fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

«The Art of Watchmaking»: 20 anos De Bethune em livro

Depois de, em 2022, ter celebrado duas décadas de vida com diversos lançamentos e um documentário, a De Bethune apresenta agora um livro com chancela Assouline, autoria de Arthur Touchout e prefácio de Wei Koh.

A De Bethune celebrou em 2022 duas décadas de vida. E celebrou em grande, apresentando diversas novidades e um documentário obrigatório para todos aqueles que têm especial gosto pelo mundo da relojoaria. Aliás, Denis Flageollet, fundador da marca, chegou mesmo a lançar, no final do ano, um livro da sua autoria no qual apresenta um olhar crítico, mas apaixonado, sobre a sua arte.

Denis Flageollet
Denis Flageollet | © Ulysse Camus / De Bethune

Entretanto, o ano de 2023 chegou. E com ele continuam as celebrações do vigésimo aniversário da De Bethune. Desta vez, com o lançamento de um livro editado pela Assouline.

Intitulado De Bethune – The Art of Watchmaking e com 220 páginas, o novo livro é um hino ao percurso da marca fundada em 2002.

The art of watchmaking_De Bethune_Assouline
O livro The Art of Watchmaking que celebra 20 anos De Bethune | © De Bethune
The art of watchmaking_De Bethune_Assouline
O livro The Art of Watchmaking que celebra 20 anos De Bethune | © De Bethune

Atualmente, a De Bethune é reconhecida pelo seu percurso e pelas suas criações, relógios com uma identidade inconfundível pelo modo como unem artesanato tradicional e design moderno. A marca acrescenta mesmo que o seu reconhecimento vai além: «é considerada emblemática do renascimento da relojoaria independente no século XXI».

O texto que dá vida ao livro é da autoria de Arthur Touchot, especialista no âmbito dos relógios colecionáveis e membro da Academia do Grand Prix d’Horlogerie de Genève, mas podemos também contar com prefácio de Wei Koh, fundador da revista Revolution e do projeto Grail Watch, bem como com contribuições especiais do CEO da De Bethune, Pierre Jacques, e testemunhos de várias personalidades da indústria relojoeira e colecionadores, nomeadamente, Jean Arnault, Aurel Bacs, Swizz Beatz, Jean-Claude Biver, Ben Clymer, Victoria Gomelsky, Danny Govberg, Tim Mosso, Luc Pettavino, Michèle Rothen, Mohammed Seddiqi, Michael Strahan, Michael Tay, Kari Voutilainen e Suzanne Wong.

Imagens que podemos encontrar em The Art of Watchmaking | © Paige Tatcher e De Bethune

De Bethune: The Art of Watchmaking convida assim os leitores a experienciar cada faceta da marca, desde a sua fundação até ao futuro, da manufatura em si aos movimentos. De facto, em 20 anos de vida, a De Bethune ofereceu à relojoaria algo de novo, unindo artesanato tradicional e design contemporâneo, e explorando a história para criar uma marca com um perfil moderno e tecnicamente avançado.

The art of watchmaking_De Bethune_Assouline
| © De Bethune

A marca refere que, desde a sua fundação, lançou trinta movimentos in-house, enfatizando a simplicidade mecânica e concentrando-se nos fundamentos da relojoaria tradicional. Com base neste princípio, a De Bethune construiu uma coleção de peças com designs capazes de evoluir ao longo do tempo por meio da inovação e da pesquisa de materiais emergentes.

Pierre Jacques, CEO da De Bethune | © Ulysse Camus / De Bethune

A marca explica ainda que para manter o seu nível de excelência aposta numa produção baixa que varia entre os 150 e os 250 relógios por ano em média (com preços entre os $45.000 e os $300.000). É a estabilidade da dimensão da coleção que se revela fundamental para dar espaço à criação de relógios o mais sofisticados e inovadores possíveis, ao meso tempo que permite preservar uma ligação próxima com os seus clientes.

Em detalhe:

Título do livro | De Bethune: The Art of Watchmaking
Autoria | Arthur Touchot
Características | 28 x 35.5 cm | 220 páginas | Mais de 100 ilustrações | Capa dura: guardado numa caixa protetora
Edição | Assouline 2023
ISBN | 9781649801555
Preço anunciado | $195 – €195 – £150
Disponível a partir de janeiro de 2023


Espiral do Tempo 81

Outras leituras