Patek Philippe Ref. 5204G: a harmonia da complexidade

O Patek Philippe com Ref. 5204G-001 foi lançado em 2022, mas permanece no catálogo atual da marca como um relógio de pulso de caraterísticas únicas. Além do mostrador verde azeitona guardado por uma caixa em ouro branco, une harmoniosamente duas complicações de calibre: cronógrafo rattrapante e calendário perpétuo.

A Patek Philippe apresentou este ano uma composta coleção de novos relógios, incluindo dois modelos com cronógrafo rattrapante que deram bastante que falar. Por um lado, temos o Quadruple Complication Ref. 5308G com repetição de minutos, calendário perpétuo e cronógrafo rattrapante dispostos num elegante mostrador azul claro. Por outro lado, temos a Ref.5370R, que se distingue pelo mostrador castanho em esmalte Grand Feu com submostradores contrastantes e apontamentos em ouro rosa.

Com estes dois novos modelos, a marca passa a contemplar no seu atual catálogo regular quatro modelos com cronógrafo rattrapante, todos eles muito diferentes entre si, mas todos eles unidos por uma classe e elegância que nem sempre esta complicação o permite, em especial se tivermos em conta a combinação com outras complicações. Dos quatro, relembramos hoje em detalhe a Ref. 5204G-001 que inclui também calendário perpétuo, numa dupla mecânica suprema que a marca suíça domina como poucos.

A linhagem

Patek-Philippe Ref.5204G-001: em posição vertical
Cronógrafo rattrapante e calendário de pulso num relógio de pulso com caixa de 40mm em ouro branco | Foto: Patek Philippe

Arrumada na coleção Grand Complications da Patek Philippe, a Ref. 5204G-001 foi lançada no outono de 2022, como parte de um pacote de novidades que contemplou diferentes cronógrafos, mas também diferentes versões do Nautilus. Na altura, o novo relógio de pulso veio juntar-se à Ref. 5204R-011 com caixa em ouro rosa e mostrador e bracelete em cinza ardósia, integrando o mesmo movimento cronográfico rattrapante, ao mesmo tempo que trouxe o tom verde azeitona que, desde 2019, as marca tem vindo a introduzir cada vez mais nas suas coleções. Com a descontinuação da Ref. 5204R-011, que tinha sido apresentada em 2021, a 5204G-001 é atualmente o único relógio da coleção Grand Complications a integrar isoladamente a dupla cronógrafo rattrapante e calendário perpétuo.

Em tons de verde

Patek-Philippe Ref. 5204G-001: imagem aproximada, com o relógio quase deitado
O mostrador verde-azeitona destaca-se pelo efeito raiado e pelo gradiente escurecido que parte da zona central para a periferia | Foto: Patek Philippe

O verde tem vindo a pautar a história da Patek Philippe, mas o tom verde- azeitona em específico é mais recente, em especial a sua aplicação com nuances raiadas e um efeito gradiente que faz a diferença nos jogos de reflexos. No passado, o Aquanaut verde caqui já fazia sucesso (o registo mais antigo que descobrimos remonta a 2004 na versão Luce, embora a versão de 2019 seja a mais falada), assim como outros modelos com apontamentos em verde mais forte, mas em 2021 o Nautilus 5711/1A-014 talvez tenha representado um ponto de viragem, não apenas porque surgiu na sequência do anúncio da descontinuação da clássica versão em aço com mostrador azul, mas também porque de certa forma abriu caminho para o uso mais alargado do verde-azeitona, depois da estreia da cor, no Twenty~4 Automatic no início desse mesmo ano.

Correia verde e detalhe do fecho do relógio Patek-Philippe Ref.5204G-001
A correia verde a condizer com o relógio tem pesponto bege e é complementada por um fecho de báscula em ouro branco com o emblema da marca | Foto: Patek Philippe

Atualmente, o verde em geral e o verde-azeitona em particular já fazem uma mancha evidente na coleção da marca, uma cor com simbologia positiva que até foi escolhida para um dos modelos da nova coleção Cubitus. No caso da Ref. 5204G-001, o verde-azeitona com acabamento raiado contribui para destacar as complicações do mostrador e oferece uma nota de leveza ao relógio. Por outro lado, a correia em calfe no mesmo tom e pespontada a bege contribui para a harmonia de todo o conjunto, ao mesmo tempo que reforça um lado mais casual, que faz sentido na relação com a função cronográfica.

O cronógrafo

Patek-Philippe Ref.5204G-001: fundo e vista do relógio completo
Quem vê caras, vê corações: a frescura verde do relógio guarda um movimento mecânico de elevada complexidade | Fotos: Patek Philippe

Equipado com o Calibre CHR 29-535PS Q de corda manual, o relógio integra cronógrafo rattrapante com duas rodas de colunas e embraiagem vertical, bem como calendário perpétuo. O cronógrafo rattrapante compreende dois ponteiros que permitem a medição de dois períodos de tempo de duração distinta, mas que têm início no mesmo momento. Através de um botão adicional, é possível parar um dos ponteiros, enquanto o outro continua a correr. Depois de registado o intervalo de tempo, o mesmo pode ser reativado e continuar o seu caminho.

