Já estava na calha há algum tempo — e foi finalmente apresentado esta semana em Paris. O relógio talismã que a Hublot criou em parceria com o seu embaixador Novak Djokovic é altamente simbólico e digno do maior campeão de ténis de todos os tempos: um cronógrafo Big Bang ultraleve e feito de materiais reciclados.
A ligação cada vez mais íntima entre o ténis e a relojoaria teve um novo capítulo em Paris: foi na cidade do amor que a Hublot apresentou o novo Big Bang Unico Novak Djokovic, um cronógrafo ultraleve com tecnologia de ponta que foi concebido para representar o legado daquele que é considerado como o melhor tenista de todos os tempos — mesmo que seja sempre injusto comparar campeões de eras distintas, o certo é que o sérvio tem o maior número de títulos do Grand Slam e o mais completo palmarés na história da modalidade. E o ano de 2023 foi crucial para o seu estabelecimento como GOAT (o popular acrónimo que significa Greatest Of All Time).
Em 2023, Novak Djokovic jogou todas as quatro finais dos torneios do Grand Slam e ganhou três — o que lhe permitiu ultrapassar os 22 títulos do Grand Slam do rival Rafael Nadal para chegar aos 24 que apresenta atualmente. E várias raquetas Head (25) e camisas Lacoste (32) que utilizou nessa extraordinária temporada foram canalizadas para a Hublot, marca especializada na ‘arte da fusão’. A grafite e o carbono das raquetas, a fibra dos pólos e a resina epoxi foram fundidas de modo a proporcionar a matéria composta de base para a estrutura esqueletizada do relógio, mas talvez a maior contribuição para a leveza do conjunto acabe por ser o modo como o calibre cronográfico foi confecionado. Há vários relógios especialmente concebidos para a prática da modalidade ao mais alto nível e nesse aspeto ressaltam claramente os modelos Richard Mille com turbilhão de Rafael Nadal, mas um movimento cronográfico funcional será sempre muito mais pesado do que um turbilhão.
Com apenas 49,5 gramas de peso, o Big Bang Unico Novak Djokovic é incrivelmente leve e foi também idealizado para resistir a impactos até 15.000G — mais do que aqueles que sucedem quando se golpeia uma bola de ténis. O relógio foi mesmo testado em situações de golfe, que geram um choque ainda mais forte por a bola ser muito mais dura. Ou seja, a Hublot preparou o relógio para que Novak Djokovic ou qualquer outra pessoa o possa usar no ténis, no golfe ou em qualquer outra atividade desportiva e mais radical. Quer seja usado no pulso da mão dominante ou na outra. Novak Djokovic é destro quando joga ténis e usa relógio no pulso esquerdo, pelo que o impacto surgiria somente no momento da execução do seu golpe de esquerda a duas mãos; no entanto, o Big Bang Unico Novak Djokovic foi feito para ser usado em qualquer dos pulsos e aguentar situações de stress extremo.
A questão que se coloca é saber se, aos 38 anos, Novak Djokovic vai começar a jogar pela primeira vez encontros oficiais com um adereço que até agora nunca utilizou. O próprio jogador abordou a questão durante a apresentação oficial, feita num local na Place Vendôme e ao lado de Julien Tornare (CEO da Hublot e fanático de ténis), perante uma plateia de cerca de 500 convidados. Ou seja, está aberto à possibilidade de jogar encontros oficiais envergando um relógio no pulso (nos encontros de exibição é quase garantido, como sucedia com Roger Federer) — resta saber que sensações terá nos treinos durante a época de defeso, tendo em conta a temporada de 2025. Cada qual terá as suas preferências e idiossincrasias, sabendo-se que os desportistas de alta competição são especialmente respeitadores no que diz respeito aos seus hábitos e superstições…
De qualquer das formas, o Big Bang Unico Novak Djokovic está preparado para ser duramente testado pelo campeoníssimo sérvio ou por qualquer dos 100 afortunados que conseguir comprar um exemplar do relógio. Porque é dotado de quatro diferentes tipos de bracelete adaptados aos mais diferentes gostos e para os mais distintos usos. Uma das braceletes é surpreendente e genial, porque surge incorporada num punho de algodão elástico da Lacoste; Novak Djokovic gosta de usar punhos para o suor em ambos os pulsos, pelo que a integração do relógio num punho pode ser a solução perfeita para o caso dele e o lenitivo ideal para que passe a jogar com o relógio.
Independentemente de Novak Djokovic passar ou não a jogar com relógio, o Big Bang Unico Novak Djokovic vale por si só e vai muito além da sua evidente carga simbólica ou da inovação sustentável que representa. É um notável produto de relojoaria de ponta em todos os aspetos, desde a estética modernista até à sua sofisticação mecânica.
