Em parceria | A Espiral do Tempo juntou-se à Isotope para o lançamento da edição limitada Old Radium ‘Black Ink Bronze’. Limitado a 65 exemplares, o relógio foi apresentado num encontro que teve lugar em Lisboa, na MAD Gallery do Marvilla Art District – e teve como tema… o regresso ao preto.
Em parceria | A indústria relojoeira tem estado mergulhada num arco-íris de mostradores que tem colorido a vida dos aficionados na ressaca dos tempos de pandemia. E parece que a tendência irá prosseguir na edição da Watches and Wonders que se avizinha, pelo menos tendo em conta algumas das novidades que já foram desveladas sob embargo e não só – havendo mesmo uma marca que se apresta a introduzir mais de trinta novas tonalidades de mostrador para o seu mais emblemático modelo. Só que, no meio de tal caleidoscópio, as marcas parecem estar a esquecer-se das cores primárias. Como o preto. Nós, na Espiral do Tempo, não nos esquecemos. Nem a Isotope. Tal como os Rolling Stones, que já em 1966 ordenavam «Paint it Black». Ou os AC/DC, que em 1980 cantavam «Back to Black». Ou mesmo Amy Winehouse, que em 2007 assumia estar «Back to Black».
Face à profusão de mostradores coloridos que tem caraterizado a relojoaria nos últimos anos, a Espiral do Tempo e a Isotope escolheram regressar a uma cor primária e essencial para a sua edição limitada desenvolvida em parceria: o preto. Numa tiragem de 65 exemplares, o Old Radium ‘Black Ink Bronze’ dá protagonismo a um mostrador lacado totalmente preto que é inédito na linha Old Radium da marca britânica (fundada por um português!) e associa-o a uma caixa em bronze que proporciona o contraste ideal para um relógio que pode ser clássico… mas que também é muito rock n’roll.
E foi com uma playlist assente em temas rock com a palavra ‘black’ no título e muitos convidados vestidos de preto que o Isotope x Espiral do Tempo Old Radium ‘Black Ink Bronze’ foi apresentado – num evento que teve como palco a MAD Gallery do Marvila Art District (não confundir com a MAD Gallery ou a M.A.D. House de Max Busser e da sua MB&F!) e como pano de fundo a exposição ‘La vuelta al mundo com 40 latas’
Para além de ser a cor do rock n’ roll, o preto é também a cor do romantismo e da magia. Simboliza simplicidade e elegância. E foi igualmente a primeira cor utilizada numa impressora, sendo a cor mais utilizada no universo em que a Espiral do Tempo se encontra: o da publicação, da impressão, da leitura. O preto é a cor mais fácil de ler em contraste com as páginas brancas da revista; também é muito próxima da cor do texto usado contra um fundo branco para melhor legibilidade no nosso website
Preto e bronze
Até o grande mentor da epopeia lusa das Descobertas, o Infante Dom Henrique, é tradicionalmente retratado vestido de negro – e a opção específica pelo material da caixa com 40mm de diâmetro por 10,1mm de espessura está precisamente associada à história marítima portuguesa, uma vez que o bronze sempre foi uma liga metálica muito usada na navegação devido às suas propriedades anticorrosivas. Esse piscar de olho à tradição justificou plenamente a escolha, para além de oferecer um belo contraste com o mostrador preto. Sem esquecer que o bronze ganha também uma tonalidade muito especial e personalizada: porque é uma liga metálica ‘viva’, adquire uma patina que se torna única em contacto com a pele de cada pessoa e tendo em conta a qualidade do ar ou mesmo a proximidade do mar.
O tipo de bronze escolhido para o Isotope x Espiral do Tempo Old Radium ‘Black Ink Bronze’ é o CuSn8 — uma liga com 92% de cobre, 7,7% de estanho e 0,3% de fósforo que adquire uma patina controlada para um visual único. Todos os componentes metálicos da caixa redonda são em bronze, exceto o fundo em titânio (um material especialmente leve e antialergénico) que suporta o vidro de safira. Um pano de limpeza pode anular a patina se o utilizador o desejar, mas o efeito da passagem do tempo dá mais caráter ao relógio. A expressão ‘trabalhar para o bronze’ pode assumir um novo significado com o Old Radium ‘Black Ink Bronze’ no pulso…
E como fica bem o bronzeado com a sofisticação do negro! Protegido por um
vidro de safira antirreflexo, o mostrador fino em esmalte epoxy tem o estilo e a legibilidade dos relógios de aviador que inspiraram a linha Old Radium. O
contorno dos algarismos árabes, tal como o recheio dos ponteiros espada, está preenchido com matéria luminescente Super-LumiNova reminiscente do rádio envelhecido dos relógios vintage da primeira metade do século XX.
O dourado dos ponteiros em bronze e dos algarismos combina com a caixa,
enquanto a janela da data proporciona uma indicação de calendário essencial que se mistura discretamente com o mostrador preto. O fundo em titânio do Isotope x Espiral do Tempo Old Radium ‘Black Ink Bronze’ inclui a gravação do número do exemplar e o vidro em safira permite observar o calibre automático suíço Landeron 24, com 40 horas de autonomia.
A correia em couro preto texturado (20mm de largura nas asas para 18mm nas extremidades) faz-se acompanhar de uma fivela de bronze e serve de complemento ideal ao conjunto — em alternativa, podem ser adquiridas também correias de couro castanho ou de camurça bege para diferentes combinações visuais. O ideal é mesmo ir alternando entre as três…
Mas o mostrador preto esmaltado é mesmo a essência do Old Radium ‘Black Ink Bronze’. Porque o preto é uma cor primária e muito rock n’ roll que fica sempre bem em qualquer circunstância, como se pôde constatar no evento promovido pela Espiral do Tempo e pela Isotope no Marvila Art District. Estiveram presentes cerca de meia centena de pessoas e, para além de poderem travar conhecimento com a nova edição limitada, os convidados puderam escrutinar vários outros modelos (alguns deles mesmo antes do seu lançamento oficial!) da marca luso-britânica fundada por José Mendes Miranda. A soirée ficou concluída com o lançamento de um ‘test drive em cadeia’ em relação ao qual teremos notícias em breve e de um jantar informal na vizinhança que ainda contou com duas dezenas de comensais.
Nos últimos tempos, tem-se dito muito que esta ou aquela cor é the new black. O laranja, o purpura… qualquer tonalidade que os fabricadores de tendências tentam impingir como moda a seguir pelos fashionistas recebe a tal etiqueta de the new black. O Isotope x Espiral do Tempo Old Radium ‘Black Ink Bronze’ vem provar que o preto é que é o novo preto. E o velho preto, já agora. Uma cor que nunca sai de moda e que nunca fica mal ou deixa ficar mal…
Algumas caraterísticas técnicas:
Isotope
Old Radium ‘Black Ink Bronze’ x Espiral do Tempo
Referência | 4BRTI23BLK
Edição limitada a 65 exemplares
Movimento | Corda automática. Calibre Landeron 24, 40h de reserva de corda, 25 rubis, 28.800 alternâncias/hora (4Hz); decorado com Côtes de Genève e perlage.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa ø 40mm | Bronze escovado, coroa de rosca. Vidro de safira com tratamento antirreflexo; fundo em titânio jateado, com vidro de safira. Estanque até 100 metros. Inscrição Espiral do Tempo. Numeração individual (de 01/65 a 65/65).
Correia | Calfe preto italiano com sistema de troca fácil. Fivela de bronze escovado. Alternativas em calfe castanho italiano e camurça podem ser adquiridas separadamente.
Preço | 1.192,95 € (+ IVA) em isotopewatches.com