Patek Philippe Ref. 5224R-001 Calatrava Travel Time: entre fusos

Em 2023, a Patek Philippe apresentou a Ref. 5224R-001 Calatrava Travel Time, um relógio dotado de uma indicação da hora local e da hora de origem através de dois ponteiros centrais com rotação de 24 horas. Uma estreia na coleção da marca.

É provável que, hoje em dia, uma das formas mais simples de ter acesso às horas de qualquer lugar do mundo seja através do smartphone ou do smartwatch. Mas consultar um segundo fuso horário num relógio mecânico tem o seu ‘quê’ de especial. No mercado, há uma ampla gama de relógios de pulso que oferecem essa funcionalidade, permitindo saber, em simultâneo, que horas são em diferentes partes do mundo.

Patek Philippe Calatrava Travel Time
Ref. 5224R-001 Calatrava Travel Time: um relógio com indicação da hora local e de origem através de dois ponteiros centrais com rotação de 24 horas | Foto: cortesia Patek Philippe

A Patek Philippe destaca-se neste segmento, com uma variedade significativa de opções no seu portefólio. A marca aposta especialmente em duas soluções técnicas: no sistema de Louis Cottier, em que as cidades relativas aos fusos horários estão dispostas em torno do mostrador; e no prático e legível sistema Travel Time, com dois ponteiros centrais das horas, em que um deles pode ser ajustado em incrementos de uma hora. Mas a Ref. 5224R-001 Calatrava Travel Time, lançada em 2023, trouxe algo de novo ao catálogo, diferenciando-se pelas suas características únicas. Este modelo exibe a hora local e a hora de origem/de domicílio (home time) por meio de dois ponteiros centrais que indicam o tempo numa escala de 24 horas. Ao contrário dos relógios tradicionais, onde o ponteiro das horas dá duas voltas ao mostrador num dia, o ponteiro da Ref. 5224R-001 dá apenas uma volta completa a cada período de 24 horas.

Inspiração

Patek Philippe Calatrava Travel Time
O relógio inspira-se num relógio de bolso que se encontra no Museu da Patek Philippe, em Genebra | Fotos: cortesia Patek Philippe

Embora inovadora, esta solução não é inédita na história da Patek Philippe. O Museu da marca, em Genebra, guarda no seu espólio um relógio de bolso de 1905 que apresenta precisamente um mostrador de 24 horas. Com o n.º P-527, este relógio foi produzido para a Gondolo & Labouriau, um retalhista brasileiro de grande relevância no passado da casa genebrina. A escolha de um mostrador de 24 horas no novo modelo reflete assim uma homenagem a esse legado histórico, enquanto oferece uma abordagem moderna e distinta ao conceito de tempo. Simultaneamente vem complementar todo um legado histórico da marca que é uma referência na criação de instrumentos do tempo que indicam mais do que um fuso horário.

Leitura intuitiva

Patek Philippe Calatrava Travel Time
As 12 horas estão no topo do mostrador, marcando o meio-dia, e as 24 horas no lado oposto, às 6 horas, numa solução intuitiva para a leitura do tempo | Foto: cortesia Patek Philippe

Com correia em calfe de acabamento nubuck, a Ref. 5224R-001 Calatrava Travel Time chama a atenção à primeira vista, pela predominância dos tons azuis e pela sua escala de 24 horas, disposta de uma forma menos comum neste tipo de relógio. Diferente do exemplar de bolso que lhe serviu de inspiração, a Ref. 5224R-001 posiciona as 12 horas no topo do mostrador, marcando o meio-dia, e as 24 horas no lado oposto, às 6 horas, numa solução intuitiva para a leitura do tempo. Esta configuração dispensa, por isso, a tradicional indicação discreta de dia/noite de outros modelos Travel Time da Patek Philippe. Assim, a metade superior do mostrador refere-se ao período diurno, enquanto a metade inferior indica o período noturno. A leitura do tempo pode assim ser feita de forma quase imediata.

Mostrador

PatekPhilippe_Ref5224R-001_Calatrava_TravelTime
A luminescência descobre-se nos ponteiros das horas e minutos, bem como nos numerais e indexes, num reforço da legibilidade com menos luz | Foto: cortesia Espiral do Tempo

O mostrador distingue-se pelo tom azul marinho que sobressai da moldura da caixa. Nele estão dispostos os numerais arábicos das horas, alternados por indexes para um conjunto mais leve e complementados por cabochons de cinco minutos numa escala periférica. Em ouro rosa, todos eles são aplicados individualmente à mão. Os fusos horários são indicados por ponteiros centrais também em ouro rosa: um ponteiro esqueletizado para a hora do local de origem e um ponteiro luminescente para a hora local. A indicação do segundo fuso horário é facilitada por uma escala estilo caminho de ferro na zona central, que oferece ao relógio uma estética em setores. A periferia do mostrador inclui o mesmo tipo de escala para a minuteria.