Competidor supremo
Novak Djokovic tornou-se embaixador da Hublot em 2021. Desde então, a manufatura suíça tem estado presente no pulso do sérvio logo após os encontros, nas conferências de imprensa, na sua vida pessoal — tendo ele preferência especial pelo cronógrafo Big Bang Unico, utilizando diversas versões distintas ao longo destes últimos três anos que o catapultaram para o estatuto de melhor tenista de todos os tempos… ultrapassando os seus arqui-rivais Roger Federer e Rafael Nadal.
O percurso de Novak Djokovic é lendário, desde uma infância em que teve aulas de ténis numa piscina vazia enquanto Belgrado era bombardeada durante a guerra que se sucedeu à desintegração da antiga Jugoslávia. Tornou-se profissional muito jovem e em 2007 veio a Portugal ganhar o Estoril Open; meses depois arrecadava o seu primeiro título do Grand Slam no Open da Austrália em 2008, venceu a Taça Davis pelo seu país em 2010 e tornou-se número um mundial pela primeira vez em 2011. Tendo em conta os rivais, pode dizer-se que ‘Nole’ dominou o período mais competitivo da história do ténis com a sua paixão, determinação e atleticismo. Também teve de superar preconceitos e impor as suas convicções naturalistas, mesmo que isso o tivesse impedido de competir numa fase em que a pandemia ainda afetava a circulação de pessoas e impunha restrições. A emocionante conquista do ouro olímpico, em 2024, foi a cereja no topo do bolo.
«Para chegar onde estou hoje, foi necessário um intenso trabalho físico e, principalmente, mental. A psicologia é muito importante e, quando eu jogo, cada momento tem de ser preciso e intencional. Isso é especialmente verdadeiro em relação às minhas escolhas durante o treino e a competição, pois isso cada equipamento se torna parte do meu corpo, da minha mente. Cada detalhe é fundamental para a minha capacidade de manter o foco e a determinação. Este novo relógio é uma extensão dessa mentalidade e representa momentos importantes da minha época de 2023, um ano marcante na minha carreira. É um símbolo de cada jogo, de cada momento. Tem sido uma experiência incrível colaborar com a Hublot para criar tão especial relógio», disse Novak Djokovic.
O desafio
O desafio da Hublot consistia em conceber um relógio incrivelmente leve com uma componente sustentável. Conhecida pela sua inovação nos campos da pesquisa e desenvolvimento, a marca de Nyon não criou apenas um novo material, mas um material altamente personalizado: um compósito a partir de 25 raquetes Head e de 17 camisas polo Lacoste azuis escuras e 15 azuis claras usadas por Novak Djokovic na sua estratosférica temporada de 2023. Esses materiais foram desenvolvidos e usados para tornar o relógio o mais ligeiro possível sem que perdesse robustez ou resiliência. De certa forma, o processo de pesquisa e desenvolvimento do Big Bang Unico Novak Djokovic reflete a determinação do campeoníssimo em busca da excelência — o sérvio é mesmo conhecido por explorar todas as vias científicas e naturais para alcançar o máximo rendimento, sendo muitas vezes comparado a Cristiano Ronaldo nesse aspeto.
O compósito que compõe a caixa e o aro interno do relógio é feito de resina epoxi reforçada com pó de quartzo e uma cobertura de vidro fundido com as raquetas e camisetas recicladas. O material resultante é salpicado com fragmentos de tecidos azuis claros e escuros e carbono preto para criar uma aparência camuflada muito peculiar. Para garantir a necessária sensação de leveza no pulso desejada por qualquer desportista, a Hublot teve de encontrar uma maneira suplementar de reduzir ainda mais o peso do relógio: em vez de usar o tradicional vidro de safira, escolheu o Gorilla Glass temperado, um material usado em dispositivos eletrónicos de alta qualidade e duas vezes mais leve do que a safira. Uma conquista que se tornou possível graças ao esforço das equipas de inovação e pesquisa de material que a Hublot montou para criar relógios especiais.
O Big Bang Unico Novak Djokovic é motorizado pelo conhecido movimento cronográfico Unico 1280 (de construção integrada, roda de colunas, flyback e corda automática) da manufatura de Nyon, que teve de ser reinventado para ser mais leve e baixar o peso total do relógio. Para isso, a Hublot escolheu o alumínio anodizado em azul claro e cinza para refletir o esquema de cores da caixa. Os engenheiros da marca conseguiram diminuir o peso do calibre em 27%, uma redução de quase um terço de seu peso normal. O alumínio foi igualmente usado em alguns componentes da caixa, como as peças laterais (às 3 e 9 horas), a luneta, as asas, os botões, a coroa e o fundo da estrutura.
