Panerai Luminor Due PAM01424 com mostrador burgundy

Tem uma disponibilidade geograficamente limitada, mas será cobiçado em todo o mundo e merece um apontamento de destaque pelo peculiar tom cor de vinho do mostrador gradiente. O novo PAM01424 é o mais recente membro da família Luminor Due.

Sabemos que a Panerai é uma daquelas marcas que quem gosta gosta à séria. Tem aquela coisa de ser cativante pela história que guarda e conseguiu ao longo dos tempos reunir uma grande comunidade de aficionados tão minuciosos quanto exigentes, tão apaixonados quanto críticos. Sabemos também que falamos de uma marca cujas raízes remontam a uma pequena oficina florentina em 1860, que se especializou em instrumentos do tempo de mergulho, bússolas e profundímetros, para encontrar uma nova era de reconhecimento junto de aficionados quando os seus relógios militares passaram para o mercado civil em 1993 e mais especificamente desde 1997, quando passou a pertencer ao conglomerado que depois ficaria conhecido como Grupo Richemont. Pelo meio, há um percurso ligado ao mar e à criação de instrumentos profissionais.

Panerai_LuminorDue_PAM01424_Burgundy
O novo Luminor Due PAM01424 Burgundy | Foto: Panerai

Se quisermos perceber a singularidade dos relógios da Panerai temos de partir sempre do tamanho. Ou seja, nos anos 1990 — em que a média de diâmetro rondava os 38 mm —, a marca italiana apresentou relógios com 45 mm de diâmetro, tendo o seu legado como fonte de inspiração; muito graças à Panerai, os relógios de grandes dimensões tornaram-se então tendência. Depois, teremos de mencionar o formato da caixa. Se o Radiomir foi o primeiro relógio lançado pela marca, o Luminor é o mais inconfundível, graças ao formato cushion  e ao dispositivo protetor da coroa. Por outro lado, o mostrador de construção sandwich que permite uma elevada legibilidade e a possibilidade de troca de braceletes — através de um novo sistema patenteado exclusivo da marca —, são outros elementos caraterísticos. Juntemos ainda uma considerável estanqueidade por estarmos a falar de relógios ligados ao mundo do mergulho profissional e militar.

Panerai Luminor Due PAM01424 Burgundy | Fotos: Panerai
O tom pouco usual e muito apelativo do Luminor Due PAM01424 Burgundy | Fotos: Panerai

Todos estes elementos se justificam historicamente na marca. Foi, por isso, que — quando, em 2016, a Panerai pegou no Luminor 1950 e o reinterpretou para responder aos tempos contemporâneos — a comunidade de aficionados ficou um pouco apreensiva relativamente a um formato ‘mais civil’. O novo relógio foi apelidado de Luminor Due porque vinha ‘representar um segundo capítulo na história da marca’ e foi apresentado em quatro diferentes versões. Apesar dos códigos estéticos serem fieis à família Luminor, os Luminor Due vieram despoletar alguma discussão. O motivo? O ajuste da caixa para dimensões mais reduzidas (uma redução até 40% para alguns modelos) que fogem da habitual forma sobredimensionada de ser Panerai. Ainda assim, com mais ou menos discussão, os Luminor Due vieram para ficar e ganharam um lugar próprio no portefólio da firma de origem florentina. O mais recente membro é o PAM01424 e inaugura o tom cor de vinho, antes utilizado em modelos de platina, na família Due.

Panerai Luminor Due PAM01424

Panerai Luminor Due PAM01424 Burgundy | Foto: Panerai
Panerai Luminor Due PAM01424 Burgundy | Foto: Panerai

Com caixa de 42mm em aço polido, o Luminor Due PAM01424 distingue-se pelo mostrador gradiente cor de vinho que vai escurecendo a partir do centro até às extremidades. A utilização do tratamento esfumado dá ao mostrador muitas mais nuances a partir da incidência de luz e oferece também uma nota suplementar de sofisticação ao relógio. O tom burgundy/bordeaux tem notas de um vermelho escuro pensadas para apelar a um cliente específico (para pena da esmagadora maioria, é um modelo exclusivo das boutiques da marca na China!) e foi lançado para comemorar o Ano do Dragão; tornar-se-á rapidamente num dos modelos mais cobiçados pelos Paneristi, não só pela exclusividade como pela beleza do mostrador.

O Luminor Due PAM01424 é mais uma elegante prova de que o lançamento da linha Luminor Due foi uma boa ideia, permitindo à Panerai incluir no seu catálogo uma linha que favorece uma utilização mais urbana por parte dos seus aficionados — mantendo o ADN da marca, mas adelgaçando o perfil à custa de um calibre mais fino e possibilitando o seu uso mesmo com fato. O novo modelo de mostrador cor de vinho gradiente apresenta essa vertente mais ‘civil’ e até a utilização de uma correia em crocodilo (mais formal do que o couro tradicional) acentua esse maior pendor formal — mas também estão disponíveis braceletes em cauchu.

Panerai Burgundy | Fotos: Panerai
Um belo exercício da estética associada à marca de origem florentina | Fotos: Panerai

As indicações são essenciais, no mais puro estilo Panerai: três ponteiros e data. O relógio indica as horas e os minutos por meio de ponteiros centrais; os pequenos segundos podem ser lidos num submostrador às 9h e a data numa janela às 3h. Como mostrador de tipo sandwich, a construção em camadas faz ressaltar a placa luminescente a partir dos algarismos e indexes recortados no plano superior.

Os três ponteiros também apresentam um revestimento com Super-LumiNova branca que ilumina a verde, no escuro. Neste particular modelo, a tonalidade combina com a pulseira de crocodilo preta fosca complementada por um novo fecho dobrável e ergonómico, aperfeiçoado com o PAM Click Release System, sistema que facilita a utilização e o ajuste da bracelete. Construída em aço, a fivela revela um equilíbrio preciso entre elegância e resistência, em linha com a expressão graciosa do relógio.

Panerai Luminor Due PAM01424 Burgundy | Fotos: Panerai
Com as braceletes em cauchu disponíveis e a condizer | Fotos: Panerai

O novo modelo da família Luminor Due com diâmetro de 42mm é alimentado pelo Calibre P.900 de carga automática com reserva de corda para três dias e resistência à água de 5 bar. Como referido, o Luminor Due PAM01424 está somente disponível como exclusivo das boutiques da marca na China.


Algumas caraterísticas técnicas:

Panerai
Luminor Due

Referência | PAM01424
Lançamento | 2024
Movimento | Mecânico automático, Calibre P.900, 12½ linhas. 171 componentes, 23 rubis, 28.800 alt/h. Dispositivo antichoque Incabloc™.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos e data.
Mostrador | Burgundy escovado, com algarismos árabes luminosos e ponteiros das horas preenchidos com SuperLumiNova® branca. Data às 3h e pequenos segundos às 9h.
Caixa ø 42mm | Aço polido. Bisel em aço polido. Dispositivo de proteção da coroa Safety Lock em aço polido. Fundo da caixa em aço escovado. Vidro de safira. Estanque até 5bar.
Bracelete | Pele de crocodilo. Fivela em aço polido.
Preço | Sob consulta.

Outras leituras