A linha Polaris foi complementada com uma nova versão cronográfica que se distingue pelo mostrador lacado em tom cinzento-oceano, uma opção já utilizada em dois modelos anteriores. O Polaris Chronograph agora lançado é complementado por duas braceletes intercambiáveis, para maior versatilidade.
Desde que nasceu em 2018 como coleção independente de perfil mais desportivo no seio do portefólio da Jaeger-LeCoultre, o Polaris tem vindo a revelar-se como um relógio cada mais versátil e permeável à evolução dos tempos e dos gostos porque, parecendo que não, muito mudou desde que foram lançados os primeiros modelos.

PARA LER TAMBÉM:
«Jaeger-LeCoultre: círculo polaris»
por Cesarina Sousa
A inspiração principal da linhagem remonta à década de 1960 e ao Polaris, precisamente, um dos relógios de mergulho mais carismáticos (e até lendários) da marca. A surpresa, porém, esteve no modo como os elementos recuperados foram integrados num relógio de pulso de espírito casual e sofisticado ao mesmo tempo, de tal forma que, até hoje, continua a manter-se muito atual. Ainda é cedo para o dizer, mas podemos arriscar afirmar que a coleção Polaris está a envelhecer muito bem, com a vantagem de ainda não se ter vergado às tendências mais recentes, viradas para relógios de dimensões um pouco mais pequenas – ainda que um diâmetro de 42 mm acaba por ser sempre relativamente equilibrado para um relógio mais desportivo.
Agora, a coleção fica mais completa com um novo modelo cronográfico que se distingue pelo mostrador lacado em cinzento-oceano, uma cor que já estava disponível nos anteriores Polaris Date e Polaris Chronograph, e que segue as pisadas degradé que já faziam parte dos modelos da coleção, nomeadamente, em cinzento, azul e verde.
Profundidade no mostrador

No novo Polaris Chronograph, o destaque vai mesmo para o mostrador lacado num cinzento muito específico (dito cinzento-oceano), com um efeito degradé que vai do tom mais claro no centro, para um tom mais escuro nas extremidades, que não só acrescenta profundidade e dinamismo, como também faz mesmo lembrar o mundo submarino. E o processo de fabrico deste efeito tem a sua complexidade.

Cada mostrador, contempla um total de 35 camadas de laca aplicadas manualmente, em três zonas distintas: o disco central, o anel intermédio com os indexes e numerais geometrizados das horas, e o anel exterior com a escala taquimétrica. Em contraste, temos depois os detalhes em laranja vivo, que sublinham a função cronográfica e os pequenos segundos, às 9 horas, como apontamento mais desportivo.
A caixa de 42 mm em aço mantém as linhas robustas e funcionais da coleção Polaris, com asas de curvatura marcada, uma luneta estreita e vidro de safira tipo ‘glassbox’, que oferece maior amplitude ao mostrador. Já a combinação de superfícies escovadas e polidas contribui para destacar ainda mais as especificidades do mostrador.

O novo Polaris Chronograph está equipado com o Calibre 761 de corda automática (o mesmo que encontramos noutros modelos cronográficos da coleção), que pode ser acompanhado através do fundo transparente em vidro de safira. Com função cronográfica totalmente integrada, inclui roda de colunas e embraiagem vertical para garantir precisão e suavidade no funcionamento. Por outro lado, os dois tambores de corda garantem uma autonomia de 65 horas. Há ainda que destacar os acabamentos, como é habitual na JaegerLeCoultre, dos quais se destacam os parafusos azulados, a decoração Côtes de Genève e a massa oscilante com o motivo ‘JL’ estilizado, alusivo à marca suíça e à âncora, elemento crucial num movimento mecânico.

Por fim, destaque para as braceletes. O relógio é acompanhado por duas braceletes intercambiáveis: uma em tecido azul acinzentado e outra em borracha preta texturada. Esta escolha permite alternar rapidamente entre um estilo mais casual e um mais desportivo, consoante os momento do dia.
À medida dos tempos

Com esta nova referência, o Polaris Chronograph segue em frente, fiel aos elementos que têm definido a coleção: um equilíbrio entre funcionalidade prática, conforto no pulso e um design que engloba o legado da marca, mas também uma efetiva adaptação aos nossos tempos e aos diferentes estilos de vida. O grande trunfo da coleção tem vindo a ser a sua evolução equilibrada, através de mais variantes no que diz respeito a complicações, mas também na diversidade da oferta em termos de cores. Não estamos perante uma revolução, mas consistência. Sempre bem pensada.
Visite o site oficial da Jaeger-LeCoultre para mais informações.
Algumas caraterísticas técnicas:
Jaeger-LeCoultre
Polaris Chronograph
Referência | Q9028651
Lançamento | 2025

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre Jaeger-LeCoultre 761, 65 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos; cronógrafo com contador de 30 minutos, segundos centrais; escala taquimétrica.
Mostrador | Cinzento-Oceano, lacado em degradé.
Caixa ø 42mm – espessura 13,39 mm | Aço, vidro de safira. Estanque até 10 bar.
Bracelete | Tecido cinzento e bracelete adicional em borracha, ambas com um fecho de báscula intercambiável.
Preço | Sob consulta