fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jaeger-LeCoultre anuncia livro sobre o Reverso

A Jaeger-LeCoultre anunciou a publicação de um livro centrado na história do Reverso. O modelo com caixa reversível celebra 90 anos em 2021 e foi originalmente criado como resposta ao desafio de conceber um relógio de pulso que aguentasse intacto os jogos de polo.

Pessoa a folhear o novo livro Reverso da Jaeger-LeCoultre
O novo livro Reverso é lançado no âmbito do 90º aniversário do modelo reversível. © Jaeger-LeCoultre

A Jaeger-LeCoultre anunciou a publicação de um novo livro dedicado ao Reverso, o relógio reversível da marca suíça que celebra 90 anos em 2021. Lançado em colaboração com a editora Assouline e com palavras de Nicholas Foulkes, jornalista e especialista em relojoaria, o novo livro intitula-se Reverso e viaja ao longo da história do bem conhecido relógio criado como resposta ao desafio de conceber um relógio de pulso que aguentasse intacto os violentos jogos de polo.

Pormenores do livro Reverso da Jaeger-LeCoultre
Publicidades antigas alusivas ao Reverso. © Jaeger-LeCoultre
Pormenores do livro Reverso da Jaeger-LeCoultre
Publicidades antigas alusivas ao Reverso. © Jaeger-LeCoultre

A história da relojoaria mostra-nos que há muitos ícones representativos do que melhor se fez e se faz no setor aos mais diversos níveis — mas no patamar mais elevado não há tantos modelos lendários como isso. E o Reverso é um deles. Pela ideia (tida por um oficial britânico que jogava polo na Índia e queria proteger o vidro do relógio), pelo conceito (desenvolvido consecutivamente por César de Trey, Jacques-David LeCoultre, Edmond Jaeger e Alfred Chavot), pela estética (influenciada pela corrente art déco), pela autoria (a Jaeger-LeCoultre), pela longevidade (desde 1931), pela redenção (após a crise do quartzo nos anos 70, foi o distribuidor italiano Giorgio Corvo que não o deixou ‘morrer’), pela capacidade de ser interpretado e reinterpretado sem nunca perder a sua essência desde que a patente 712.868 de 4 de março de 1931 registou «uma caixa de aço inoxidável, suscetível de deslizar no seu suporte e poder dar a volta completamente sobre si mesma».

Pormenores do livro Reverso da Jaeger-LeCoultre
Ao longo dos seus 90 anos, o Reverso nunca parou de ser recriado tanto estética, como tecnicamente. © Jaeger-LeCoultre
Pormenores do livro Reverso da Jaeger-LeCoultre
As duas faces do relógio permitem diferentes variações e diferentes rostos no mesmo relógio. © Jaeger-LeCoultre

Pois bem, o novo livro vem reforçar este estatuto através de imagens de arquivo e fotografias originais.

«Além de traçar a história do relógio e a sua evolução nas últimas nove décadas – com mais de 50 calibres e várias centenas de mostradores – o livro explora o meio social e as mudanças culturais que forneceram o pano de fundo para a criação do Reverso e, posteriormente , sua reinvenção contínua. Partilha as histórias de mais de uma dúzia de proprietários da Reverso que personalizaram os seus relógios de formas profundamente significativas. E também conta a história fascinante dos fundadores da Jaeger-LeCoultre, as suas invenções que tiveram um impacto profundo na história da relojoaria e o desenvolvimento da Maison como uma manufatura integrada com 180 habilidades reunidas sob o mesmo teto», refere a Jaeger-LeCoultre.

Com 200 páginas, 150 ilustrações e uma capa de elevada qualidade, protegida por um estojo deslizante, o livro Reverso está disponível a partir de fevereiro de 2021. O preço anunciado no site da marca: $195.

Pormenores do livro Reverso da Jaeger-LeCoultre
Tanto em termos decorativo, como técnicos, o Reverso é um mar de possibilidades. © Jaeger-LeCoultre
Pormenores do livro Reverso da Jaeger-LeCoultre
O novo livro estará disponível a partir de fevereiro de 2021. © Jaeger-LeCoultre

Visite o site oficial da Jaeger-LeCoultre ou da Assouline para mais informações.

Outras leituras