A Hublot teve uma forte presença na LVMH Week, com a introdução de várias novidades. O principal destaque vai para uma trilogia dedicada a Novak Djokovic, que se encontra atualmente em Melbourne a competir no Open da Austrália.
A já tradicional LVMH Watch Week reúne em meados de janeiro as marcas do grupo LVMH associadas à relojoaria — e, este ano, a cidade escolhida para a divulgação das primeiras novidades foi Milão. Nove firmas relojoeiras estiveram presentes: TAG Heuer, Zenith, Hublot, Bulgari, Gerald Genta, Daniel Roth, Louis Vuitton, Tiffany & Co e L’Epée; após a apresentação dos novos modelos da TAG Heuer, aqui fica a nossa abordagem aos modelos de destaque da Hublot… com um piscar de olhos desde a capital do norte da Itália até Melbourne, onde o principal embaixador da manufatura de Nyon se encontra a competir no Open da Austrália.

Associado à Hublot desde 2021, Novak Djokovic teve direito a um primeiro relógio de tributo que foi lançado em Paris no final de 2024. No dealbar de 2026, aquele que é considerado o GOAT (Greatest Of All Time) do ténis masculino foi homenageado com uma trilogia que celebra de maneira distinta as suas conquistas profissionais. E se o Big Bang Unico Novak Djokovic assentava numa complicação cronográfica, o Big Bang Tourbillon Novak Djokovic GOAT Edition exalta essa nobre especialidade relojoeira que é o turbilhão em três roupagens distintas.
Big Bang Tourbillon Novak Djokovic GOAT Edition
Novak Djokovic encontra-se atualmente em Melbourne para conquistar um 11º título no Open da Austrália que seria também o seu 25º título do Grand Slam, batendo os seus próprios recordes nessas duas categorias estatísticas — para além de todos os outros que detém, incluindo as 428 semanas em que ocupou a liderança do ranking mundial e as oito temporadas que concluiu no topo da hierarquia. No passado mês de novembro, o sérvio ganhou o seu 101.º título de singulares e a Hublot decidiu fazer uma trilogia a realçar os troféus alcançados pelo campeoníssimo sérvio nos três tipos de piso da modalidade.

As três cores surgem em destaque na estrutura de 44mm graças um compósito especial desenvolvido pela Hublot a partir da decomposição dos pólos Lacoste e das raquetas Head utilizadas pelo tenista de Belgrado, à semelhança do que já havia sucedido na edição especial de 2024. Esse material de alta tecnologia — leve, rígido e marmorizado — é exclusivo da Hublot e para o Big Bang Tourbillon Novak Djokovic GOAT Edition foram necessários 12 raquetas e 12 pólos azuis, 4 pólos laranja e 2 pólos verdes para se atingir o volume de material necessário. Para além disso, a parte central da caixa é formado por outro material de alta tecnologia chamado Titaplast, considerado o polímero mais resistente do mundo; apresenta propriedades mecânicas de alto desempenho semelhantes às do titânio, pode ser usinado com tolerâncias muito estreitas, oferece uma excecional relação resistência-peso e conta com um acabamento fosco suave, podendo também ser tingido através de um processo de anodização.

O Big Bang Tourbillon Novak Djokovic GOAT Edition está disponível em três cores que remetem para as três superfícies e cada versão apresenta uma sequência numerada que marca as vitórias de Novak Djokovic em cada piso: 72 exemplares azuis que simbolizam as vitórias de Novak nos sintéticos hard courts; 21 peças laranja que representam os seus títulos em terra batida (um deles alcançado em Portugal, no Estoril Open de 2007); e 8 verdes que remetem para os seus troféus em campos de relva. Os torneios em courts relvados são menos, pelo que essa edição acaba por ser a mais exclusiva. Os 101 relógios são numerados, mas não limitados; afinal de contas, Novak Djokovic mantém-se em atividade aos 38 anos e, caso ganhe mais títulos, a Hublot adicionará os relógios necessários na respetiva cor alusiva à superfície do torneio.

