Oris full bronze e muita classe

A Oris tem-se revelado particularmente afoita na criação de mostradores coloridos e originais. O novo Divers Sixty-Five Cotton Candy Sepia apresenta um visual mais sóbrio com um belo mostrador escuro — mas assente numa sempre especial estrutura em bronze.

Cerca de seis milénios após a sua descoberta e divulgação, o bronze tem-se afirmado no mainstream relojoeiro — e a Oris tem feito muito por isso. Não é qualquer marca que faz bons relógios em bronze e, nesse aspeto, a marca de Hölstein tem apresentado consistentemente produtos apelativos e de qualidade desde que lançou o modelo Divers Sixty-Five Carl Brashear em edição limitada. E um dos seus últimos lançamentos de 2023 foi o Divers Sixty-Five Date Cotton Candy Sepia, desvelado na recente Dubai Watch Week a par do Big Crown PPX Calibre 400 Laser de inovador mostrador iridescente criado a partir de uma técnica especial de laser.

Novidade: o Divers Sixty-Five Date Cotton Candy Sepia | © Oris

Entre essas duas novidades, o Divers Sixty-Five Date Cotton Candy Sepia como que assumiu o estatuto de ator secundário face ao protagonismo granjeado pelo exótico mostrador do Big Crown PPX Calibre 400 Laser. No entanto, é seguramente um relógio mais apelativo para um público mais vasto — e, seguramente, para todos aqueles que apreciam uma máquina do tempo com perfume retro. Para mais, é em bronze e o mostrador, aparentemente preto, é igualmente diferenciado: trata-se de um ‘preto tabaco’ muito bem combinado com grafismo dourado que oferece ao conjunto uma estética extremamente apelativa e com uma sobriedade que vai no sentido oposto dos anteriores modelos da mini-coleção Sixty-Five Cotton Candy, lançados em 2021 e caraterizados por mostradores de cor pastel (azul água, verde menta, rosa claro).

Novidade: o Divers Sixty-Five Cotton Candy Sepia | © Oris
No pulso: a Oris tornou-se especialista na confeção de relógios em bronze | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

No novo Divers Sixty-Five Cotton Candy Sepia, a aparente ‘neutralidade’ do mostrador preto (que já havia surgido no Sixty-Five Steel & Bronze de 2018 e no Sixty-Five Chronograph Steel & Bronze de 2019) dá maior relevância aos tons quentes da caixa em bronze e ao processo de patinagem que tornará o relógio verdadeiramente único: a pátina irá ser influenciada pela pele do utilizador, pelo seu modo de vida, pela proximidade ou não do mar, por uma maior ou menor humidade, pela qualidade do ar.

Oris Divers Sixty-Five bronze
O Divers Sixty-Five Cotton Candy Sepia com bracelete em cauchu | © Oris

O bronze foi uma das primeiras ligas metálicas elaboradas pelo homem, com a associação do cobre dominante (cerca de 85 por cento) ao estanho ou outros metais (proporções variáveis de alumínio, magnésio, níquel, zinco) e mesmo matérias diferentes (do arsénico ao fósforo) para lhe dar maior rigidez ou maleabilidade; o seu surgimento em força por volta de 4.000 a.C., com o domínio Sumério no Médio Oriente e a eclosão do seu uso na índia como na China nessa mesma altura, fez com que esse período fosse apelidado de Idade do Bronze. A Oris tem contribuído para a afirmação da Idade do Bronze na indústria relojoeira ao longo da última dúzia de anos.

Oris Divers Sixty-Five bronze
Com o uso, o bronze ganha uma pátina que torna cada relógio único | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

A caixa em bronze do Divers Sixty-Five Cotton Candy Sepia é de 38mm, um tamanho mais contido que reforça o feeling vintage no pulso comparativamente com os modelos Divers Sixty-Five das primeiras gerações (42mm, 40mm); também a coroa de rosca e a luneta unidirecional são esculpidas em bronze, com a Oris a optar por um fundo em aço inoxidável mais consensual devido a todos aqueles que não gostam que o verdete da patina suje o pulso ou os que apresentam alguma alergia ao bronze. Para esses, a bracelete em cauchu será a escolha natural; para os outros, a bracelete em bronze de três elos complementa espetacularmente o conjunto. A data é colocada às 6 horas para uma melhor simetria em comparação com a data às 3h que era mais habitual nas primeiras gerações do Sixty-Five.

Oris Divers Sixty-Five bronze
O fundo em aço ixoxidável para evitar irritação em peles mais alérgicas | © Oris

As soluções encontradas para o mostrador são igualmente muito assertivas. Os indexes das horas, de generosas dimensões, têm um contorno dourado da mesma tonalidade dos ponteiros e do grafismo — estando, tal como os ponteiros, recheados de Super-LumiNova em tom branco envelhecido para reforçar o ar retro; no escuro, a luminescência passa a verde. O logótipo e a inscrição têm uma tonalidade bronzeada, tal como o marcador das 12 horas em forma de escudo.

As nossas impressões

A Oris tem estado tão à frente na utilização de cores e de padrões originais para os seus mostradores (para não falar do verde-sapo usado na edição Kermit!) que foi bom ver uma novidade mais clássica — mesmo que a estrutura em bronze faça imediatamente sobressair o Divers Sixty-Five Cotton Candy Sepia em qualquer circunstância. Só que o faz com classe e elegância, porque o tom dourado do bronze é quente e nunca berrante. Para mais, a pátina que vai ganhando com o uso torna o conjunto ainda mais especial.

Oris Divers Sixty-Five bronze
Tamanho confortável e qualidade de construção | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Quanto ao movimento, a Oris optou pelo Calibre 733 de corda automática (uma adaptação do Sellita SW200-1), com 41 horas de reserva de marcha. Essa fiável opção por um robusto calibre genérico, em detrimento do cada vez mais usado Calibre 400 de manufatura e respetivas variantes, mantém o preço relativamente acessível: 2.750 euros com bracelete de bronze e 2.450 com bracelete de cauchu de estilo Tropic.

A bracelete em cauchu segue o estilo vintage das originais Tropic de mergulho dos anos 60 | © Oris

Um relógio claramente competitivo pelo preço e pela estética, em comparação com ofertas mais ou menos similares de outras marcas. E não se trata de uma edição limitada: passa a fazer parte do catálogo regular da Oris, num total de 24 refrências ‘bronzeadas’ entre modelos Sixty-Five, Big Crown Pointer Date e Big Crown ProPilot Big Date.

Algumas caraterísticas técnicas:

Oris
Divers Sixty-Five Date Cotton Candy Sepia
Ano de lançamento | 2023
Referência | 01 733 7771 3154-07 8 19 15

As duas variantes do Oris Divers Sixty-Five Date com caixa em bronze | © Oris

Movimento | Mecânico de corda automática Oris 733, base SW 200-1, 28.800 alt/h, 38h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Mostrador | Preto com indexes e ponteiros luminescentes com SuperLuminova light old radium.
Caixa ø 38mm | Divers em bronze, multipeças, anel de topo com escala dos minutos em bronze, vidro de safira abobadado em ambos os lados, acabamento antirreflexos no interior. Fundo em aço com gravações especiais. Coroa de rosca de bronze. Estanque até 10 bar (100 metros). Distância entre asas: 19mm.
Bracelete | Bronze com fecho de báscula. Também disponível com bracelete de borracha com fivela.
Preço anunciado no site | 2.750 € (bracelete metálica em bronze); 2.450 € (bracelete em cauchu)

Visite o site oficial da Oris para mais informações

Outras leituras