Ref. 5330G-001: o que há de novo no novo World Time da Patek Philippe?

Entre os lançamentos deste ano da Patek Philippe, a nova geração World Time traz consigo uma novidade patenteada: a indicação de data sincronizada com a hora local. Mas a Ref. 5330G-001 traz consigo ainda mais alguns pontos de destaque.

É quase impossível falar de relógios com indicação World Time sem falar da Patek Philippe. A marca suíça tornou-se especialista na criação de referências capazes de indicar todo o tempo do mundo no pulso graças ao contínuo melhoramento de um sistema originalmente idealizado por Louis Cottier, que integra discos rotativos com os nomes das cidades referentes aos 24 fusos horários.

Patek Philippe World Time Ref 5330G-001
Patek Philippe Complications Ref. 5330G-001 World Time | Foto: cortesia Patek Philippe

Neste campo, a novidade de 2024 é a Ref. 5330G-001, uma nova geração de relógios Patek Philippe com indicação de hora mundial que acaba por vir preencher, em certa medida, o lugar da descontinuada Ref. 5230P-001 World Time e que vem introduzir o disco da data na coleção de relógios com World Time da marca suíça. Aqui ficam algumas notas sobre o novo relógio de pulso.

Ref.5330G-001

Com caixa em ouro branco, a Ref. 5330G-001 tem 40mm de diâmetro, uma dimensão versátil e equilibrada no que diz respeito à legibilidade | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo, no Watches and Wonders 2024

A nova geração de relógios Patek Philippe com hora mundial foi lançada como edição limitada na Watch Art Grand Exhibition 2023, que decorreu em Tóquio, no Japão. Com referência 5330G, agora esta nova geração passa a fazer parte da coleção regular da manufatura e distingue-se por incluir uma novidade patenteada: a inclusão de um disco da data sincronizada com a hora local. O modelo lançado por ocasião da exposição destaca-se pelos tons roxos.

A edição limitada que foi lançada por ocasião da Watch Art Grand Exhibition Tokyo | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo, no Watches and Wonders 2024

O modelo que integra a coleção regular tem mostrador azul acinzentado. Com este lançamento, o portefólio da Patek Philippe contempla atualmente cinco modelos com indicação World Time.

Calibre 240 HU C

Como dissemos, a Ref. 5330G-001 tem a indicação de data sincronizada com a hora local, ou seja, com a hora do fuso horário selecionado na posição das 12h no disco da cidade e indicada pelos ponteiros centrais.

Patek Philippe World Time Ref 5330G-001
O Calibre 240 HU C de corda automática que equipa a nova geração do World Time da Patek Philippe | Foto: cortesia Patek Philippe

Tal é possível graças ao Calibre 240 HU C de corda automática, baseado no movimento ultrafino de corda automática Calibre 240 HU que equipou os relógios Patek Philippe World Time sem funções adicionais desde o ano 2000. Neste sentido, o módulo de exibição da data compreende, sozinho, 70 peças. Um sistema diferencial central patenteado composto por duas rodagens concêntricas do tipo estrela gere a data da hora local. Quando a estrela externa (de maior diâmetro e com 62 dentes) gira no sentido horário, o ponteiro da data avança um ponto no sentido horário. Quando a estrela interna (com 31 dentes) gira no sentido horário, o ponteiro da data retrocede uma posição no sentido anti-horário. Quando as duas estrelas giram juntas no sentido horário, o que deveria implicar simultaneamente um movimento para frente e para trás do ponteiro da data, o diferencial permite fazer com que o ponteiro permaneça parado.

Patek Philippe
Complications Ref. 5330G-001 World Time
A nova Ref. 5330G-001 World Time é complementada por uma descontraída bracelete em estilo denim | Foto: cortesia Patek Philippe

A data

O Calibre 240 HU C permite que a data seja indicada na periferia do mostrador por meio de um ponteiro central em vidro transparente com extremidade vermelha. O ajuste do disco da cidade, do disco de 24 e do ponteiro central das horas é feito em incrementos de uma hora pelo botão localizado às 10h. Assim como o ajuste da data em ambas as direções.

O tom azul que domina o relógio juntamente com a bracelete contribui para uma estética global mais descontraída | Foto: Miguel Seabra/ Espiral do Tempo, no Watches and Wonders 2024

Basta depois olhar para a extremidade vermelha para estarmos a par da data na hora local. O objetivo principal foi privilegiar a prática utilização do relógio, bem como a legibilidade de todas as funções.

Mostrador

A nova Referência 5330G-001 destaca-se pelo centro do mostrador opalino em tom de azul acinzentado, adornado com um motivo ‘carbono’, que tem feito parte de alguns modelo do catálogo da marca. O disco de 24 horas é subdividido em zonas diurnas e noturnas, identificadas respetivamente por um pequeno sol dourado sobre um fundo prateado e por uma lua crescente dourada sobre um fundo azul acinzentado. No disco da cidade, um ponto vermelho entre Auckland e Midway marca a Linha Internacional de Data.

Patek Philippe World Time Ref 5330G-001
O novo Patek Philippe World Time Ref 5330G-001 | Foto: cortesia Patek Philippe

Depois, destaque para os ponteiros em ouro branco facetados e em estilo dauphine e para os indexes de hora em ouro branco aplicados e com revestimento luminescente. E voltamos a referir o ponteiro da data em vidro que quase passa despercebido aos olhos e não ofusca a decoração central. Apenas a extremidade vermelha em forma de martelo segue o seu caminho, indicando a data de forma harmoniosa e bem clara.

Caixa e bracelete

Patek Philippe World Time Ref 5330G-001
A caixa em ouro branco tem um perfil especialmente elegante | Foto: cortesia Patek Philippe

Com 40mm de diâmetro, a caixa em ouro branco da Ref. 5330G-001 distingue-se pelas suas saliências curvas e caneladas de duas camadas. O fundo em vidro de safira abre vista para o Calibre 240 HU C e para os seus bonitos acabamentos. Por fim, destaque para a correia em pele de bezerro com um descontraído motivo denim em relevo, no mesmo tom do mostrador.


Algumas caraterísticas técnicas:

Patek Philippe
Complications Ref. 5330G-001 World Time

Referência | 5330G-001
Ano de lançamento | 2024

Patek Philippe Complications Ref. 5330G-001 World Time | Foto: cortesia Patek Philippe

Movimento | Corda automática Calibre 240 HU C de corda automática. Entre 38h (min.) e 48h (máx.) de reserva de corda. 306 componentes. Micrrotor descentrado em ouro de 22 kt. Frequência: 3Hz – 21.600 alt/h.
Funções | Horas e minutos. Hora mundial. Indicação dia e noite para os 24 fusos horários. Data por meio de ponteiro.
Caixa 40 mm | Ouro branco polido. Estanque até 30 metros. Fundo em vidro de safira.
Correia | Calfe em tom denim, pespontada à mão. Fecho de báscula.
Preço recomendado no site | 77.850 €

Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.

Outras leituras