Isotope x Espiral: Black is Back!

Em parceria | A Espiral do Tempo juntou-se à Isotope para o lançamento da edição limitada Old Radium ‘Black Ink Bronze’. Limitado a 65 exemplares, o relógio foi apresentado num encontro que teve lugar em Lisboa, na MAD Gallery do Marvilla Art District – e teve como tema… o regresso ao preto.

Em parceria | A indústria relojoeira tem estado mergulhada num arco-íris de mostradores que tem colorido a vida dos aficionados na ressaca dos tempos de pandemia. E parece que a tendência irá prosseguir na edição da Watches and Wonders que se avizinha, pelo menos tendo em conta algumas das novidades que já foram desveladas sob embargo e não só – havendo mesmo uma marca que se apresta a introduzir mais de trinta novas tonalidades de mostrador para o seu mais emblemático modelo. Só que, no meio de tal caleidoscópio, as marcas parecem estar a esquecer-se das cores primárias. Como o preto. Nós, na Espiral do Tempo, não nos esquecemos. Nem a Isotope. Tal como os Rolling Stones, que já em 1966 ordenavam «Paint it Black». Ou os AC/DC, que em 1980 cantavam «Back to Black». Ou mesmo Amy Winehouse, que em 2007 assumia estar «Back to Black».

O relógio Isotope Espiral do Tempo Black Ink Bronze
Old Radium ‘Black Ink Bronze’ | Foto: Paulo Pires

Face à profusão de mostradores coloridos que tem caraterizado a relojoaria nos últimos anos, a Espiral do Tempo e a Isotope escolheram regressar a uma cor primária e essencial para a sua edição limitada desenvolvida em parceria: o preto. Numa tiragem de 65 exemplares, o Old Radium ‘Black Ink Bronze’ dá protagonismo a um mostrador lacado totalmente preto que é inédito na linha Old Radium da marca britânica (fundada por um português!) e associa-o a uma caixa em bronze que proporciona o contraste ideal para um relógio que pode ser clássico… mas que também é muito rock n’roll.

A MAD Gallery do Marvila Art District foi o espaço que acolheu o evento, tendo como pano de fundo a exposição ‘La vuelta al mundo com 40 latas’ | Foto: Espiral do Tempo

E foi com uma playlist assente em temas rock com a palavra ‘black’ no título e muitos convidados vestidos de preto que o Isotope x Espiral do Tempo Old Radium ‘Black Ink Bronze’ foi apresentado – num evento que teve como palco a MAD Gallery do Marvila Art District (não confundir com a MAD Gallery ou a M.A.D. House de Max Busser e da sua MB&F!) e como pano de fundo a exposição ‘La vuelta al mundo com 40 latas’

À esquerda | Foto: Paulo Pires | O novo relógio é um convite à simplicidade; à direita | Foto: Espiral do Tempo | O espaço Isotope na MAD Gallery do Marvilla Art District.

Para além de ser a cor do rock n’ roll, o preto é também a cor do romantismo e da magia. Simboliza simplicidade e elegância. E foi igualmente a primeira cor utilizada numa impressora, sendo a cor mais utilizada no universo em que a Espiral do Tempo se encontra: o da publicação, da impressão, da leitura. O preto é a cor mais fácil de ler em contraste com as páginas brancas da revista; também é muito próxima da cor do texto usado contra um fundo branco para melhor legibilidade no nosso website

Os primeiros momentos do ‘encontro’ de lançamento do novo Old Radium Black Ink Bronze | Foto: Espiral do Tempo

Preto e bronze

Até o grande mentor da epopeia lusa das Descobertas, o Infante Dom Henrique, é tradicionalmente retratado vestido de negro – e a opção específica pelo material da caixa com 40mm de diâmetro por 10,1mm de espessura está precisamente associada à história marítima portuguesa, uma vez que o bronze sempre foi uma liga metálica muito usada na navegação devido às suas propriedades anticorrosivas. Esse piscar de olho à tradição justificou plenamente a escolha, para além de oferecer um belo contraste com o mostrador preto. Sem esquecer que o bronze ganha também uma tonalidade muito especial e personalizada: porque é uma liga metálica ‘viva’, adquire uma patina que se torna única em contacto com a pele de cada pessoa e tendo em conta a qualidade do ar ou mesmo a proximidade do mar.

