A Oris apresentou a nova geração da sua linha ProPilot durante a Dubai Watch Week — tool watches de inspiração aeronáutica caraterizados por mostradores texturados de tonalidades suaves.
A Oris estabeleceu um forte vínculo à aviação desde muito cedo: o primeiro relógio de aviador da firma de Hölstein remonta a 1917 e já então dispunha de uma coroa de grandes dimensões, tendo sido reeditado na década passada; mas foi sobretudo a linha Big Crown, criada pouco antes do arranque da Segunda Guerra Mundial, a criar essa ligação umbilical à aeronáutica. Deve a sua nomenclatura à coroa sobredimensionada, idealizada para que os pilotos pudessem acertar rapidamente o relógio ou dar corda através da coroa sem descalçar as luvas, e tem permanecido no catálogo desde então, sobressaindo o Big Crown Pointer Date como incontornável ex-libris de inspiração vintage. Em 2014, no 110º aniversário da marca, a linha Big Crown ganhou uma nova ramificação com o desenvolvimento da variante ProPilot — agora atualizada pela Oris e apresentada durante a Dubai Watch Week, através de quatro distintos modelos.

Comparativamente aos históricos Big Crown Pointer Date, os ProPilot Date da primeira geração eram dotados de uma personalidade mais contemporânea e até militar, caraterizada pelas suas assinaláveis dimensões e uma interpretação moderna da famosa luneta canelada do Big Crown Original Pointer Date de 1938. A nova geração ProPilot Date mantém as mesmas caraterísticas identificativas — mas afinando múltiplos pormenores estéticos e estruturais, ao mesmo tempo que opta por um tamanho moderado: 41mm de diâmetro por 11,7mm de espessura, com um lug-to-lug de 49mm.

Para além de uma afinação das proporções e da própria ergonomia da arquitetura da caixa, é notório o trabalho de acabamento com recurso a técnicas de jateamento que dão à superfície das caixas uma aura mais militar. A famosa coroa protuberante, idealizada para ser manejada por pilotos com luvas, faz parte do ADN clássico da linha Big Crown — mas na variante ProPilot surge mais estilizada, embora os novos modelos não apresentem as ranhuras dispostas diagonalmente para combinar com a luneta como sucedia na anterior geração. A luneta serrilhada mantém-se, sendo um elemento de design adaptado que remete para as turbinas dos aviões.

Na atualização do ProPilot Date, a Oris simplificou estrategicamente as cores do mostrador e intensificou a sua textura. As três opções regulares de mostrador que estão disponíveis em caixas de aço (preto, branco giz ‘Chalk’ e verde musgo ‘Moss’) e a suplementar em carbono/aço PVD (bege ‘Desert’) utilizam um padrão de textura que é subtil e natural, projetado para reduzir o brilho e conferir ao relógio uma presença marcante.

Os algarismos árabes são aplicados e finalizados com um acabamento escovado preciso; os ponteiros — também de design atualizado — têm pontas vermelhas, brancas ou laranjas, dependendo da variante de mostrador escolhida. Um anel estreito e elevado no mostrador e uma escala de minutos atualizada contribuem para um visual mais ‘limpo’; e a janela de data foi estrategicamente transferida para as 6 horas, de modo a centrar a legibilidade. A aplicação de Super-LumiNova nos ponteiros e índices garante a legibilidade noturna essencial para um tool watch inspirado pela aviação.

Para motorizar os novos ProPilot Date, a Oris escolheu o seu Calibre 733 de corda automática — baseado no Sellita SW200-1 (similar ao ETA 2824) e personalizado com o emblemática massa oscilante vermelha da marca de Hölstein. Oferece 41 horas de autonomia e está alinhado com a missão principal da linha ProPilot: ser confiável, descomplicada e de fácil manutenção.

Embora a Oris tenha vindo a utilizar cada vez mais a sua própria série de calibres (a partir do Calibre 400), a opção pelos movimentos de base Sellita reforça o conceito associado à linha ProPilot: um relógio de piloto a preço acessível, destinado a um público mais amplo. Mas sempre mantendo a aura de qualidade e individualidade da Oris.

No que diz respeito à ‘vestimenta’, a Oris oferece em alternativa uma bracelete em aço inoxidável de acabamento a combinar com a caixa e uma correia de camurça; a edição especial Desert Edition faz-se acompanhar de uma bracelete híbrida, numa combinação cauchu/têxtil. Mas todas elas dotadas do fecho dobrável Lift, atualizado com bordas chanfradas que acompanham as linhas da caixa. Trata-se de um engenhoso fecho desenvolvido pela Oris e inspirado nas fivelas de cintos de segurança de pilotos. A opção pela camurça nas correias de pele oferece conforto e uma alternativa estética atraente que, pela textura, combina bem com os novos mostradores granulados.

Numa nota adicional, até porque se trata do ex-libris da Oris e o modelo que liga historicamente a marca à aviação, houve uma edição especial do Big Crown Pointer Date apresentada também na Dubai Watch Week — uma edição limitada Seddiqi com correia de pele Cervo Volante e um mostrador gradiente em tom amarelo torrado.

As nossas impressões
O novo ProPilot Date surge ainda mais estilizado do que na geração anterior, estando agora melhor adequando a pulsos menos grandes e ao gosto vigente por diâmetros mais contidos. Para além disso, representa a rica herança da Oris em relógios de aviação através de um design mais contemporâneo que evoca aventura e um estilo military chic. Os novos mostradores granulados adaptam-se perfeitamente ao espírito da coleção. Para além de uma base mecânica confiável.

Em suma: um relógio de uma marca reputada que está disponível a um preço acessível, oferecendo robustez e qualidade no uso diário.
Algumas caraterísticas técnicas:
Oris
ProPilot Date
Referências | 733 7805 4164 8 20 04LC (com bracelete), 733 7805 4164 6 20 14LC (com correia), 733 7802 8766-07 4 20 30GLC (Desert Edition)
Ano de lançamento | 2025

Movimento | Mecânico de corda automática com rotor vermelho personalizado. Calibre 733 baseado no Sellita SW200-1.
Funções | Horas, minutos, segundos e data
Caixa ø 41mm | Aço com acabamento mate escovado ou carbono e aço com tratamento PVD preto. Luneta canelada diagonalmente. Vidro de safira. Coroa de rosca. Estanque até 100 metros.
Bracelete | Aço com três elos, fecho Lift de segurança; ou correia de camurça com fecho Lift de segurança; ou bracelete híbrida cauchu/têxtil com fecho Lift de segurança (Desert Edition).
Preço anunciado | Coleção regular: 1.950 CHF (correia de camurça), 2.150 CHF (bracelete metálica); Desert Edition: 2.850 CHF





