica.

Dois relógios TAG Heuer Carrera Astronomer vistos de frente e em ambiente escurecido com luminescência em destaque
A luminescência em dois exemplares do triunvirato Carrera Astronomer | Foto: TAG Heuer

Todos os dias, à 1h da manhã, o disco lunar avança num ritmo perfeitamente ajustado ao movimento da lua no mundo real. Essa sincronização eleva a precisão e fortalece a sensação de conexão entre o usuário e o ciclo de fases da lua acima. O design do mostrador reflete essa filosofia, com a exibição vanguardista das fases da lua como ponto focal. No verso, o fundo da caixa revela um observatório astronómico — uma homenagem à inspiração cósmica do relógio, acompanhado pela Coroa da Vitória, símbolo do triunfo e da excelência duradoura.

Três Modelos Celestiais

O Carrera Astronomer é, para já, interpretado por três modelos distintos, cada qual moldado por uma identidade visual própria, mas unidos pelos mesmos códigos estéticos e espírito lunar. Juntos, formam uma trilogia que captura a inspiração poética da Lua.

Três modelos TAG Heuer Carrera Astronomer com diferentes mostradores e pulseiras, apresentados sobre fundo que remete ao espaço.
O trio de modelos Carrera Astronomer apresentado pela marca no Geneva Watch Days | Foto: TAG Heuer

O primeiro modelo faz parte do catálogo regular; traz clareza e contraste através de uma construção em aço inoxidável combinada com um mostrador argenté. A sua orla preta e o disco preto das fases da lua evocam a negridão do espaço, enquanto os detalhes em cinza profundo adicionam uma sensação de movimento e atmosfera. Os ponteiros rodinados são revestidos com Super-LumiNova branca para ótima legibilidade. A bracelete é uma interpretação moderna do emblemático design de contas de arroz que a marca tanto usou em modelos da década de 1960, conectando o relógio a um pretérito glorioso nos tempos em que Jack Heuer dirigia a marca.

TAG Heuer Carrera Astronomer com bracelete em aço com caixa escovada
A caixa do Carrera Astronomer assume os elementos de estilo caraterísticos da linha Carrera | Foto: TAG Heuer

A segunda edição, produzida numa tiragem limitada de 500 peças numeradas individualmente, apresenta modernidade por via dos seus contrastes visuais e detalhes refinados. O mostrador prateado é emoldurado por uma orla cinza-escuro, proporcionando um toque que destaca os detalhes em turquesa do relógio — todos realçados com Super-LumiNova. Esses detalhes luminosos, visíveis nos algarismos arábes, ponteiros e indicação das fases da lua, conferem um tom mais futurista ao design. Uma versão equipada com uma correia de couro cinza que adiciona uma elegância tátil e moderna à composição geral.

Relógio TAG Heuer Carrera Astronomer - fundo e com luminescência em destaque
A luminescência e o peculiar fundo transparente da caixa do Carrera Astronomer | Foto: TAG Heuer

A terceira versão evoca uma maior sofisticação, combinando aço inoxidável com tons de ouro rosa, resultando num visual bicolor. A orla banhada a ouro rosa 18K 5N e os ponteiros correspondentes (preenchidos com Super-LumiNova) e os algarismos árabes introduzem uma sensação de preciosidade. A indicação das fases da lua é apresentada numa paleta ton sur ton, subtilmente integrada à composição. Também limitada a 500 peças numeradas individualmente, é dotada de uma bracelete de aço e ouro rosa 18K 5N finamente escovada que ecoa a estrutura beads of rice que lhe dá um certo perfume vintage.

Embora cada modelo tenha a sua própria identidade, a estética geral das três diferentes versões permanece coesa. O tamanho da caixa de 39 milímetros confere ao triunvirato uma presença equilibrada no pulso. O Carrera Astronomer reúne a arte da observação celestial e o rigor da relojoaria de alto rendimento, representando — segundo a TAG Heuer — uma mudança na forma como o tempo é percebido na relojoaria mecânica: menos como um tique-taque constante e mais como um ciclo/ritmo. O Carrera Astronomer prova que até as complicações mais clássicas e familiares se podem reinventar.


Algumas caraterísticas técnicas:

TAG Heuer
Carrera Astronomer
Ano de lançamento | 2025
Referência | WBX2110.BA0044 (aço, bracelete); WBX2112.FC6615 (aço, correia de pele e nuances turquesa, limitado a 500 exemplares); WBX2111.BD0002 (aço/ouro, limitado a 500 exemplares)

Três modelos TAG Heuer Carrera Astronomer

Movimento | Calibre 7 (base Sellita SW385-1), corda automática; 25 rubis; 28.800 alternâncias/hora; 56 horas de reserva de carga
Funções | Horas, minutos, segundos, fases da lua astronómic
Caixa Ø 39 mm | espessura de 12,16mm (45.2mm lug-to-lug); aço inoxidável, de acabamento polido e escovado; vidro de safira convexo com duplo tratamento antirreflexo; fundo transparente com vidro de safira e gravação ‘Space Observatory’ e Victory Wreath; estanque a 100 metros.
Mostrador | prateado com acabamento radial; disco das fases da lua às 6 horas com 7 estádios da lua com avanço diário à 1h; algarismos aplicados rodinados ou em ouro rosa 5N consoante o modelo; ponteiros rodinados ou plaqué ouro com Super-LumiNova; orla com escala de segundos e minutos impressa
Bracelete | em aço de sete elos com fecho de báscula e botões de segurança ou aço/ouro rosa; ou correia de pele cinzenta com fecho de báscula
Preço | CHF 4.350 (aço, correia de pele); CHF 4,550 (aço, bracelete metálica); CHF 6,900 (aço/ouro)

Continue connosco: