De Bethune: 20 anos de busca da perfeição


No âmbito do seu 20.º aniversário, a De Bethune surpreende com o lançamento de um filme que revela parte dos seus bastidores. O filme intitula-se “Seeking Perfect” e tem estreia marcada para esta semana, durante os Geneva Watch Days 2022.

Nos bastidores do filme Seeking Perfect
Nos bastidores do filme Seeking Perfect | © De Bethune

A De Bethune é uma das mais extraordinárias marcas independentes de alta-relojoaria e este ano celebra duas décadas de vida com o lançamento do documentário Seeking Perfect.

Fundada em 2022, por Denis Flageollet e David Zanetta, a De Bethune lançou a relojoaria para uma nova esfera através de criações com um perfil único, graças ao seu inconfundível conceito estético, bem como apurado e inovador conceito técnico. Aliás, a combinação destas duas vertentes fez mesmo com que a marca tivesse já sido distinguida com o prémio Aiguille d’Or no Grand Prix d’Horlogerie de Genève, continue a ser aclamada e especialmente desejada.

De Bethune DB25 Perpetual Calendar
DB25 Perpetual Calendar: apresentado no âmbito dos Geneva Watch Days 2022 | © De Bethune

O co-fundador Denis Flageollet é filho, neto e bisneto de relojoeiros. Para além de estudos científicos e de micro-engenharia, também se especializou em relojoaria antiga no Musée du Locle e, em 1989, fundou a sociedade THA com François-Paul Journe e Vianney Halter para desenvolver calibres para diferentes marcas de destaque e trabalhou nas áreas de pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, tem a seu lado, na De Bethune, Pierres Jacques como CEO, mas mantém-se fiel ao seu modo muito próprio de encarar a relojoaria.

Denis Flageollet na forja no seu atelier. Le Chasseron nas montanhas Jura, a inspiração vinda da Natureza
Denis Flageollet na forja no seu atelier em Le Chasseron, nas montanhas do Jura: a inspiração vinda da Natureza | © De Bethune

Em Seeking Perfect, temos assim a oportunidade de conhecer melhor Denis Flageollet e a sua visão que passa muito por um «design de relógios em que tanto os antigos como novos materiais expressam o seu caráter interior de maneiras muitas vezes únicas e inesperadas», como se explica em comunicado. É por isso que vemos Denis a criar uma caixa única em aço a partir de minério de aço em bruto.

Nos bastidores do filme em Genebra
Nos bastidores do filme em Genebra | © De Bethune

Ao longo do filme, Wei Koh e Todd Searle, bem conhecidos nos meandros da relojoaria, levam-nos assim à descoberta do lado artesanal que tanto caracteriza a De Bethune e o seu conceito fundador, mas por outro lado ficamos também a conhecer o lado humano da marca.

«A relojoaria é muitas vezes considerada como um ofício vinculado à tradição, mas entre os relojoeiros independentes, que trabalham livres das restrições impostas pelas corporações comerciais de luxo, a tradição é apenas o começo de uma jornada pessoal única na arte mecânica. Para os independentes, um relógio é mais do que uma máquina – é a manifestação física de uma tradição espiritual em constante evolução», explica-se.

Todd Searl e Wei Koh durante as filmagens do filme
Todd Searle e Wei Koh durante as filmagens do filme | © De Bethune

Além de Denis Flageollet, somos ainda brindados com os testemunhos de Pierres Jacques e da especialista da marca em acabamentos de calibres Victoire Halter. O ponto principal é mesmo reforçar o modo como a busca da perfeição orienta o percurso de cada um no seio da De Bethune.

Depois do lançamento recente do documentário Keeper of Time (se ainda não viu, tem mesmo de ver) somos novamente convidados a descobrir tudo aquilo que faz com que a relojoaria mecânica se distinga enquanto mundo à parte. Nós ainda não vimos, mas recomendamos desde já, só pelo facto de termos visto o trailer e de estar em causa uma marca relativamente jovem, mas tão rica em conteúdo.

Denis Flageollet e Pierres Jacques
Denis Flageollet e Pierres Jacques | © De Bethune

Seeking Perfect pode ser visto através de um site próprio seekingperfectfilm.com, a partir do próximo dia 2 de setembro.

Entretanto, deixamos o trailer divulgado:

Outras leituras