PatekPhilippe_Ref5224R-001_Calatrava_TravelTime
Os indexes e numerais são aplicados individualmente à mão | Foto: cortesia Patek Philippe

Quando os ponteiros das horas se sobrepõem, caso não seja necessário o acesso à hora de um segundo fuso horário, o ponteiro esqueletizado desaparece por completo visualmente. A luminescência descobre-se ainda no ponteiro dos minutos, mas também nos numerais e indexes, num reforço da legibilidade em condições de menos luz, ao mesmo tempo que oferece visualmente um apontamento mais ‘técnico’ à estética geral do relógio. Importa ainda salientar os pequenos segundos contornados a dourado e localizados às 6h, bem como os diferentes níveis decorativos em setores pontuados por escalas brancas graduadas.

Elegância da caixa

Patek Philippe Calatrava Travel Time
A caixa de 42mm em ouro rosa tem fundo em vidro de safira que permite ver o mecanismo, incluindo o microrrotor e os acabamentos sempre excecionais | Fotos: cortesia Patek Philippe

A Ref. 5224R-001 Calatrava Travel Time destaca-se pela caixa de 42 mm em ouro rosa polido, com fundo em vidro de safira que revela sua mecânica interna. Inspirando-se no carismático Calatrava Weekly Calendar, lançado em 2019, o relógio exibe asas em dois níveis e tem uma espessura de apenas 9,85 mm, possibilitada pelo uso de um microrrotor. Por outro lado, o sistema de acerto dos fusos horários através da coroa permitiu eliminar os mais habituais botões utilizados no lado esquerdo para esta função, contribuindo para a elegância e para o equilíbrio caraterísticos da linha Calatrava.

PatekPhilippe_Ref5224R-001_Calatrava_TravelTime
A caixa ultrafina guarda um mecanismo com microrrotor. As asas duplas contribuem para a marcada elegância | Foto: cortesia Patek Philippe

Calibre otimizado

Para dar vida à função de segundo fuso horário, a marca ancorou-se no Calibre 31-260 ultrafino de corda automática, lançado em 2011, na Ref. 5235 Annual Calendar Regulator, e depois reformulado, em 2021, para a Referência 5236P-001 com consideráveis melhorias técnicas. Em 2022, seguiu-se mais uma evolução com Calibre 31-260 PS QA LU FUS 24H integrado no Calatrava Annual Calendar Travel Time Ref. 5326G-001 e diversos pedidos de patente.

PatekPhilippe_Ref5224R-001_Calatrava_TravelTime
O Calibre 31-260 PS FUS 24H de corda automática tem 240 componentes, incluindo balanço Gyromax® e espiral Spiromax® | Foto: cortesia Patek Philippe

Complementado com um mecanismo de 24 horas e um mecanismo Travel Time, o Calibre 31-260 PS FUS 24H do relógio que agora destacamos recebeu ainda três dessas patentes. Todas elas com vista à otimização do desempenho, da precisão, da durabilidade, da segurança e da facilidade de utilização: um sistema de ajuste da hora através de três posições; uma mola de eixo linear e um tensor de inércia.

Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.


Algumas caraterísticas técnicas:

Patek Philippe
Ref. 5224R-001 Calatrava Travel Time

Referência | 5224R-001
Ano de lançamento | 2023

Patek Philippe Calatrava Travel Time
Patek Philippe Ref. 5224R-001 Calatrava Travel Time | Fotos: cortesia Patek Philippe

Movimento | Corda automática Calibre 31-260 PS FUS 24H. Mínimo de 48h de reserva de corda. 240 componentes. 44 rubis. Micrrotor descentrado em platina. Frequência: 4Hz – 28.800 alt/h. Balanço Gyromax®, espiral Spiromax®. Selo Patek Philippe.
Mostrador | Azul, numerais, marcadores das horas e cabochons em ouro, aplicados, e com revestimento luminescente.
Funções | Horas, minutos e pequenos segundos. Indicação de segundo fuso horário: hora local e hora do domicílio. Indicação de 24 horas. 
Caixa 42 mm | Ouro rosa. Espessura: 9.85 mm. Estanque até 30 metros. Fundo em vidro de safira.
Correia | Azul em calfe com acabamento nubuck, pespontada à mão. Fivela.
Preço recomendado no site | 58.570 €

Continue connosco: