Novidades de outono da Patek Philippe: os cronógrafos

São mais oito modelos que, neste outono, se vêm juntar ao portefólio de novidades 2022 da Patek Philippe. A marca genebrina aposta assim em designs marcantes da sua coleção, unindo-os a diversas complicações, e dá ainda a conhecer a mais recente evolução do Nautilus lançado em 1976, depois de em 2021 ter descontinuado a Ref.5711. Mas hoje, destacamos os cronógrafos.

O ano relojoeiro é cada vez mais recheado de surpresas, com algumas marcas a optarem por lançamentos ao longo dos 12 meses, em vez de concentrarem a apresentação das novidades apenas num determinado momento. A Patek Philippe tem seguido esta estratégia, apresentando modelos de tempos a tempos. Em 2022, a casa genebrina apresentou um conjunto bem completo de relógios no Watches and Wonders, seguindo-se a Ref. 5470P-001, a mais recente novidade saída do seu departamento de Advanced Research. Depois, há ainda os modelos que integram a coleção Rare Handcrafts que estiveram, inclusive, em exposição, e que ainda podem ser conhecidos através de uma visita online.

Patek-Philippe_5204G_001
Split-Seconds Chronograph with Perpetual Calendar – Ref. 5204G-001 | Foto: Patek Philippe

Agora, neste outono, a Patek Philippe revela mais oito novidades que unem designs incontornáveis a diversas complicações. O enfoque neste âmbito vai para os cronógrafos, com o lançamento de um cronógrafo monopulsante com calendário perpétuo e coroa à esquerda e com o primeiro cronógrafo da coleção Aquanaut Luce, entre outros. No entanto, a marca aposta também no Nautilus com novas variações dando ainda a conhecer a mais recente evolução do design Nautilus, depois de ter sido descontinuado em 2021.

Hoje, porém, destacamos os cronógrafos lançados neste outono pela marca genebrina.

Aquanaut Luce ‘Rainbow’ Chronograph Ref. 7968/300R-001

São cinco os novos cronógrafos com os quais a Patek Philippe vem animar a estação dourada. E um deles é mesmo em tons dourados, salientando-se pela caixa de 39,9mm em ouro rosa decorada com uma moldura dupla de diamantes de corte baguette e safiras de diferentes tonalidades, cravejados de modo a que não se notem espaços entre si – uma solução que cria um sentido de unidade e intensidade de reflexos. Em destaque nele, ainda, o bonito mostrador em madrepérola gravado com o característico padrão Aquanaut e enaltecido por numerais em ouro aplicados e por 12 safiras multicoloridas.

Aquanaut Luce ‘Rainbow’ Chronograph Ref. 7968/300R-001 | Foto: Patek Philippe

O novo modelo chama-se Aquanaut Luce ‘Rainbow’ Chronograph Ref. 7968/300R-001 e é o primeiro cronógrafo da coleção Aquanaut Luce. No interior vive o Calibre CH 28-520 que faz deste modelo também o primeiro cronógrafo de corda automática para senhoras da coleção Patek Philippe. O visual marcante deste novo relógio é sublinhado pelo contador sobredimensionado às 6h e pela bracelete vermelha, de origem, em composite, com padrão em relevo. No entanto, este mesmo modelo é ainda entregue com mais duas braceletes no mesmo material: uma em bege mate e outra em branco mate.

Aquanaut Luce ‘Rainbow’ Chronograph Ref. 7968/300R-001 | Foto: Patek Philippe

Split-Seconds Monopusher Chronograph with Perpetual Calendar Ref. 5373P-001

Na mesma linha de modelos com visual marcante, a Patek Philippe surpreende também com o Split-Seconds Monopusher Chronograph with Perpetual Calendar Ref. 5373P-001, um cronógrafo monopulsante com função rattrapante e calendário perpétuo que se destaca pela coroa à esquerda e que, de acordo com a marca, é o primeiro relógio para canhotos da sua história recente. Trata-se do sucessor da Ref. 5372, no entanto, as indicações e elementos operativos surgem invertidas face ao modelo anterior, graças ao Calibre CHR 27-525 PS Q de corda manual.

Split-Seconds Monopusher Chronograph with Perpetual Calendar Ref. 5373P-001 | Foto: Patek Philippe

A indicação das fases da Lua encontra-se, assim, às 6h, o dia do mês às 12 h, os pequenos segundos às 3h (com janela do dia da semana), o contador de 60 minutos às 9h (com janela do mês), indicação dia/noite entre a 1h e as 2h e ano bissexto entre as 10h e as 11h. Estanque até 30 metros, a caixa de 38,3mm em platina emoldura um bonito mostrador cor de carvão com acabamento escovado que vai escurecendo do centro para a periferia. Os apontamentos vermelhos, nomeadamente, nos ponteiros rattrapante, bem como a bracelete preta em calfe texturada com pesponto bem evidente atribuem a este modelo um toque decididamente desportivo.

