Bulgari num primeiro quarteto

A Bulgari não deixou os seus créditos por mãos alheias no primeiro lote de novidades para 2021: reforçou a presença no mercado com variantes em aço do emblemático Octo Finissimo, introduziu um novo cronógrafo em titânio e brilhou com uma espetacular complicação acústica associada a um turbilhão.

Bvlgari Octo Finissimo detalhe © Bvlgari
A coleção Octo Finissimo está equipada com calibres de reduzida espessura | © Bulgari

À semelhança do que sucedeu em 2020, as marcas relojoeiras do grupo LVMH optaram por revelar as primeiras novidades do ano logo no final de janeiro; a diferença residiu no modo e nas circunstâncias — há um ano, a LVMH Watch Week teve lugar no Dubai; esta semana, essa apresentação ocorreu através das plataformas digitais. A par da Zenith e da Hublot, e enquanto a TAG Heuer adiava em uma semana as suas novidades associadas ao anúncio de uma grande parceria, a Bulgari deu a conhecer vários modelos e voltou a não desiludir.

Bulgari Octo Finissimo Chrono sobre fundo de pedra, vista lateral do lado da coroa © Bulgari
Octo Finissimo Chronograph GMT Titanium com nova bracelete | © Bulgari

Sob a batuta de Jean-Christophe Babin no papel de CEO e a supervisão de Fabrizio Buonamassa enquanto diretor artístico, a Bulgari saltou para o primeiro plano relojoeiro na última meia dúzia de anos graças à constante e consistente introdução de relógios de estética tão apurada quanto a sua técnica. Essa dicotomia, que se tem saldado por múltiplos recordes e galardões, voltou a estar bem patente nas primeiras novidades de 2020, desveladas por Antoine Pin (Diretor Geral da Bulgari Watches) a partir da principal estrutura da marca na Suíça, em Neuchatel, depois de Jean-Christophe Babin ter dado as boas-vindas a partir da sede, em Roma.

No plano masculino, foram apresentados quatro novos modelos — três deles pertencentes à linha Octo Finissimo, a mais emblemática gama da firma romana.

Octo Finissimo S Chronograph GMT

Do quarteto apresentado, o Octo Finissimo S Chronograph GMT apresenta-se como o mais revelante para a estratégia comercial da Bulgari: inclui o mais plano movimento cronográfico do mercado na nova variante em aço do Octo Finissimo, sendo o aço o mais democrático dos metais e permitindo um preço abaixo dos tradicionais modelos em titânio que normalmente caraterizam a gama.

Bulgari Octo Finissimo S Chronograph GMT sobre fundo de aço © Bvlgari
Octo Finissimo S Chronograph GMT | © Bulgari

O Octo Finissimo S Chronograph GMT (e o S é mesmo referente a steel) apresenta também o primeiro mostrador azul de acabamento radial da linha Octo Finissimo, devidamente cortado pelos três submostradores prateados contrastantes — sendo que o segundo fuso horário da função GMT pode ser lido numa escala de 24 horas no submostrador às 3 horas. O notável Calibre BVL 318 de corda automática tem somente 3,30mm de espessura e oferece 55 horas de reserva de marcha.

Bvlgari Octo Finissimo detalhe © Bvlgari
Uma imagem bem reveladora da espessura dos calibres da coleção Octo Finissimo | © Bvlgari

A bracelete em aço tem o mesmo acabamento maioritariamente mate da caixa de 43mm de diâmetro por 8,75 de espessura. Não há dúvida de que se trata de um cronógrafo extremamente apelativo que vem reforçar a excelente reputação que a linha Octo Finissimo granjeia no meio relojoeiro.

Octo Finissimo S

Bulgari Octo Finissimo sobre fundo de aço © Bvlgari
Octo Finissimo S | © Bulgari

Tal como o Octo Finissimo S Chronograph GMT, também o Octo Finissimo S é uma interpretação em aço destinada a fortalecer a oferta da Bulgari na sua mais emblemática gama relojoeira. Após o lançamento dos mostradores preto e azul em 2020, surge agora um mostrador cinzento metalizado que dá ao conjunto uma personalidade especialmente monocromática e urbana. A caixa, de acabamento mate, tem 40mm de diâmetro e é estanque a 100 metros. A autonomia do Calibre BVL 138, de carga automática via microrrotor, chega às 60 horas.

Octo Finissimo Chronograph GMT Titanium

A par de dois lançamentos estratégicos em aço destinados a alargar a variante Octo Finissimo S, a Bulgari apresentou também um novo Octo Finissimo com a sua habitual estrutura em titânio, mas trocando a típica bracelete metálica por uma bracelete em cauchu texturada e apresentando um mostrador atualizado de acabamento opalino.

Bvlgari Octo Finissimo_Chrono sobe fundo espelhado © Bvlgari
Octo Finissimo Chronograph GMT Titanium | © Bulgari

O Octo Finissimo Chronograph GMT Titanium é leve e desportivo; a bracelete preta dá-lhe um interessante contraste e a conjugação da função cronográfica com um segundo fuso horário faz dele um relógio desportivo ideal para qualquer viajante sofisticado. O Calibre BLV 318 de rotor periférico surge visível através do fundo transparente da caixa com 42mm de diâmetro por 6,9mm de espessura.

Octo Roma Carillon Tourbillon

É a vedeta da companhia, tratando-se de mais um exemplo de competência da Bulgari no domínio da alta-relojoaria. O Octo Roma Carillon Tourbillon surge declinado numa caixa modular Octo Roma (menos ‘quadrada’ do que a do Octo ou do Octo Finissimo) de 44mm em titânio enegrecido com acabamento DLC e luneta em cerâmica preta mate.

Bulgari Octo Roma Carillon Tourbillon sobe fundo de pedra preta © Bvlgari
Octo Roma Carillon Tourbillon | © Bulgari

A coroa é em ouro branco de 18 quilates, tal como o botão do repetidor de minutos. Mas o grande trunfo está por baixo do mostrador recortado: o Calibre BLV 428 de corda manual, formado por um total de 432 componentes e com 75 horas de reserva de marcha, inclui um turbilhão e uma repetição minutos com toque Westminster graças a três martelos distintos. Limitado a somente 15 exemplares.

Bulgari Octo Roma Carillon Tourbillon © Bvlgari
Octo Roma Carillon Tourbillon | © Bulgari

Visite o site oficial da Bulgari para mais informações.

Outras leituras