fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Isotope Hydrium e o ‘Volto Já’

A Isotope, micromarca fundada em Londres por um português, está de regresso com um novo modelo que se estreia com duas surpreendentes versões de grande originalidade cromática: uma inspirada numa emblemática plaqueta novaiorquina, outra num tom vermelho-alaranjado evocativo de um citrino.

Entre as muitas micromarcas que têm surgido nos últimos tempos via crowdfunding no Kickstarter ou simplesmente através de iniciativa privada, as que têm uma fragrância lusa merecem obviamente atenção redobrada. Desde a Borealis até à mais recente Meia Lua, passando pela Isotope — a companhia relojoeira fundada em Londres por um português e que tem agora um ícone novaiorquino por trás do lançamento do seu novo modelo de mergulho, o Hydrium.

Isotope HydriumX "Will Return" visto obliquamente e imagem do pormenor do nome da marca gravado na caixa, junto à bracelete.
O muito cool HydriumX ‘Will Return’ | © Isotope Watches

Não é o primeiro relógio de mergulho da Isotope, que começou por ganhar projeção no sempre complexo meio dos aficionados de micromarcas — aqueles que percebem muito de relógios mas não estão dispostos a pagar muito por eles — através do Goutte d’Eau Compressor Diver. Após o lançamento do GMT 0º em 2020, a marca de José Mendes Miranda retomou a sua inspiração náutica com a nova linha Hydrium; dotada de uma caixa mais impactante do que o Goutte d’Eau devido às maiores dimensões e luneta rotativa exterior, a nova gama da Isotope estreia-se com dois modelos tornados espetaculares pela inesperada inspiração que apresentam… e sobretudo pela paleta de cores escolhida.

Isotope Hydrium Burnt Tangerine num fundo escuro.
O flamejante Hydrium Burnt Tangerine | © Isotope Watches

Dos dois, o HydriumX ‘Will Return’ foi aquele que mais imediatamente chamou a atenção da comunidade relojoeira e já originou muitas pré-reservas pela sua originalidade. A ideia surgiu numa das frequentes visitas do casal José e Joana Mendes Miranda a Nova Iorque, constatando que o emblemático letreiro ‘Will Return’ (ou seja, ‘Volto Já’) e o correspondente relógio indicador das horas do regresso apresentava não só um interessante acasalamento de cores como também algumas semelhanças com o elemento de estilo sempre presente nos mostradores da marca, a Lacrima.

Isotope HydriumX "Will Return" com o célebre sinal "Will return" que se encontra nas lojas de Nova Iorque e que serviu de inspiração para o seu design.
O relógio e a sua inspiração: um célebre letreiro novaiorquino! | © Isotope Watches

Essa «adorável semelhança», como diz José Mendes Miranda, foi o ponto de partida para um trabalho de adaptação que levou dois anos e incluiu muitos protótipos até ao definitivo arranque da produção. Para além dos ponteiros simultaneamente evocativos da Lacrima e da chamativa plaqueta das lojas novaiorquinas (sendo que o ponteiro dos segundos é mínimo para não colidir com a plaqueta que inspirou o design), o HydriumX ‘Will Return’ tem também um mostrador completamente luminescente e ainda uma luneta azul unidirecional de 120 cliques sem qualquer graduação… a não ser um ponto vermelho de referência — em forma de lágrima, obviamente.

Isotope HydriumX "Will Return" com mostrador luminescente.
O mostrador completamente luminescente do HydriumX ‘Will Return’ | © Isotope Watches
Caixa do Isotope HydriumX "Will Return" vista do lado da coroa.
Inspiração Streamline Moderne bem patente no design de caixa da linha Hydrium | © Isotope Watches

Tanto o azul como o vermelho são as cores dominantes do letreiro. A caixa em aço surge com acabamento mate por via do tratamento com jato de areia, dando o ar final acinzentado que permite depois as outras cores sobressaírem ainda mais. E um relógio tão especial terá mesmo uma edição limitada restrita a somente 100 peças com estanqueidade até aos 300 metros, todas elas dotadas de um movimento automático japonês — o Miyota 9093. As reservas já estão abertas no site da marca em isotopewatches.com, andando o preço à volta dos 665 euros. O tamanho de 40mm de diâmetro (48 se as asas forem contabilizadas) por 11,3mm de espessura adequa-se perfeitamente a um gosto mais universal sem se perder a personalidade de tool watch.

