Em 2024, a coleção Evolution 9 da Grand Seiko foi escolhida para estrear o novo Calibre 9SA4, o primeiro movimento de corda manual de alta frequência que a marca japonesa apresenta em cerca de cinco décadas.
Em 2024, pela primeira vez em cerca de 50 anos, a Grand Seiko apresentou o Calibre 9SA4, o primeiro movimento de corda manual de alta frequência, apresentado pela marca japonesa em perto de cinco décadas. A nova máquina integra a família de Calibres 9S, que nasceu em 2020 com o Calibre 9SA5, seguindo-se a versão cronográfica Calibre 9SC5 que estreou o Tentagraph. Apesar de ter sido também utilizado nas recriações do 45GS, foi na coleção Evolution 9 que este novo movimento fez a sua estreia este ano: em duas diferentes versões.
Evolution 9 SLGW002 e SLGW003
A linhagem Evolution 9 representa a evolução do chamado estilo Grand Seiko, lançado em 1967 com o 44GS, e embora mantenha a elegância e charme do original, vários elementos de design foram revistos. Os indexes proeminentes e ranhurados foram reduzidos e tornados mais longos, as asas facetadas são agora mais estreitas, mas têm maior área de superfície, e o centro de gravidade foi rebaixado para maior conforto e estabilidade.
Os novos relógios são lançados numa versão com caixa em titânio e numa versão com caixa em ouro rosa, se bem que esta última é limitada a 80 unidades. Já o mostrador tem também a sua história. Entre outros aspetos, a Grand Seiko é reconhecida pelos requintados níveis de acabamentos, mas também pelo modo como consegue levar texturas e padrões da natureza para o pulso, através da criação de mostradores impressionantes pelo nível de detalhe e de aproximação à realidade que mimetizam.
Nestes novos relógios, nada é diferente nesse sentido. A marca volta a surpreender recriando o padrão texturado da casca de bétulas brancas, plantas que, de acordo com a Grand Seiko, existem em abundância nos arredores do seu Studio Shizukuishi. A alternância de acabamentos entre o escovado e o polido, de acordo com a técnica Zaratsu que oferece um brilho extra, torna-se assim perfeita para destacar como moldura o elemento de inspiração natural.
Com caixas de 38,6mm de diâmetro, os novos Evolution 9 SLGW002 e SLGW003 estão equipados com o Calibre 9SA4, como referimos. Trata-se de um movimento de corda manual com frequência de 5 Hz (36.000 alt/h) e autonomia de 80 horas, quando totalmente carregado, graças ao escape de duplo impulso e dois tambores de corda.
Este movimento pisca o olho ao passado da Grand Seiko, tendo em conta que nas décadas de 1960 e 1970, a marca produzia movimentos de corda manual de alto rendimento. Agora, esta tradição regressa em dois sofisticados relógios de pulso e o fundo permite acompanhar toda a vida mecânica. Já agora, é importante destacar que, para além de todo o aprimoramento técnico pensado para garantir elevada estabilidade, resistência a interferências externas e alto desempenho, este mecanismo apresenta níveis superiores de acabamentos que podem ser devidamente apreciados sempre que viramos a caixa do relógio.
Por outro lado, apesar de partilhar diversas caraterísticas com o anterior Calibre 9SA5, teve 40% de seu movimento de base redesenhado e reconstruído, com foco especial nas sensações táteis, auditivas e visuais durante a corda. Neste sentido, o mecanismo responsável por segurar a roda da catraca, evitando que as molas principais se desenrolem, foi ajustado para melhorar a sensação, o som e a coroa quando o movimento é ativado. Toda uma experiência, portanto. E quem aprecia o momento de dar corda ao relógio sabe bem o quão especial este momento pode ser.
Visite o site oficial da Grand Seiko para mais informações.
Algumas caraterísticas técnicas:
Grand Seiko
Evolution 9
Referência | SLGW002 (ouro rosa) e SLGW003 (em titânio)
A edição em ouro rosa é limitada a 80 unidades.
Lançamento | 2024
Movimento | Mecânico de corda manual Calibre 9SA4, 36.000 alt/h, 80 horas de reserva de marcha. 47 rubis.
Funções | Horas, minutos e segundos.
Caixa ø 38.6mm; 9,95mm de espessura | Ouro rosa de 18 quilates ou titânio. Vidro de safira com revestimento antirreflexo na superfície interna. Fundo transparente. Estanque até 3ATM. Resistência antimagnética: 4.800 A/m.
Correia | Correia castanha ou preta, consoante o modelo, em pele de aligátor. Fivela no mesmo material da caixa.