fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rolex e Cinema: Academy Museum of Motion Pictures

Sabia que a Rolex é parceira oficial do Academy Museum of Motion Pictures, um museu, em Los Angeles, dedicado ao mundo da Sétima Arte que foi inaugurado em setembro de 2021? Em vésperas do Dia Mundial do Cinema, evocamos esta espécie de templo porque o cinema tem uma relação muito especial com o mundo dos relógios.

No Dia Mundial do Cinema, evocamos o Academy Museum of Motion Pictures, um local de visita imperdível para todos os apaixonados do mundo da Sétima Arte. Inaugurado em setembro de 2021, localiza-se na Miracle Mile, em Los Angeles, e surge atualmente como o maior museu dos Estados Unidos dedicado ao cinema.

E é nesta espécie de templo do cinema que se encontra também a Rolex Gallery – não por acaso. De facto, a Rolex é Patrocinador Fundador do Academy Museum of Motion Pictures, num compromisso assente em bases bem sólidas.

Vista exterior Academy Museum of Motion Pictures © Rolex
Academy Museum of Motion Pictures © Rolex

Rolex e Cinema

A marca da coroa tem sido, ao longos dos tempos, presença recorrente em muitos pulsos ligados ao mundo do cinema e o mundo do cinema tem, desta forma, contribuído ao longo dos tempos para o reconhecimento da Rolex enquanto marca de relojoaria. São inúmeros os filmes em que os relógios fazem parte da narrativa, sem qualquer implicação oficial da marca, mas também são muitos os grandes nomes do cinema que usam Rolex na sua vida quotidiana. Esta relação especial uniu-se assim a outras vertentes que fazem parte dos projetos de apoio desenvolvidos pela marca: desde a cerimónia dos Oscares da Academia ( enquanto Exclusive Watch da Academy of Motion Picture Arts and Sciences e Proud Sponsor of the Oscars®) , passando pelos Governors Awards (enquanto Exclusive Sponsor), pela Greenroom no Dolby Theatre, pelo programa Mentor & Protégé e pela relação com grandes cineastas, como James Cameron e Martin Scorsese que se tornaram Rolex Testimonee.

Como Parceira Fundadora, a Rolex salienta que «reafirma o seu compromisso para destacar talento, fomentando a excelência, salvaguardando o legado e garantindo que essas habilidades e conhecimento são transmitidos às futuras gerações. Ao iluminar o passado, o presente e futuro do cinema, o museu leva os visitantes a imergir no mundo único do cinema, através de exposições originais, exibições, publicações, programas educacionais e coleções excecionais.»

Vista aéria Academy Museum of Motion Pictures
Academy Museum of Motion Pictures © Rolex

Academy Museum of Motion Pictures

O edifício do em si do Academy Museum of Motion Pictures tem, desde logo, muito para contar, graças à sua cúpula de vidro projetada por Renzo Piano, vencedor do Pritzker Prize. Coube também ao arquiteto o projeto de renovação do edifício base, que tem uma área de 28.000 metros quadrados. No interior, podemos com contar com 4500 metros quadrados de espaço de galeria para exposições temporárias e permanentes, duas salas de cinema, incluindo o David Geffen Theatre, com 1000 lugares, um estúdio e áreas para realização de eventos públicos e cerimónias. No terceiro andar, encontra-se a Rolex Gallery, com exposições modulares, projetadas enquanto jornadas singulares em diferentes momentos na história de um filme.

Depois, é possível mergulhar no trabalho e no mundo de realizadores de todo o mundo. A exposição core, intitulada Stories of Cinema revela muitos dos segredos que estão por trás da produção cinematográfica, nomeadamente, técnicas de animação, efeitos especiais, artistas, história e impacto social, através de diversas vozes que transmitem a magia do grande écran. O mesmo espaço conta ainda com uma instalação multimédia imersiva especialmente criada para o museu pelo realizador Pedro Almodóvar. Já em  Inventing Worlds and Characters, é possível descobrir o modo como artistas e técnicos desenvolvem os diferente elementos que fazem um filme, desde a ideia inicial até à produção final, através de objetos expostos como modelos, figurinos e celuloides de animação.

Academy Museum of Motion Pictures © Rolex

O museu guarda assim uma vasta seleção de objetos relacionados com a produção e tecnologia cinematográficas, apresentando as histórias diversas, internacionais e complexas de cineastas e as obras que criam. Entre as centenas de objetos expostos estão o único tubarão sobrevivente feito do molde original de Jaws e outros objetos que que evocam realizadores como Alfred Hitchcock e Spike Lee.


Assine a Espiral do Tempo 80

Outras leituras