Split-Seconds Monopusher Chronograph with Perpetual Calendar Ref. 5373P-001 | Foto: Patek Philippe

Split-Seconds Chronograph with Perpetual Calendar Ref. 5204G-00

Também com função rattrapante, o novo Split-Seconds Chronograph with Perpetual Calendar Ref. 5204G-001 de corda manual é mais uma das novas estrelas apresentadas. Esta referência existe desde 2021 numa versão em ouro rosa com mostrador e bracelete em tons de ardósia e surge agora com caixa em ouro branco e mostrador e bracelete em verde azeitona – sendo que os tons de verde têm sido uma aposta gradual da marca nos tempos mais recentes. Apesar do significativo conjunto de complicações, a legibilidade é potenciada pelo contraste dos elementos com o fundo degradé. O Calibre CHR 29-535 PS Q com duas rodas de colunas e embraiagem vertical integra sete inovações patenteadas: seis para o cronógrafo e uma para o mecanismo rattrapante.

Split-Seconds Chronograph with Perpetual Calendar – Ref. 5204G-001 | Foto: Patek Philippe

Self-Winding World Time Flyback Chronograph – Ref.5935A-001

Por seu lado, a Ref.5935A surge como uma outra forma de abordagem do cronógrafo que passa pela função flyback, combinando-a com a sempre útil indicação world time. A marca refere este novo modelo como uma reinterpretação de uma referência lançada em 2016 e que foi sendo complementada por outras variantes em metal precioso. Surge agora com caixa em aço – o material que costuma ser a exceção na coleção da Patek Philippe – animada por um mostrador opalino em tons de salmão decorado no centro com um padrão ‘carbono’.

Self-Winding World Time Flyback Chronograph – Ref.5935A-001 | Foto: Patek Philippe

A referência às cidades que permite a indicação da hora mundial encontra-se na periferia – uma solução que faz parte da história da marca – e a legibilidade é potenciada pelos indexes em formato baton e pela bem conseguida organização de todas as funções. Destaque ainda para o facto de esta nova referência incluir duas correias em calfe: uma de cor taupe texturada granulada e outra bege com textura lisa. A Patek Philippe refere que com a entrada no catálogo da nova Ref.5935A-001 World Time Flyback Chronograph, a Ref.5930-G010 será descontinuada.

Self-Winding World Time Flyback Chronograph – Ref.5935A-001 | Foto: Patek Philippe

Nautilus Travel Time Chronograph Ref.5990/1A-011

Por fim, no que diz respeito às novidades com cronógrafo apresentadas pela Patek Philippe, há que referir o Nautilus Travel Time Chronograph Ref.5990/1A-0 Ref.5990/1A-011 que, no fundo, é a mais recente interpretação da Ref.5990 apresentada em 2014. A grande diferença passa pelo mostrador, agora em azul com efeito gradiente – que vai escurecendo do centro para a periferia. Depois, todos os elementos da coleção Nautilus estão lá: o padrão horizontal decorativo no mostrador, os indexes das horas de formato baton aplicados e com revestimento luminescente, a caixa de forma com luneta octogonal e acabamentos alternados entre o polido e o escovado.

Nautilus Travel Time Chronograph – Ref.5990/1A-011 | Foto: Patek Philippe

Tal como as versões anteriores, este modelo une a função de cronógrafo flyback às funções de Travel Time e data indicada por meio de ponteiro, associada ao tempo local. A função Travel Time implica na prática a indicação de dois fusos horários através de ponteiros centrais, com o ponteiro esqueletizado a indicar o tempo de origem. A função flyback permite recomeçar a operação de cronometragem, sem necessidade de parar primeiro os ponteiros e o ponteiro central do cronógrafo pode ser usado também como indicador dos segundos correntes.
Tanto os botões do cronógrafo como a bracelete metálica integrada, com um sistema que permite ajustar o comprimento entre 2 e 4mm, contribuem para o visual robusto do novo relógio relógio de pulso.

Fica a nota de que este modelo vem substituir a Ref. 5990/1A-001 – a versão em aço com mostrador cinza, portanto. A Ref. 5990/1R-001 em ouro rosa permanece na coleção.

Nautilus Travel Time Chronograph – Ref.5990/1A-011 | Foto: Patek Philippe

Outras leituras