Musée Atelier Audemars Piguet celebra 150 anos da marca

A Audemars Piguet está a celebrar 150 anos com pompa e circunstância. Além de um interessante pacote de novidades, das quais falaremos em breve, a marca tem patente no seu museu, em Le Brassus, uma nova exposição e também vai organizar diversas iniciativas. Incluindo masterclasses para miúdos e graúdos.

O Musée Atelier Audemars Piguet, em Le Brassus, tem uma arquitetura muito particular. Construído mesmo ao lado da sede da marca, em Le Brassus, este edifício em espiral foi inspirado na espiral de um relógio mecânico (a fina mola em espiral que, juntamente com o balanço, integra o órgão regulador) e remete para o conceito de circularidade do tempo, traduzindo a ligação entre o passado e o futuro. Este lugar de maravilhas abriu portas em 2020, ano de pandemia, e, desde então, tornou-se local de visita obrigatória.

Mas em 2025 ainda mais obrigatória se torna a visita. Este é um ano especial porque a Audemars Piguet está a celebrar século e meio de existência. Neste sentido, para a assinalar a ocasião, o Musée Atelier Audemars Piguet está a promover uma série de iniciativas.

The House of Wonders

A juntar à sua exposição permanente, o Musée Atelier Audemars Piguet promove uma exposição temporária que convida o público a descobrir a sua história através da lente daqueles que a moldaram desde as suas origens. A exposição «The House of Wonders», numa referência ao atelier original da Audemars Piguet, contempla assim uma experiência imersiva e lúdica entre salas, com um percurso de descoberta entre arquivos inéditos, retratos, passagem por uma floresta, entre outras surpresas.

A exposição «The House of Wonders» celebra 150 anos da Audemars Piguet | Fotos: Audemars Piguet

«Desde os primeiros tempos da Établissage, onde oficinas especializadas produziam componentes para montar relógios completos, a Audemars Piguet sempre valorizou a colaboração e o talento individual. Com o mesmo espírito, «The House of Wonders» destaca as gerações de relojoeiros e artesãos que contribuíram para o sucesso da Audemars Piguet», refere-se em comunicado.

A exposição estará patente até final de 2026, mas uma variação será também apresentada em Xangai, em maio, e no Dubai, em novembro deste ano.

Fundações Audemars Piguet

Também no âmbito das celebrações, o Musée Atelier apresenta o trabalho das Fundações Audemars Piguet com uma nova instalação, no Founders’ Hall, inspirada na astronomia e na relojoaria, que ilustra o impacto das atividades das Fundações da marca em todo o mundo.

Desde 1992, a Fundação Audemars Piguet apoiou mais de 200 projetos em cerca de 80 países. Com atividade em áreas ambientais, sociais e educativas, trabalham por um mundo sustentável no qual todos possam atingir o seu potencial máximo como parte de comunidades resilientes e autossuficientes.

Vai ser possível também descobrir o impacto das Fundações em todo o mundo | Foto: Audemars Piguet

Lembramos que em Portugal a Fundação Audemars Piguet apoiou a reflorestação de uma zona da Tapada de Mafra, vítima de um grande incêndio em 2003. No âmbito dessa inciativa foi também apresentado o Royal Oak Tapada de Mafra, cujas receitas da venda reverteram para a reflorestação.

Novas masterclasses

Também no âmbito dos 150 anos da Audemars Piguet, o Museu lança três novas masterclasses a partir de abril deste ano: «Shaping Materials – 150 years» que leva à descoberta dos diversos materiais utilizados na relojoaria, com base em peças selecionadas do património da marca; «Origins of the Royal Oak» no qual os participantes terão a oportunidade de montar uma caixa e um Calibre 4302, antes de experimentarem técnicas decorativas emblemáticas do Royal Oak, o mais celebrado modelo da marca.

imagem dos arquivos do Musée Atelier Audemars Piguet
Os arquivos da marca contam, claro, a sua história. Já as masterclasses vão permitir explorar diversas áreas cruciais. Um deles é destinado a crianças | Foto: Audemars Piguet

E porque as próximas gerações são garantia de continuidade, o museu vai promover masterclasses de descoberta do mundo da relojoaria destinadas a crianças entre os 8 e os 12 anos e que incluem a possibilidade de montar parte do Calibre 4302, como pequenos relojoeiros.

Para mais informações sobre as iniciativas organizadas pelo Musée Atelier Audemars Piguet visite o seu site oficial.

Continue connosco: