TAG Heuer x Kith: cinco notas sobre o regresso do Formula 1

De maneira inesperada e quase 40 anos depois, a TAG Heuer fez reviver o Formula 1 original da década de 80 — através de uma parceria com a marca de culto Kith. Aqui ficam as notas obrigatórias alusivas a um espetacular lançamento que deixou muitos saudosistas em efervescência.

Extremamente desportiva e de preço mais acessível, a linha Formula 1 ajudou a consolidar o mito da TAG Heuer nos anos 80 — inspirando-se na associação da marca à disciplina máxima dos desportos motorizados e prosseguindo a tendência de regresso a relógios analógicos de materiais sintéticos com que a indústria suíça procurava reagir à vaga japonesa de modelos digitais. Para muitos aficionados atualmente na casa dos 50 e 60 anos, a retoma desses Formula 1 originais constitui uma espécie de regresso à juventude e às primeiras paixões relojoeiras.

Originais TAG Heuer Formula 1, numa fotografia tirada no museu da marca | Foto: Miguel Seabra/ Espiral do Tempo

A linha Formula 1 foi também essencial para estabelecer o nome TAG Heuer, designação pela qual a companhia fundada em 1860 por Edouard Heuer passou a ser conhecida após a aquisição da Heuer pela TAG (Techniques d’Avant-Garde), em 1984. Desde os seus primórdios que a Heuer encarou o desporto como um parceiro privilegiado e inspirador, filosofia que ganhou uma nova dimensão com a associação a desportos motorizados a partir da década de 60 — período em que foram nascendo ícones essenciais da marca, como o Carrera, o Autavia e o Monaco. Mas se esses míticos modelos foram inspirados por rallys ou corridas de grande turismo, o acentuar da ligação a lendárias escuderias (primeiro a Ferrari, depois a McLaren) no âmbito da Fórmula 1 deu origem, em 1986, a uma linha extremamente colorida e particularmente desportiva com mecanismos de quartzo, caixas de material sintético e braceletes de plástico.

As versões ‘Tokyo’ e ‘Toronto’ dos novos TAG Heuer x Kith Formula 1 | Fotos: cortesia TAG Heuer

Em 2004, quase duas décadas depois, a TAG Heuer recuperou o Formula 1 para a sua coleção regular; no entanto, tratava-se de uma evolução assente em caixas em aço e com uma estética ligeiramente diferente — que, entretanto, voltou a sofrer atualizações ao longo das últimas décadas. Agora, a reedição da primeira série do Formula 1 em parceria com a Kith (uma marca de culto no universo da moda casual) recupera a estética e sobretudo o espírito do Formula 1 original, numa série de dez exemplares distintos em edição limitada. Aqui ficam cinco notas sobre o lançamento.

Detalhe do mostrador de um TAG Heuer/ Kith Formula 1
A versão verde Ref. WA121L.BT0014, apenas disponível na TAG Heuer | Foto cortesia: TAG Heuer

1. Fascínio juvenil

A linha Formula 1 representou então um enorme êxito de popularidade e foi um grande sucesso de vendas a partir de 1986 — não só para os jovens que compravam o primeiro relógio de uma marca suíça de prestígio a um preço mais acessível, mas também para os aficionados com vários relógios que desejavam um modelo complementar que pudesse ser utilizado em momentos de lazer.

TAG Heuer Kith com braceletes metálicas
Também estão disponíveis modelos com bracelete metálica de cinco elos: a versão ‘Los Angeles’ à esquerda (Ref.WA121P.BA0023) e a Ref. WA121F.BA0023 | Fotos: cortesia TAG Heuer

O Formula 1 era um relógio cool e colorido, que se apresentava moderno, leve e preciso. E que estava associado ao imaginário da Formula 1, na altura a atravessar um período de enorme popularidade. Foi o primeiro relógio lançado com o nome TAG Heuer e venderam-se cerca de 3 milhões de exemplares até 1990.

2. Porquê a Kith

A Kith é uma marca contemporânea de lifestyle que rapidamente ganhou um estatuto muito especial e já conta com boutiques próprias nalgumas das mais importantes metrópoles do mundo, embora ainda seja pouco conhecida em Portugal.

TAG Heuer x Kith Formula 1 na versão ‘Toronto’ (Ref. WA126C.BT0007) | Foto: cortesia TAG Heuer

O seu fundador, Ronnie Fieg, começou por ser um vendedor de sapatilhas até se tornar empresário; é também um colecionador que possui um alargado acervo relojoeiro e tem uma inclinação muito especial pelo Formula 1 original da TAG Heuer — foi o seu primeiro relógio ‘bom’ e começou a acumular exemplares a partir daí, desde modelos da coleção regular até edições especiais. Com o estabelecimento e o desenvolvimento da Kith, Ronnie Fieg está a tornar-se num player importante no universo do lifestyle e, para além da sua própria gama, também estabeleceu parcerias várias com marcas bem conhecidas em setores vários, desde o calçado aos acessórios. A combinação TAG Heuer x Kith acaba por ser uma extensão da sua visão empresarial.

3. Modelos e disponibilidade

TAG Heuer e KITH
São dez as versões disponíveis do novo Formula 1 lançado numa parceria entre a TAG Heuer e a ‘Kith’ | Fotos: cortesia TAG Heuer

O lançamento assenta em dez diferentes versões com disponibilidade variada, dos quais sete são vendidos exclusivamente pela Kith. Os cinco modelos de caixa colorida são batizados segundo as cidades onde a marca tem boutiques: o preto e amarelo é ‘Toronto’, o preto é ‘New York’, o multicolorido é ‘Hawaii’, o vermelho é ‘Toquio’ e o bege é ‘Miami’. Os dois modelos com caixa e bracelete em aço que também são exclusivos da Kith são o ‘Los Angeles’ (de luneta azul) e o ‘Paris’ (luneta verde). Limitados a 350 exemplares, a um preço de 1.500 francos suíços.

TAG Heuer x Kith Formula 1 na versão ‘Hawaii(Ref.WA126E.BT0009) | Foto: cortesia TAG Heuer

Por sua vez, a TAG Heuer terá dois modelos exclusivos que serão vendidos nas boutiques da marca — em tiragens de 850 peças cada, a um preço idêntico de 1.500 francos suíços. O décimo modelo é partilhado e vendido pelas duas entidades, parecendo ser o mais apelativo: a versão em aço de tons verde-amarelados com bracelete de cinco elos estará disponível tanto nas boutiques da Kith como da TAG Heuer, numa edição de 1350 exemplares com o mesmo preço unitário de 1.500 francos suíços. Para os verdadeiros fanáticos com dinheiro para dispensar, haverá 75 conjuntos dos 10 modelos disponíveis numa maleta especial. Por um preço total de 18.000 francos suíços. Ou seja, paga-se mais pelo estojo e pela exclusividade do conjunto.

4. Similitudes e diferenças

TAG Heuer e KITH Miami
TAG Heuer x Kith na versão ‘Miami’ Ref. WA126D.BT0008 | Fotos: cortesia TAG Heuer

A TAG Heuer retomou a produção do Formula 1 em 2004 e desde então a linha teve várias atualizações. Mas nenhuma das gerações lançadas no presente milénio se aproximou do Formula 1 original — e é essa reedição fiel que dá especial encanto à colaboração entre a TAG Heuer e a Kith. Para tal, a TAG Heuer foi mesmo à procura do fornecedor que produziu algumas das caixas numa matéria sintética então designada Arnite e conseguiu voltar a confecioná-las nos mesmos moldes, com o mesmo diâmetro de 35mm por 9,45mm de espessura; as versões que eram em fibra de vidro foram substituídas pelos modelos em aço com revestimento em PVD.

