Após uma vida digital de dez anos, a Watch Garage entrou numa nova dimensão com o estabelecimento de um espaço próprio, em Vila Nova de Gaia, em parceria com o Atelier do Relógio. A inauguração contou com muitos amigos e aficionados de todo o país.
Há já algum tempo que André Sampaio procurava um espaço para apresentar as suas coleções e congregar amigos, clientes e aficionados. Estabeleceu a Watch Garage em novembro de 2015 — primeiro dedicando-se à venda online de relógios vintage e depois passando também aos relógios modernos, criando seguidamente uma coleção própria de correias e estojos. Com um crescente grupo de amigos e apaixonados pela relojoaria que começaram a reunir-se regularmente para partilhar uma paixão em comum (é um habitué dos Encontros Espiral do Tempo), desde logo pensou em criar um espaço físico próprio.
«Queria abrir um espaço que não fosse uma loja», sublinha André Sampaio. «O nosso amigo Alexandre Perdigão até me disse logo: ‘não deixes que ninguém lhe chame loja!’. E sempre foi essa a minha ideia. Criar um espaço onde pessoas que gostam de relógios pudessem estar, ficar à vontade, tomar café, ler um livro sobre relojoaria e conviver sem terem aquele sentimento constrangedor que por vezes se tem numa loja normal, que é o de ter de comprar qualquer coisa. É sobretudo um espaço para agregar a comunidade relojoeira e fazer eventos que lhe estejam associados».
Localizado num novo complexo denominado Candal Park, que anteriormente era uma grande unidade fabril de cerâmica em Vila Nova de Gaia (na zona da Arrábida), a Watch Garage apresenta um amplo espaço aberto com diferentes níveis — uma nave central e duas partes laterais com dois pisos. Do lado esquerdo, situa-se a zona técnica. Porque André Sampaio não embarcou na aventura de criar um espaço próprio sozinho: tem com ele o relojoeiro Pedro Soares e o seu Atelier do Relógio — oferecendo aos visitantes um importante complemento técnico que vai desde as pequenas reparações até à restauração de relógios antigos.
«Conheço o Pedro Soares há oito anos. Como eu, tem uma abordagem mais humana ao negócio; trabalha muito bem na parte dos restauros que demoram tempo e que dão muita chatice sem darem muto dinheiro, gosta de fazer experiências e tentar coisas novas. Tem muita experiência na assistência técnica a lojas, desde as do grupo Bluebird até ouriversarias e relojoarias particulares», refere André Sampaio. «Por isso, achei que era o parceiro ideal para o projeto. E também porque sempre desejei um espaço que pudesse ter tudo no mesmo sítio».
E, de facto, trata-se de um espaço bem decorado e muito aprazível — desde a oferta de serviços e produtos (a zona das correias e acessórios é impressionante) até à decoração assente um memorabilia vintage associada aos automóveis ou motocicletas e à relojoaria. Pode beber-se um copo, tomar um café, relaxar… tal como se fosse um clube privado para homens, com a diferença de que, no dia da inauguração, se viram por lá muitas senhoras! E houve muita gente que veio de diversos pontos do país, de sul a norte. Aliás, a ideia é mesmo essa: tornar aquele espaço um ponto de encontro para todas as pessoas que têm um especial gosto por relógios. Ou seja, a relojoaria nacional tem um novo local de peregrinação obrigatória.
Tome nota:
Rua 28 de Janeiro, 350, Candal Park, Fração H102
4400-335, Vila Nova de Gaia.
Para seguir:
@watch.garage
@atelierdorelogio