fbpx

Montblanc 1858 em azul

A Montblanc vem este ano oferecer à linha 1858 um pouco de ar fresco ao lançar dois dos seus mais carismáticos modelos em tons de azul e caixas em titânio: falamos do 1858 Split Second Chronograph Limited Edition 100 e do Montblanc 1858 Geosphere.

Montblanc 1858 Split Second Chronograph Limited Edition 100 e Montblanc 1858 Geosphere. © Montblanc
Montblanc 1858 Split Second Chronograph Limited Edition 100 e Montblanc 1858 Geosphere. © Montblanc

Já aqui falámos de algumas das novidades Montblanc para este ano, mas há mais para revelar. Claro que a linha 1858 não poderia ser esquecida e não foi. A marca enriquece o seu catálogo com uma coleção cápsula composta por dois modelos em tons de azul: os carismáticos 1858 Split Second Chronograph Limited Edition 100 e o Montblanc 1858 Geosphere.

Com códigos inspirados nos instrumentos do tempo que a histórica manufatura Minerva (adquirida pela Montblanc) criou entre os anos 20/30 para uso em contexto militar e de exploração em montanha, a coleção 1858 integra instrumentos de tempo de perfil aventureiro e uma estética vintage. Legibilidade, precisão e robustez eram as principais características desses instrumentos do tempo  e foi nelas que a Montblanc se ancorou para criar a coleção. Além da inspiração vintage, falamos de uma estética distintiva, inovadoras c0mplicações e variedade de materiais (desde o bronze e aço das caixas à pele envelhecida e tecido das braceletes), bem como diferentes escolhas de caixa com diferentes tipos de acabamentos. As coroas caneladas, os vidros de safira abobadados e mostradores com intensos contrastes de cores são mais alguns dos elementos a destacar nos relógios. Por fim, destaque para o logo original da Montblanc dos anos 30 que foi recuperado quando a ‘nova’ coleção 1858 foi lançada em 2018.

Quanto aos modelos em azul que vêm agora oferecer um pouco de ar fresco e atualidade a uma coleção que tem feito sucesso com os tons patinados e estética vintage, aqui ficam algumas notas.

Montblanc 1858 Split Second Chronograph Limited Edition 100

É a reinterpretação de um histórico cronógrafo militar Minerva da década de 1930, distinguindo-se pelo mostrador com escala telemétrica na periferia e escala taquimétrica na zona central. Tal como a edição com mostrador preto e caixa em bronze, o novo Montblanc 1858 Split Second Chronograph Limited Edition 100 apresenta estas mesmas escalas, mas surge agora com uma caixa de 44 mm em titânio grau 5 com acabamento acetinado e um mostrador de ouro decorado com esmalte Grand Feu azul degradé especialmente brilhante. Também no mostrador, os apontamentos em laranja fazem a diferença, evidenciando o caráter já de si forte deste relógio de pulso.

Montblanc 1858 Split Second Chronograph Limited Edition 100. © Montblanc
Montblanc 1858 Split Second Chronograph Limited Edition 100. © Montblanc

Além das escalas taquimétrica e telemétrica, o Montblanc 1858 Split Second Chronograph Limted Edition 100 associa ainda à função cronográfica monopulsante um ponteiro rattrapante que permite medir tempos intermédios sem necessidade de interromper o tempo atual. Para maior legibilidade, as horas e minutos são indicadas ao centro, os pequenos segundos às 9 horas, e o ponteiro do segundos cronográficos, bem como o ponteiro rattrapante estão também localizados ao centro. Às 3 horas, descobre-se o contador de 30 minutos do cronógrafo.

O Montblanc 1858 Split Second Chronograph Limited Edition 100 está equipado com calibre cronográfico MB M16.31 de corda manual com duas rodas de colunas, embraiagem horizontal, reserva de corda de 50 horas e acabamentos artesanais de elevada qualidade, um descendente direto do calibre Minerva 17.29 original, desenvolvido na década de 1930 e usado em relógios de bolso e relógios de pulso. É uma edição limitada a 100 exemplares.

Algumas notas técnicas:
Referência: 126006 | Movimento | Mecânico de corda manual, calibre MB M16.31, 50 horas de reserva de corda, 18.000 alt/h (2,5 Hz) | Funções: Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo flyback, escala taquimétrica e escala telemétrica | Caixa Ø 44 mm: Titânio grau 5. Vidro e fundo em cristal de safira. Estanque até 3 bar | Bracelete ou correia: Azul sfumato em pele de aligátor e fivela em titânio  | Preço: Sob consulta

Montblanc Geosphere 1858 azul

Montblanc 1858 Geosphere. © Montblanc
Montblanc 1858 Geosphere. © Montblanc

Depois do Geosphere 1858 com caixa em aço ou bronze e mostradores preto e verde, é a vez do azul ser adotado pelo reconhecido modelo com segundo fuso horário da Montblanc. Este ano, a marca aposta numa caixa em titânio grau 5 com detalhes em azul e branco que favorecem o contraste das diferentes indicações. Segundo a marca, a fonte de inspiração para este relógio de perfil assumidamente aventureiro foram as paisagens geladas que muitos exploradores encontram e variam entre um branco gelo e azul profundo. O elemento mais reconhecível do 1858 Geosphere é a representação separada dos hemisférios norte e sul, com a correspondente indicação dos 24 diferentes fusos horários numa escala com diferentes cores para as horas do dia e para as horas da noite. Os discos referentes aos hemisférios são convexos e fazem uma rotação em 24 horas: o de cima, no sentido oposto ao de rotação dos ponteiros principais; o de baixo, no mesmo sentido dos ponteiros. O meridiano de referência da longitude está assinalado com uma linha azul luminescente.

Montblanc 1858 Geosphere. © Montblanc
Montblanc 1858 Geosphere. © Montblanc

Os sete cumes mais altos do Planeta são indicados com pontos azuis nos dois discos dos hemisférios. A própria luneta bidirecional apresenta as indicações de uma bússola, com os quatro pontos cardeais em destaque. Além da data numa janela às 3 horas (e associada aos ponteiros centrais do tempo local), o mostrador inclui também um submostrador de 12 horas com a indicação de um segundo fuso horário. Este relógio é lançado em duas versões: uma com correia em calfe azul e outra com uma bracelete metálica em aço e titânio.

Algumas notas técnicas:
Referência | 125565 (correia em calfe); 125567 (bracelete metálica) | Movimento | Mecânico de corda automática calibre MB 29.25, 42 horas de reserva de corda. Funções | Horas, minutos, data, segundo fuso horário, hemisférios norte e sul rotativos com escala de 24 horas e indicação dia/noite.  Caixa Ø 42 mm / Titânio, vidro de safira, estanque até 100 metros. Bracelete | Calfe com fecho de báscula ou metálica em aço e titânio | Preço anunciado no site | € 5.800 (correia em calfe); € 6.100 (bracelete em aço e titânio).

Montblanc 1858 Geosphere. © Montblanc
Montblanc 1858 Geosphere. © Montblanc

Visite o site oficial da Montblanc para  mais informações.

Outras leituras