O resultado de toda essa fusão de materiais e referências é mágico, já que cada exemplar fica impregnado pelo espírito do melhor tenista de todos os tempos. Um relógio altamente simbólico.

Relógio com encordoação
No plano mecânico, o Hublot Big Bang Tourbillon Novak Djokovic GOAT Edition alberga um turbilhão automático altamente conceptual em vez de uma placa tradicional e sólida para manter os componentes do movimento no lugar, os engenheiros da Hublot criaram uma emblemática estrutura tridimensional na forma das cordas de uma raquete de ténis para suportar o Calibre MHUB6035. Cada ‘corda’ tem apenas 0,55 mm de espessura e parece estar presa por pontos de fixação semelhantes aos encontrados no aro de uma raquete de ténis. E, porque Deus (ou será o Diabo?) está nos detalhes, os espaços entre as cordas são intencionalmente irregulares… como sucede numa raqueta de ténis durante um encontro.

A estrutura em padrão de encordoação foi habilidosamente usinada num processo de gravação a laser de alta tecnologia; uma vez gravada a laser e antes do logótipo ‘ND1’ de Novak Djokovic ser impresso, a placa principal recebeu um acabamento com revestimento PVD preto de espessura com apenas alguns mícrons. Mas há mais: o tambor de corda com a mola principal do movimento, que proporciona 72 horas de reserva de marcha, é coberto por um rochete de aço decorado para se assemelhar a uma bola de ténis. Para obter esse efeito, os engenheiros da Hublot recorreram a um polimento de ródio aplicado em duas curvas em forma de S que atravessam a superfície da roda; seguidamente, a superfície ao redor é gravada a laser para um efeito texturado semelhante ao felpo de uma bola e finalizada com um verniz amarelo-óptico para completar a ligação visual ao ténis.

A gaiola do turbilhão em alumínio foi anodizada em azul, laranja ou verde para combinar com a cor da caixa. Às 12 horas, o microrrotor em ouro rosa de 22 quilates e banhado em ródio, foi usinado e gravado a laser para ostentar o logo da Hublot. Sobre a placa em forma de encordoação, uma fina camada de cristal de safira transparente serve de paleta para seis marcadores de hora aplicados. Tal como os ponteiros esqueletizados das horas e dos minutos, são revestidos com uma camada tridimensional de Super-LumiNova para garantir a legibilidade em condições de pouca luz.

Os seis parafusos de titânio que fixam a luneta têm a forma de bolas de ténis, em vez dos parafusos normais em H da Hublot; para além de ter sido necessário criar um programa personalizado para confecionar esses parafusos exclusivos, os engenheiros da Hublot precisaram de projetar uma chave de fendas especial em forma de S que pudesse aparafusá-los à caixa! Os demais parafusos, a luneta do mostrador, a coroa e os botões do sistema de troca rápida de pulseira ‘One-Click’ da Hublot são feitos em alumínio anodizado. Para realçar a resistência e força caraterísticas de Novak Djokovic, o tipo de vidro utilizado na parte frontal e no fundo do relógio é o Gorilla Glass, um material altamente durável, resistente a riscos e reforçado quimicamente.

Para finalizar, o fundo da caixa é fixado por um aro de alumínio colorido com o número da edição que, inicialmente, será de 1 a 72 no azul, 1 a 21 no laranja e 1 a 8 no verde. Outras peças numeradas serão adicionadas se e quando Novak Djokovic adicionar mais um título ao seu incomparável currículo. O fundo da caixa inclui a inscrição ‘Greatest of All Time’, com acabamento em laca branca.

