A Horopedia Foundation anunciou a Maison des Arts & de la Culture Horlogère (MACH), uma instituição em Genebra que, mais do que um museu tradicional, pretende ser uma casa viva dedicada à arte, artesanato e cultura da relojoaria. A abertura está prevista para 2026.
No âmbito do Geneva Watch Days 2025, a Horopedia Foundation apresentou a Maison des Arts & de la Culture Horlogère (MACH), uma instituição dedicada à arte, artesanato e cultura da relojoaria que pretende ser mais do que um museu tradicional: a ideia é ser um espaço vivo de encontros, diálogos e descobertas.
Com abertura prevista para 2026, o MACH conta com o apoio de nomes reconhecidos da indústria, como François-Paul Journe, Maximilian Büsser, Philippe Dufour, entre outros que em comum têm o compromisso para com o património e a educação relojoeira.

Durante a visita ao novo espaço, vai ser possível explorar a herança relojoeira centenária de Genebra, o artesanato por detrás de cada relógio, bem como experienciar o papel da cronometragem na sociedade, através de cenografia de última geração, instalações interativas e exposições vocacionais. Os quatro pisos de 240 metros quadrados cada irão contemplar assim exposições imersivas e relógios raros do Museu de Arte e História de Genebra (MAH), coleções públicas e privadas, workshops ao vivo e espaços educativos, exposições interativas que revelam a arte por trás dos movimentos.

Por outro lado, o MACH incluirá ainda um café, uma boutique e outros recursos centrados na educação relojoeira.
Como uma organização independente e sem fins lucrativos que tem como base a salvaguarda, a partilha e a transmissão do conhecimento relojoeiro em todo o mundo, a Fundação Horopedia salienta que o MACH é uma missão ancorada na preservação de séculos de conhecimento relojoeiro, na inspiração de novas gerações e no diálogo com o público através de narrativas, tecnologia e experiências partilhadas.
Por outro lado, informa que é possível apoiar o projeto, sendo que 60% do orçamento para a sua concretização está garantido. Colecionadores, instituições e entusiastas são assim convidados a contribuir para o projeto. Todas as informações estão disponíveis no site oficial da Horopedia [link externo].