TAG Heuer x Kith Blue and Green
Referências WA121J.BT0012 e WA121L.BT0014: Os dois modelos exclusivos das boutiques TAG Heuer são limitados a 825 exemplares | Fotos: cortesia TAG Heuer

As melhorias drásticas surgem nos materiais utilizados em componentes-chave: os vidros em hexalite do original passam a ser em safira antichoque e antirrisco; as braceletes em plástico (que se tornava quebradiço após anos de uso) passaram a ser confecionadas em borracha de qualidade; também a qualidade das fivelas e do fecho nas braceletes metálicas melhorou substancialmente.

Obviamente, também salta à vista o logotipo peculiar — em vez do habitual escudo TAG Heuer, a designação utilizada é «KITH HEUER». A menção «Just Us» na parte inferior do mostrador é o lema familiar de Ronnie Fieg.

5. Conclusões

A TAG Heuer voltou a mergulhar no seu glorioso passado, recuperando um ícone histórico e redefinindo-o para o adaptar às exigências do novo milénio. Esteticamente, é ousado, em especial nas versões mais coloridas. Tecnicamente, apresenta várias soluções que também ajudam a reforçar o seu estatuto de relógio desportivo, como a estanqueidade até aos 200 metros. Mas será que era mesmo necessário a associação à Kith e a ‘partilha’ do logotipo para o fazer?

TAG Heuer Formula 1 KITH: o detalhe do escudo do mostrador com a referência KITH
O escudo TAG Heuer passa a escudo «KITH HEUER» no novo Formula1 | Foto: cortesia TAG Heuer

É algo estranho que uma empresa da dimensão da TAG Heuer recupere um ex-libris em edições tão limitadas — para mais com sete dos dez modelos a serem vendidos exclusivamente pela Kith (já agora: os dois exclusivos da TAG Heuer até passam por ser os menos atraentes), pelo que talvez futuramente o Formula 1 ‘original’ seja relançado com full branding TAG Heuer. Porque não? É um relógio mesmo cool e com um tamanho que dá para homens, mulheres e crianças.

As versões ‘New York’ (Ref.WA126A.BT0005)e ‘Miami’ (Ref. WA126D.BT0008) dos novos TAG Heuer x Kith Formula 1 | Fotos: cortesia TAG Heuer

Antes disso, é muito provável que os novos Formula 1 comecem a surgir no mercado paralelo a preços bem mais elevados do que os 1.500 francos suíços (um valor relativamente elevado por um relógio de quartzo, embora esteja claramente acima das edições MoonSwatch). O preço dos Formula 1 vintage, que é relativamente acessível, deve sofrer uma inflação devido à promoção do recente lançamento. O certo é que, mesmo que o mercado pareça saturado com colaborações de todo o tipo, os Formula 1 da parceria TAG Heuer x Kith se vão vender depressa e bem. E toda a publicidade que lhe é feita pela escuderia Red Bull de F1, no contexto do Grande Prémio de Miami neste fim-de-semana, vai contribuir ainda mais para esse sucesso.


Algumas caraterísticas técnicas:

TAG Heuer x Kith
Formula 1

Referências | WA121, com as terminações a variarem consoante a versão.
Todos os modelos são lançados em edição limitada.
Movimento | Quartzo
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa ø 35mm | Arnite, com inscrição «FORMULA 1» moldada às 6 horas, ou em aço. Luneta unidirecional em arnite. Vidro de safira plano. Coroa em aço jateado às 3 horas. Protetor de coroa em arnite. Fundo aparafusado em aço referências «LIMITED EDITION» e «KITH HEUER» gravados. Estanque até 200 metros.
Mostrador | A cor varia consoante a versão. Escala de 60 segundos/minutos; indexes impressos e ponteiros com Super-LumiNova. Escudo KITH HEUER impresso. Data às 3 horas. Referências «Just Us», «LIMITED EDITION» e «SWISS MADE»
Bracelete | Borracha com fivela em arnite ou aço com fecho de báscula, consoante a versão.
Preço anunciado | 1.500 CHF

Visite o site oficial da TAG Heuer e da Kith para mais informações.

Outras leituras