Quanto à ‘vestimenta’, a correia é concebida em couro branco com um motivo semelhante ao da pega de uma raqueta. A parte inferior inclui um segmento em couro azul, laranja ou verde para combinar com a caixa e preso por um sistema Velcro que torna o conjunto mais leve (apenas 56 gramas!) e adequado à prática do desporto (o movimento foi desenvolvido para resistir a elevadas forças G). O conjunto é fornecido com uma segunda bracelete — em borracha branca com fecho de báscula em titânio, também adequada para a prática do desporto. O preço de cada exemplar de qualquer das três edições? 119.000 euros.
Classic Fusion Sage Green
Em 1980, foi apresentado pela primeira vez um relógio associando uma caixa de ouro a uma bracelete de borracha — uma revolucionária combinação que na altura causou celeuma, porque era então impensável ligar um material como a borracha à relojoaria de prestígio. Mas a borracha era especial e levou dois anos a desenvolver; esse conceito de fusão esteve na base da fundação da Hublot, cujo nome evoca as escotilhas dos navios com os seus parafusos expostos.

A linha Classic Fusion baseia-se nos primeiros modelos da marca e na LVMH Week foram desveladas novas variantes em titânio com uma cor pistáquio que tem estado muito na moda e que a Hublot designa por Sage Green. Estão disponíveis três modelos: automático de 42mm (8.800 euros), cronógrafo de 45mm (12.200 euros) e quartzo de 33mm com detalhes joalheiros proporcionados pelos diamantes na luneta (10.400 euros).
Big Bang Original Unico
Estreado em 2005, o Big Bang rapidamente se transformou num dos principais ícones da relojoaria contemporânea — com a sua volumetria e construção modular. Recebeu o prémio de Best Design no Grand Prix d’Horlogerie de Genève e tornou-se no esteio do catálogo da Hublot, tendo sido devidamente celebrado aquando do seu 20.º aniversário em 2025.

Agora, em 2026, a teoria do Big Bang surge em quatro novas referências regulares com mostrador axadrezado que apresentam a mesma estrutura de 43mm presente nos modelos comemorativos do ano passado. O quarteto inclui um modelo Big Bang Original Titanium (19.300 euros), um modelo Big Bang Original Titanium & Ceramic (20.500 euros), um modelo Big Bang Original Black Magic em cerâmica negra (21.600 euros) e um modelo Big Bang Original King Gold em ouro avermelhado e cerâmica (37.600 euros). Ainda no que diz respeito a cronógrafos, há a assinalar uma edição associada ao futebol: o Classic Fusion Chronograph UEFA Europa League Titanium Carbon 42mm (15.500 euros).
Samuel Ross Big Bang Unico SR_A
A parceria com Daniel Ross surge reforçada com uma versão especial do Big Bang Unico limitada a 200 exemplares. Trata-se de uma edição escurecida de carácter contemporâneo inspirada no background industrial do designer britânico, com um mostrador semi-esqueletizado.

A caixa de 42mm é esculpida em cerâmica negra com aplicações de titânio e um calibre cronográfico HUB1280 Unico de corda automática. A bracelete perfurada evoca o padrão alveolado que é tão caraterístico nas criações de Daniel Ross. Preço: 30.600 euros.
Edições Coal Blue
Para além do Sage Green em tom verde pistáquio, a Hublot estreou também em Milão uma outra nova tonalidade — uma cor azul clara, denominada Coal Blue e utilizada em quatro diferentes modelos.

O quarteto azulado é composto pelo Big Bang Original Unico Titanium Coal Blue 43mm (20.000 euros), o Spirit of Big Bang Titanium Coal Blue 42mm (23.500 euros), o Big Bang One Click Steel Coal Blue Diamonds 33mm (15.200 euros) e o Spirit of Big Bang Steel Coal Blue Diamonds 32mm (17.600 euros).
Edições limitadas
Para concluir, dois relógios em edição limitada que também foram desvelados em milão e que merecem igualmente menção.

O Spirit of Big Bang Year of the Horse Frosted Carbon é inspirado no ano novo chinês (88 exemplares, 39.000 euros) e o Classic Fusion Yohji Yamamoto All Black Camo dedicado ao lendário designer japonês Yohji Yamamoto (300 exemplares, 12.000 euros).





