Watch Garage e Atelier do Relógio: novo entreposto relojoeiro a norte

Após uma vida digital de dez anos, a Watch Garage entrou numa nova dimensão com o estabelecimento de um espaço próprio, em Vila Nova de Gaia, em parceria com o Atelier do Relógio. A inauguração contou com muitos amigos e aficionados de todo o país.

Há já algum tempo que André Sampaio procurava um espaço para apresentar as suas coleções e congregar amigos, clientes e aficionados. Estabeleceu a Watch Garage em novembro de 2015 — primeiro dedicando-se à venda online de relógios vintage e depois passando também aos relógios modernos, criando seguidamente uma coleção própria de correias e estojos. Com um crescente grupo de amigos e apaixonados pela relojoaria que começaram a reunir-se regularmente para partilhar uma paixão em comum (é um habitué dos Encontros Espiral do Tempo), desde logo pensou em criar um espaço físico próprio.

O novo espaço da Watch Garage e do Atelier do Relógio foi inaugurado no dia 3 de fevereiro de 2024 | Fotos: Miguel Seabra/ Espiral do Tempo

«Queria abrir um espaço que não fosse uma loja», sublinha André Sampaio. «O nosso amigo Alexandre Perdigão até me disse logo: ‘não deixes que ninguém lhe chame loja!’. E sempre foi essa a minha ideia. Criar um espaço onde pessoas que gostam de relógios pudessem estar, ficar à vontade, tomar café, ler um livro sobre relojoaria e conviver sem terem aquele sentimento constrangedor que por vezes se tem numa loja normal, que é o de ter de comprar qualquer coisa. É sobretudo um espaço para agregar a comunidade relojoeira e fazer eventos que lhe estejam associados».

Watch Garage
Depois do espaço online, o espaço físico ganha vida em Vila Nova de Gaia | Foto: cedida por Watch Garage

Localizado num novo complexo denominado Candal Park, que anteriormente era uma grande unidade fabril de cerâmica em Vila Nova de Gaia (na zona da Arrábida), a Watch Garage apresenta um amplo espaço aberto com diferentes níveis — uma nave central e duas partes laterais com dois pisos. Do lado esquerdo, situa-se a zona técnica. Porque André Sampaio não embarcou na aventura de criar um espaço próprio sozinho: tem com ele o relojoeiro Pedro Soares e o seu Atelier do Relógio — oferecendo aos visitantes um importante complemento técnico que vai desde as pequenas reparações até à restauração de relógios antigos.

O primeiro andar do novo espaço da Watch Garage
André Sampaio embarcou na aventura de criar um espaço próprio com o relojoeiro Pedro Soares e o seu Atelier do Relógio | Foto: cedida por Watch Garage

«Conheço o Pedro Soares há oito anos. Como eu, tem uma abordagem mais humana ao negócio; trabalha muito bem na parte dos restauros que demoram tempo e que dão muita chatice sem darem muto dinheiro, gosta de fazer experiências e tentar coisas novas. Tem muita experiência na assistência técnica a lojas, desde as do grupo Bluebird até ouriversarias e relojoarias particulares», refere André Sampaio. «Por isso, achei que era o parceiro ideal para o projeto. E também porque sempre desejei um espaço que pudesse ter tudo no mesmo sítio».

O espaço conjunto Watch Garage/ Atelier do Relógio apresenta uma ampla zona aberta com diferentes níveis — uma nave central e duas partes laterais com dois pisos | Fotos: Miguel Seabra/ Espiral do Tempo

E, de facto, trata-se de um espaço bem decorado e muito aprazível — desde a oferta de serviços e produtos (a zona das correias e acessórios é impressionante) até à decoração assente um memorabilia vintage associada aos automóveis ou motocicletas e à relojoaria. Pode beber-se um copo, tomar um café, relaxar… tal como se fosse um clube privado para homens, com a diferença de que, no dia da inauguração, se viram por lá muitas senhoras! E houve muita gente que veio de diversos pontos do país, de sul a norte. Aliás, a ideia é mesmo essa: tornar aquele espaço um ponto de encontro para todas as pessoas que têm um especial gosto por relógios. Ou seja, a relojoaria nacional tem um novo local de peregrinação obrigatória.

Um espaço onde pessoas que gostam de relógios podem ficar à vontade sem o sentimento constrangedor que é o de ter de comprar qualquer coisa | Foto: cedida por Watch Garage

Tome nota:
Rua 28 de Janeiro, 350, Candal Park, Fração H102
4400-335, Vila Nova de Gaia.

Para seguir:
@watch.garage
@atelierdorelogio

Outras leituras