Patek-Philippe Ref.5204G-001: detalhe da lateral da caixa
Os botões permitem controlar a função cronográfica, com o botão embutido na coroa a controlar a função rattrapante | Fotos: Patek Philippe

Na Ref. 5204G-001 o botão às 2 horas inicia e pára o cronógrafo regular, enquanto o botão integrado na coroa permite controlar o ponteiro rattrapante. O botão às 4 horas faz o retorno a zero dos ponteiros. No mostrador verde, podemos ver as respetivas escalas de contagem dos segundos cronográficos na periferia, bem como um contador de 30 minutos às 3 horas. O movimento compreende seis patentes para o cronógrafo e uma para o cronógrafo rattrapante.

Calendário perpétuo

Como dissemos, além do cronógrafo, o relógio integra calendário perpétuo, o que significa que a Ref. 5204G-001 tem a capacidade de indicar a data, o dia da semana e o mês, assumindo as diferentes variáveis associadas à duração dos meses, nomeadamente nos anos bissextos, sem necessidade de ajuste manual – com exceção dos anos seculares. Além disso, o relógio apresenta também uma abertura para indicação das fases da Lua através de um disco decorado com a representação do satélite terrestre num céu estrelado, bem como a indicação dia/noite, num conjunto astronómico de respeito.

Patek-Philippe Ref. 5204G-001: close up do fundo que destaca o movimento
O movimento de corda manual tem 496 componentes. A reserva de marcha oscila entre um mínimo de 55 horas e máximo de 65 horas com o cronógrafo desativado | Foto: Patek Philippe

O dia da semana e o mês são apresentados por meio de discos, numa janela dupla às 12 horas, numa clássica solução da marca. Já o dia do mês é indicado por meio de um ponteiro que circula às 6 horas pela escala que rodeia a abertura das fases da Lua. Às 7h, uma pequena abertura apresenta o dia/noite por meio de um disco azul e branco; enquanto a pequena abertura às 4 horas apresenta a referência ao ano bissexto. Para acertar as diferentes indicações, existem corretores próprios embutidos na caixa.

Harmonia e legibilidade

Patek-Philippe Ref.5204G-001: fundo e close up do mostrador verde, com destaque das janelas do dia da semana e do mês.
As indicações do calendário perpétuo são distribuídas de forma harmoniosa no mostrador, incluindo a janela dupla para o dia da semana e o dia do mês. O vidro de safira do fundo permite contemplar a complexidade do mecanismo | Fotos: Patek Philippe

Com caixa de 40mm em ouro branco polido, o Ref. 5204G-001 distingue-se ainda pela sua elegante arquitetura, incluindo uma luneta côncava e asas de dois níveis, que sublinham a harmonia do mostrador. A legibilidade das complicações é reforçada pelo contraste entre o verde de base e as linhas brancas das diversas indicações, que ecoam na correia. Depois, os ponteiros de formato dauphine, bem como os indexes tipo bastão são sublinhados por revestimento luminescente verde, num apontamento pensado para ambientes mais escurecidos. Por fim, há que destacar o fundo transparente em vidro de safira que permite contemplar o intrincado movimento que dá vida ao relógio, bem como os respetivos acabamentos. O fundo pode ser trocado por um fundo sólido alternativo. Uma opção que permite resguadar visualmente a complexidade mecânica.

Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.


Algumas caraterísticas técnicas:

Patek Philippe
Grand Complications Ref. 5204G-001
Split-Seconds Crhonograph. Perpetual Calendar
Referência | 5204G-001
Ano de lançamento | 2022

Patek-Philippe Ref. 5204G-001: relógio visto de frente, tipo soldad
Patek Philippe Grand Complications Ref. 5204G-001 | Foto: Patek Philippe

Movimento | Mecânico de corda manual Calibre CHR 29-535 PS Q com cronógrafo rattrapante e calendário perpétuo. 496 componentes. Mínimo de 55 horas e máximo de 65 horas de reserva de marcha com o cronógrafo desativado. 28.800 alt/h (4 Hz). Espiral Breguet.
Mostrador | Base em ouro branco. Verde azeitona ou azul, com gradiente escurecido. Indexes em ouro de estilo batom facetados e com revestimento luminescente. Ponteiros Dauphine com revestimento luminescente.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo rattrapante, calendário perpétuo e indicação das fases da Lua.
Caixa Ø 40 mm | Ouro branco. Espessura: 14,3 mm. Estanque até 30 metros. Fundo sólido ou em vidro de safira intercambiáveis.
Correia | Calfe em verde-azeitona com pesponto bege. Fecho de báscula.
Preço recomendado no site da marca | 350.900 €

Continue connosco: