Numa altura em que a sua linha neovintage Millesime continua a ganhar adeptos, a Raymond Weil surpreendeu com o lançamento de um modelo oval retrocontemporâneo: o novo Toccata Heritage é herdeiro de quase 50 anos de relógios de forma da marca genebrina e surge com variantes para todos os gostos.
Já tinha sido mostrado discretamente sob embargo entre as novidades do Watches and Wonders deste ano, mas só agora foi lançado oficialmente: o Toccata Heritage é a nova vedeta da sinfonia da Raymond Weil, que mergulhou nos seus arquivos para tirar da batuta uma coleção cápsula de batismo musical. Derivado do italiano toccare, que significa tocar, é mais um nome que segue a tradição da Raymond Weil adotar nomenclaturas associadas ao universo musical — afinal de contas, a filha do fundador (o próprio Raymond Weil) foi uma pianista de renome e todos os elementos da família são melómanos. E o que se pode dizer é que a nova linha Toccata se pauta por uma linguagem carregada de ritmo, toque e equilíbrio. Um relógio de contornos poéticos que, não obstante ter raízes no passado, assenta tão bem no presente.

De facto, o Toccata Heritage vem tocar na vigente tendência da Gen Z em apreciar relógios ‘de forma’ (ou seja, não redondos) e elegantes ou mesmo kitsch, com uma estética muito influenciada pelo estilo féerico das décadas de 70 e 80 — precisamente nos primeiros anos de vida da Raymond Weil. As formas ovais ou retangulares de ângulos arredondados sempre existiram a partir do momento em que os relógios passaram do bolso para o pulso, mas tornaram-se mais populares no final dos anos 60 e a sua influência perdurou duas décadas. O Toccata Heritage apresenta esse perfume retrospetivo que lhe confere uma aura elíptica muito especial.

«O Toccata Heritage é um relógio que captura a elegância intemporal da alta relojoaria suíça a um preço incrível de CHF 1.375 para a versão mecânica. O lançamento da nova linha reflete o nosso compromisso em tornar a relojoaria de alta qualidade mais acessível, sem comprometer o artesanato, o design ou a tradição», sublinha Elie Bernheim, neto do fundador e atual CEO da Raymond Weil. E acrescenta: «O Toccata Heritage é uma viagem no tempo — honrando o passado, abraçando o presente e movendo-se ao ritmo de um legado que continua a ressoar através das gerações».
Charme Transgeracional
Aquando da longa entrevista que Elie Bernheim nos concedeu no final de 2024, antes do evento Espiral do Tempo x Raymond Weil que organizámos no Palácio do Grilo, o responsável máximo da marca genebrina já nos havia confirmado que na história da marca se poderia encontrar uma enorme variedade de relógios de forma adaptados aos gostos da nova geração.

O Toccata Heritage de formato oblongo (talvez ‘retangular ovalado’ seja uma descrição mais aproximada…) traz precisamente à baila esses trunfos transgeracionais e está declinado em três modelos com movimento mecânico de corda manual e múltiplas variantes de quartzo — todos eles de perfil especialmente fino. Ou seja, a linha completa-se naturalmente entre calibres mecânicos e de quartzo, oferecendo uma versátil gama de requintadas opções para homem e senhora.

Ao atualizar esses designs históricos de acordo com parâmetros mais contemporâneos, a linha Toccata Heritage funde de maneira muito lisonjeira o charme rétro (mas ligeiramente mais recente do que o vintage da linha Millésime, inspirado nos anos 60) com a sofisticação moderna e a tendência atual. A dedicação aos detalhes vai desde acabamentos radiais (efeito raiado soleil) no mostrador até à bracelete metálica de cinco elos em alternativa às correias em padrão aligátor. A versão de corda manual é um pouco maior do que as congéneres de quartzo.
Mecânicos ou de quartzo
Na sua versão mecânica, o Toccata Heritage alberga um movimento de carregamento manual disponível numa caixa em aço inoxidável polido com mostrador prateado ‘old silver’ ou azul-escuro ‘midnight’ e numa caixa com revestimento PVD em ouro rosa com mostrador dourado ‘copper’. O preço acessível de CHF 1’375 mencionado por Elie Bernheim (em Portugal, 1.495 euros com correia; 1.595 com bracelete metálica) reflete o compromisso de sempre da Raymond Weil em tornar a excelência acessível.

Sob a Ref. 2280, o Toccata Heritage de corda manual apresenta um calibre mecânico alojado numa caixa oval fina de 38mm x 33mm para somente 6,95 mm de espessura. Visível através de um fundo transparente em vidro de safira oval, o movimento RW4100 (de base Sellita SW200-1) com 45 horas de autonomia revela um design que também relembra a década de 70, com pontes bem acabadas e parafusos azulados — uma homenagem refinada às tradições clássicas da relojoaria. Os ponteiros polidos dauphine redesenhados (agora dotados de ‘contrapesos’) reforçam o equilíbrio entre precisão técnica e elegância estética.

Quanto às variantes de quartzo, estão disponíveis cinco modelos numa paleta de cores com acabamentos que a marca define como vibrantes: mostrador azul-escuro ‘midnight’, bordeaux ‘red grape’ ou prateado ‘old silver’, com ou sem 60 diamantes de lapidação brilhante (0,51 ct) cultivados em laboratório. E preços a partir dos CHF 995 (de 1.075 euros até 2.150 e 2.325 euros para as versões mais sofisticadas com diamantes de laboratório).

O Toccata Heritage Ref. 5280 apresenta uma delgada silhueta de 36mm x 31mm por somente 5,1 mm de espessura — muito graças à adoção de um movimento de quartzo, como sucedia nos modelos da Raymond Weil nas décadas de 70 e 80 que o inspiraram.
Charme transgeracional
Uma caraterística marcante dos novos Toccata Heritage é o desenho meticuloso das asas — mais curtas, mais finas, mas mantendo uma refinada elegância. Tais asas, de ergonomia atualizada, evocam as formas distintas dos históricos relógios ovais da marca, preservando um detalhe típico ao mesmo tempo que reforçam o conforto e a estética dos tempos modernos.

A complementar o design está uma coroa igualmente redesenhada e modernizada com um monograma, prestando homenagem ao legado relojoeiro da Raymond Weil. A luneta arredondada e a caixa ovalada realçam a silhueta e o caráter tão peculiares do relógio, numa elegante geometria que o distingue da maior parte dos modelos que se veem nos pulsos um pouco por todo o lado — e que são, na esmagadora maioria, redondos. É por isso que o Toccata Heritage apresenta um carisma geométrico muito especial.

O mostrador assume-se como um écrã que pretende ser hipnotizante, com um acabamento em efeito radial enriquecido por indexes aplicados que reforçam o minimalismo do conjunto. Uma paleta de cores cuidadosamente selecionada funde a tal elegância de tempos idos com nuances da relojoaria contemporânea, fomentando o equilíbrio entre tradição e modernidade que a Raymond Weil pretendia.

Quanto à ‘vestimenta’: as correias são em pele de bezerro genuína com bordas arredondadas, outro detalhe diretamente inspirado nos códigos de design anteriores da marca; a introdução de uma nova fivela ovalada ecoa o formato da caixa oblonga, combinando forma e função. A integração melhorada da correia de pele garante uma linha contínua e fluida. Mas está também disponível em alternativa uma bracelete metálica de cinco elos.
Primeiras impressões
No caso pessoal do autor destas linhas, o novo Toccata Heritage remete diretamente para a história familiar — os meus pais usaram, na variante masculina e feminina, os relógios ovalados que inspiraram a nova linha da Raymond Weil.

Mas se essa ponte direta para o passado de quem viveu as tendências da altura permite valorizar substancialmente o Toccata Heritage, a cotação entre a nova geração não é inferior: afinal de contas, emana um espírito que os mais jovens sentem pertencer a um passado glorioso que sabem valorizar… sem o terem vivido presencialmente. Outra coisa que deve ser acrescentada: não, não é um relógio que pretende parecer o emblemático Golden Ellipse da Patek Philippe; o Golden Ellipse não tem asas na caixa (salvo raras variantes), é menos alongado e também não foi o primeiro relógio oval da relojoaria aquando da sua apresentação (em 1968).

Em suma: o novo Toccata Heritage é uma peça muito bem confecionada e de arquitetura elegante que terá sempre oportunidade para ser usado — como primeiro relógio e protagonista, ou enquanto relógio complementar para ocasiões de gala. Vale a pena colocá-lo no pulso e sentir o seu estilo muito singular.