Istope HydriumX "Will Return" frente e verso em fundo preto.
HydriumX ‘Will Return’ e o seu fundo transparente | © Isotope Watches

E depois vem o Hydrium Burnt Tangerine, de espírito claramente diferente. «Sempre quisemos fazer um mostrador com tom de tangerina que fosse também distinto e único», referiu o patrão da Isotope. «Em vez de usarmos índices demasiado grandes, preferimos usar ponteiros sobredimensionados e ultracontrastantes com o motivo em ‘i’ da Isotope. A Lacrima também surge em relevo na zona central do mostrador». As restantes referências técnicas (tamanho, estanqueidade, coroa de rosca, movimento Miyota 9039 com 42 horas de reserva de carga, braceletes com pinos de substituição rápida, safira no vidro antirreflexo e luneta) são idênticas às do ‘Will Return’.

Isotope Hydrium Burnt Tangerine frente e verso em fundo preto
Hydrium Burnt Tangerine e o fundo fechado com gravação alusiva ao mergulho | © Isotope Watches

A cor laranja-avermelhada é naturalmente evocativa do refrescante citrino, ao passo que a caixa não é nada desconfortável para o seu volume. As reservas de compra também já estão disponíveis online no site da Isotope e o preço anda perto dos 645 euros, sensivelmente menos 20 do que a variante ‘Will Return’. Mas atenção: está em vigor uma promoção early bird com desconto de lançamento, porque o preço irá depois subir. Sem esquecer que ambas as tiragens estão limitadas a somente cem exemplares.

Isotope Hydrium Burnt Tangerine com seu mostrador laranja visto obliquamente num fundo preto.
Vitamina C: o Hydrium Burnt Tangerine com os seus ponteiros em ‘i’ | © Isotope Watches

As nossas impressões

HydriumX ‘Will Return’ ou Hydrium Burnt Tangerine? O ideal mesmo seria escolher os dois, porque ambos se destacariam em qualquer coleção através da sua personalidade vincada e forte cromatismo. Mas o HydriumX ‘Will Return’ tem algo mais de simbólico e pode mesmo ficar para a posteridade como um marco na história da Isotope devido ao seu elevado potencial de colecionabilidade — como se pode depreender pelas reações de bastidores e número de reservas já efetuadas em antecipação. De resto, e apesar de ambos apresentarem um design estrutural da autoria do portuense António Teixeira claramente diferenciado relativamente aos anteriores relógios lançados, está lá omnipresente o espírito da escola Streamline Moderne (um ramo do movimento Art Déco inspirado na fluidez aerodinâmica e na combinação de formas curvas com linhas horizontais) que tem influenciado o estilo da marca desde o seu modelo inaugural — o Rider Jumping Hour. Sem esquecer a conexão lusa com o fundador e o designer, que oferece uma carga patriótica adicional para qualquer aficionado português. Por isso, valerá a pena apostar no très cool ‘Will Return’ antes que ele ‘não volte’ mais… e desapareça para sempre.


Algumas características técnicas:

Isotope
HydriumX ‘Will Return’ e Hydrium Burnt Tangerine
Ano de lançamento: 2021
Edições limitadas de 100 exemplares cada.

Movimento | Mecânico de corda automática. Calibre Miyota 9039. Reserva de corda de 42 horas. Precisão -10/+30 s / dia.
Funções | Horas e minutos.
Caixa 40mm x 48mm (com asas) | Aço micro-jateado 316L. Luneta unidirecional. Vidro em cristal de safira com tratamento antirreflexo. Estanque até 300 metros.
Mostrador | Branco brilhante preenchido com Super-LumiNova, e ponteiros Lacrima com Super-LumiNova (Will Return). Cor tangerina, ponteiros em ‘i’ e indexes com Super-LumiNova (Burnt Tangerine).
Bracelete | Cordura e FKM com sistema de troca fácil. Fivela em aço micro-jateado.
Preço | 666,58 € (Will Return); 644,08 € (Burnt Tangerine).

Visite o site oficial da Isotope para mais informações.

Outras leituras