Isotope Espiral do Tempo BlackInk Bronze
O relógio tem uma caixa de 40mm, em bronze | Foto: Paulo Pires

O tipo de bronze escolhido para o Isotope x Espiral do Tempo Old Radium ‘Black Ink Bronze’ é o CuSn8 — uma liga com 92% de cobre, 7,7% de estanho e 0,3% de fósforo que adquire uma patina controlada para um visual único. Todos os componentes metálicos da caixa redonda são em bronze, exceto o fundo em titânio (um material especialmente leve e antialergénico) que suporta o vidro de safira. Um pano de limpeza pode anular a patina se o utilizador o desejar, mas o efeito da passagem do tempo dá mais caráter ao relógio. A expressão ‘trabalhar para o bronze’ pode assumir um novo significado com o Old Radium ‘Black Ink Bronze’ no pulso…

O mostrador preto esmaltado é mesmo a essência do Old Radium ‘Black Ink Bronze’ | Foto: Paulo Pires

E como fica bem o bronzeado com a sofisticação do negro! Protegido por um
vidro de safira antirreflexo, o mostrador fino em esmalte epoxy tem o estilo e a legibilidade dos relógios de aviador que inspiraram a linha Old Radium. O
contorno dos algarismos árabes, tal como o recheio dos ponteiros espada, está preenchido com matéria luminescente Super-LumiNova reminiscente do rádio envelhecido dos relógios vintage da primeira metade do século XX.

O contorno dos algarismos árabes, tal como o recheio dos ponteiros espada, está preenchido com matéria luminescente Super-LumiNova | Fotos: Paulo Pires

O dourado dos ponteiros em bronze e dos algarismos combina com a caixa,
enquanto a janela da data proporciona uma indicação de calendário essencial que se mistura discretamente com o mostrador preto. O fundo em titânio do Isotope x Espiral do Tempo Old Radium ‘Black Ink Bronze’ inclui a gravação do número do exemplar e o vidro em safira permite observar o calibre automático suíço Landeron 24, com 40 horas de autonomia.

Isotope Espiral do Tempo BlackInk Bronze
O fundo em titânio inclui a gravação do número do exemplar e o vidro em safira permite observar o calibre automático suíço Landeron 24, com 40 horas de autonomia | Fotos: Paulo Pires

A correia em couro preto texturado (20mm de largura nas asas para 18mm nas extremidades) faz-se acompanhar de uma fivela de bronze e serve de complemento ideal ao conjunto — em alternativa, podem ser adquiridas também correias de couro castanho ou de camurça bege para diferentes combinações visuais. O ideal é mesmo ir alternando entre as três…

Mas o mostrador preto esmaltado é mesmo a essência do Old Radium ‘Black Ink Bronze’. Porque o preto é uma cor primária e muito rock n’ roll que fica sempre bem em qualquer circunstância, como se pôde constatar no evento promovido pela Espiral do Tempo e pela Isotope no Marvila Art District. Estiveram presentes cerca de meia centena de pessoas e, para além de poderem travar conhecimento com a nova edição limitada, os convidados puderam escrutinar vários outros modelos (alguns deles mesmo antes do seu lançamento oficial!) da marca luso-britânica fundada por José Mendes Miranda. A soirée ficou concluída com o lançamento de um ‘test drive em cadeia’ em relação ao qual teremos notícias em breve e de um jantar informal na vizinhança que ainda contou com duas dezenas de comensais.

IsotopeEdT_BlackInkBronze
A correia em couro preto texturado faz-se acompanhar de uma fivela de bronze e serve de
complemento ideal ao conjunto | Fotos: Paulo Pires

Nos últimos tempos, tem-se dito muito que esta ou aquela cor é the new black. O laranja, o purpura… qualquer tonalidade que os fabricadores de tendências tentam impingir como moda a seguir pelos fashionistas recebe a tal etiqueta de the new black. O Isotope x Espiral do Tempo Old Radium ‘Black Ink Bronze’ vem provar que o preto é que é o novo preto. E o velho preto, já agora. Uma cor que nunca sai de moda e que nunca fica mal ou deixa ficar mal…


Algumas caraterísticas técnicas:

Isotope
Old Radium ‘Black Ink Bronze’ x Espiral do Tempo
Referência | 4BRTI23BLK
Edição limitada a 65 exemplares
Movimento | Corda automática. Calibre Landeron 24, 40h de reserva de corda, 25 rubis, 28.800 alternâncias/hora (4Hz); decorado com Côtes de Genève e perlage.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa ø 40mm | Bronze escovado, coroa de rosca. Vidro de safira com tratamento antirreflexo; fundo em titânio jateado, com vidro de safira. Estanque até 100 metros. Inscrição Espiral do Tempo. Numeração individual (de 01/65 a 65/65).
Correia | Calfe preto italiano com sistema de troca fácil. Fivela de bronze escovado. Alternativas em calfe castanho italiano e camurça podem ser adquiridas separadamente.
Preço |  1.192,95 € (+ IVA) em isotopewatches.com

Outras leituras