O sexto elemento: Blancpain X Swatch Bioceramic Scuba Fifty Fathoms Ocean of Storms

Depois de ter sido apresentada há uns meses, a coleção Bioceramic Scuba Fifty Fathoms da Swatch recebeu um novo modelo. O Ocean of Storms é inspirado no maior mar lunar e estará disponível a partir de 11 de janeiro. Lembramos que esta coleção presta homenagem ao Fifty Fathoms da Blancpain, ao mesmo tempo que evoca a coleção Scuba da Swatch.

Deu que falar há uns meses enquanto relógio de homenagem ao Fifty Fathoms da Blancpain que, em 2023, celebrou 70 anos. A coleção Bioceramic Scuba Fifty Fathoms da Swatch replicou num relógio acessível códigos clássicos associados ao celebrado relógio de mergulho e foi lançado em diversas versões, com diferentes códigos de cores e elementos decorativos alusivos aos vários oceanos terrestres. Agora, a marca volta agitar as águas, mas de outra natureza.

Swatch x Blancpain  Bioceramic Scuba Fifty Fathoms Ocean of Storms
O novo Swatch Bioceramic Scuba Fifty Fathoms Ocean of Storms | Fotos: Swatch

Ocean of Storms

A Swatch volta a dar as mãos à Blancpain e vira-se para a Lua como fonte de inspiração para mais um modelo na coleção. O novo Ocean of Storms é inspirado na região lunar conhecida como Oceanus Procellarum que, com cerca de 2500 quilómetros de norte a sul, é agora reduzida às dimensões de um relógio de pulso. Em tons de preto, ecoando a lua nova e equipado com o Calibre Sistem51, o novo relógio já está disponível desde o dia 11 de janeiro. E atenção: não é uma edição limitada.

Swatch x Blancpain  Bioceramic Scuba Fifty Fathoms Ocean of Storms
A superfície lunar é replicada no rotor e animada pela representação do nudibrânqio Okenia Luna | Foto: Swatch

Tal como os outros cinco modelos lançados, o Ocean of Storms é ilustrado no fundo com a representação do seu próprio nudibrânquio. Neste caso trata-se do Okenia Luna, que se encontra ilustrado como impressão digital no rotor do movimento. A representação da superfície lunar foi também impressa digitalmente no rotor.

Em termos de caraterísticas técnicas nada mudou em relação aos anteriores: o relógio é resistente à água em águas profundas, até 91 metros e tem a caixa de 42,3mm feita num material designado como «Bioceramic» que, segundo a marca, é composto por dois terços de cerâmica e um terço de material de origem biológica derivado do óleo de rícino. A bracelete estilo Nato é feita a partir de redes de pesca recicladas.

No mostrador veem-se os logótipos Blancpain X Swatch e a referência Swatch está também inscrita na caixa, tal como a palavra «Blancpain» está inscrita nos relógios Fifty Fathoms originais. No fundo do relógios, podemos ler cinco frases inspiradoras gravadas em maiúsculas: «Passion for diving», «Licence to explore», «Ocean Breath», «Protect what you love» e «Immerse yourself». 

As nossas impressões

Como relógio, este modelo surge agora numa cor mais consensual e mais próxima do relógio homenageado. Talvez, por isso, possamos dizer que se trata do elemento que faltava na coleção, como complemento de uma paleta de cores bastante variada. Ficamos assim agora com um oferta mais ampla, respondendo a quem prefere relógios mais vibrantes, mas também a quem prefere relógios mais discretos e com um estética mais sóbria.

O Ocean of Storms da Swatch será vendido em lojas selecionadas da marca em todo o mundo, com a limitação de uma unidade por pessoa, por dia. Em Portugal, este relógio estará à venda na loja Swatch do Centro Colombo. O preço: 400 euros.

A alusão ao Fifty Fathoms na fivela. A bracelete estilo Nato é feita a partir de redes de pesca recicladas | Foto: Swatch

Algumas caraterísticas técnicas:

Swatch
Bioceramic Scuba Fifty Fathoms Ocean of Storms
Referência | SO35B400
Ano de lançamento | 2024

Movimento | Mecânico de corda automática SISTEM51 com 90 horas de reserva de corda. Ilustração da lua cheia (ampliada no Oceano das Tempestades) e uma impressão digital do nudibrânquio Okenia Luna.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa Ø 42,3 mm |  Bioceramic preto. Estanque até 50 braças (91 m/300 pés/9 bar). Vidro em material de origem biológica tratado com um revestimento antirriscos. Luneta rotativa unidirecional em material Bioceramic preto com revestimento antirriscos.
Mostrador | Preto escovado, indicador de data entre as posições das 4 e das 5 horas. Ponteiros, marcadores das horas, escala de mergulho de 60 minutos: Super- LumiNova® de classe A.
Bracelete | Tipo NATO fabricada a partir de redes de pesca recicladas. Fivela em Bioceramic preto.
Preço | 400 €

Visite o site oficial da Swatch para mais informações

Outras leituras