fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tome nota: o P-Day 2023 vai realizar-se em Portugal

Foi no passado dia 4 de novembro que decorreu o terceiro encontro Paneristi Portugal. Nele foi anunciada uma novidade a guardar na agenda: o sempre tão aguardado grande evento internacional dos paneristis vai realizar-se em 2023 no nosso país.

É uma daquelas notícias que muitos aficionados da relojoaria vão certamente ler com satisfação: a edição de 2023 do P-Day vai realizar-se em Portugal, mais especificamente em Lisboa. O anúncio foi feito por João Gentil, dinamizador da comunidade Paneristi Portugal, no terceiro encontro dos paneristis portugueses, que decorreu no passado dia 4 de novembro, no restaurante Vela Latina, em Lisboa.

Encontro paneristi Lisboa
Encontro Paneristi Portugal 2022, no restaurante Vela Latina, em Lisboa | © João Gentil

O P-Day é o ponto alto do ano para os aficionados Panerai (conhecidos como Paneristi) porque se trata de um encontro internacional que reúne pessoas de todo o mundo que têm como ponto de união a marca italiana. E usamos as palavras do próprio João Gentil para descrever o espírito que liga os apaixonados pela Panerai: «Os paneristis são muito mais do que apaixonados pela marca, são um grupo de amigos que se encontram e que têm como elo de ligação uma casa relojoeira italiana, mas que muito rapidamente ultrapassam esse ponto de partida para partilharem ideias sobre economia, arte, fotografia, gastronomia e viagens. A vida em si, de forma simples.»

Encontro paneristi Lisboa
Encontro Paneristi Portugal 2022, no Vela Latina, em Lisboa | © João Gentil

Para o dinamizador desta comunidade em Portugal é um orgulho trazer o evento ao nosso país por várias razões: «por um lado, será o primeiro encontro do género na Península Ibérica, um encontro de colecionadores, conhecedores de relojoaria e seguidores de uma marca ( Panerai) que, ao fim de tantos anos de partilhas, se tornaram amigos; por outro lado, confesso um certo sentimento de responsabilidade por poder mostrar, não só aos seguidores do mundo inteiro como aos portugueses, relógios que fizeram e fazem parte da história.» O P-Day é assim um momento muito desejado por aficionados. O mais recente aconteceu em Paris e contou com mais de duas centenas de pessoas. Uma oportunidade para «mostrar a cidade de Lisboa e a nossa cultura a pessoas do mundo inteiro», conclui João Gentil.

Claro que o facto de para o ano podermos contar com Paneristis de todo o mundo vai fazer com que o próximo encontro Paneristi Portugal transite para o ano seguinte. Mas tal não invalida o sucesso da edição 2022 – a terceira portanto.

Encontro paneristi Lisboa
Encontro Paneristi Portugal 2022, no Vela Latina, em Lisboa | © João Gentil

De facto, foram quase 40 as pessoas que marcaram presença no evento: um encontro descontraído e bem animado durante o qual houve ainda oportunidade para descobrir algumas das principais novidades da marca italiana. Além de aficionados de relojoaria e aficionados da Panerai, estiveram presentes Jorge Suárez, Brand Manager da Panerai para Espanha e Portugal, e Filippo Addevico, Sales Manager. Por outro lado, destaque para amigos e marcas parceiras que apoiaram o encontro com algumas ofertas que foram sorteadas entre os presentes: GunnyStraps, BasylStraaps, Kyros, MaysBerlin, Alex CraftedStraps (de Alexandre Figueiredo, autor de um texto para a nossa rubrica Um leitor, uma história), Manifatture Serioso, Corrigia, Attirail Straps, Oddface, Suberskin,WotanCraft e Oleg Stepenko (de um amigo que vive na Ucrânia). Estas marcas são verdadeiras montras para quem procura correias artesanais para o seu Panerai ou qualquer outro relógio.

Para o dinamizador da comunidade Paneristi Portugal, o evento «foi um sucesso que gostaria de ver repetido nos anos que estão para vir».

Outras leituras