Quanto às braceletes, o Big Bang Unico Novak Djokovic faz-se acompanhar de quatro braceletes distintas para quatro estilos diferentes de utilização. A primeira é o já referido punho de ténis Lacoste que pode ser acoplada ao relógio com o sistema One Click (patenteado pela Hublot), fazendo com que possa ser mais facilmente usado em treino ou competição. O segundo estilo é uma pulseira de elástico azul que dá ao relógio o tal peso mínimo total de 49,5 gramas (mais leve do que uma bola de ténis). A terceira opção apresenta uma bracelete de Velcro azul claro com um fecho desportivo de alumínio azul polido. A quarta alternativa é uma bracelete de borracha branca com fecho dobrável de titânio.
Altamente colecionável
Os fãs de ténis e de Novak Djokovic e os aficionados da relojoaria e colecionadores apreciarão os detalhes que foram adicionados ao relógio, como o botão amarelo de acionamento da função cronográfica condizente com o ponteiro dos segundos (no tom das bolas) ou os parafusos do aro ligeiramente convexos e curvos que lembram uma bola de ténis (e que, sendo funcionais, requerem uma ferramenta especialmente concebida para eles). O logótipo de Novak Djokovic está visível no contrapeso do ponteiro dos segundos e na massa oscilante.
Limitado a 100 exemplares, o Big Bang Unico Novak Djokovic é apresentado num estojo de alta qualidade e origem sustentável. Criado inteiramente em carvalho, incluindo as dobradiças, é esculpido principalmente em madeira maciça e rastreável, cujo fornecimento e manufatura promovem cadeias de suprimento curtas. Apresenta um design único criado exclusivamente para o Big Bang Unico Novak Djokovic.
Os proprietários do relógio também receberão uma bracelete desportiva e uma camisa Lacoste assinadas pelo campeoníssimo sérvio. O preço do conjunto? 54.900 mil euros.
As nossas impressões
É um relógio emblemático e surpreendente — e que foi mais além do que estaríamos à espera, tanto no que diz respeito à sua conceção como às soluções alternativas. Faz claramente a diferença relativamente à concorrência ‘especializada’ (nomeadamente os turbilhões Richard Mille criados para Rafael Nadal, o Bulgari Match-Point concebido para Andrey Rublev, o turbilhão Binchet de Grigor Dimitrov, o Gerald Charles de Hubert Hurkacz, os De Bethune de Tommy Paul, Jessica Pegula e Emma Navarro ou o Norqain Wild One de Stan Wawrinka) por se tratar de um cronógrafo. Que é a complicação mecânica mais associada ao desporto.
Por si só, trata-se de um atraente relógio de estética modernista que é também altamente técnico e simbólico. Realizado num tamanho versátil, facilmente adaptável ao pulso graças à arquitetura integrada de asas curtas. Pessoalmente, sabendo que Novak Djokovic é um consumado patriota que tem por cor preferida o vermelho, esperava algo mais associado às cores da bandeira da Sérvia (e ele já usou muitas vezes modelos Big Bang Unico em cerâmica vermelha ou azul); a opção cromática do Big Bang Unico Novak Djokovic teve a ver mais com o seu lado naturalista, como ele próprio referiu na apresentação em Paris: o tom suave do azul celeste que domina o relógio está associado à calma do céu e do mar. Resta saber se Novak Djokovic irá competir oficialmente com ele em 2025… mas essa é uma questão à parte.
Algumas caraterísticas técnicas:
Hublot
Big Bang Novak Djokovic
Referência | 441.QKB.5120.NR.DJO24
Ano de lançamento | 2024
Movimento | Mecânico de corda automática Calibre Unico 1280; 72 horas de reserva de marcha; 353 componentes; frequência de 4Hz (28.800 alt/h)
Funções | Horas, minutos e segundos, data; cronógrafo de segundos e minutos; flyback
Mostrador | Esqueletizado, azul celeste matizado com indicadores luminescentes brancos
Caixa ø 42 mm | Compósito reciclado azul com as camisas e as raquetes de Novak Djokovic, resina e alumínio anodizado. 14,5 mm de espessura. Vidro Gorilla Glass com tratamento antirreflexo. Estanque até 100m/10 bar
Correias | Quatro distintas: punho de algodão com suporte de borracha; elástica azul; tecido técnico com fecho de alumínio em sistema velcro; borracha branca com fecho de báscula em titânio.
Preço de venda ao público recomendado | CHF 48.000; EUR 54.900; USD 52.700; GBP 45.300
Peso | Com pulseira de elástico: 49,5g; com pulseira de Velcro: 54g; com punho de ténis: 65g; com bracelete de borracha: 75g