Girard-Perregaux e o advento de um calibre

A criação de um calibre não é um processo simples: qualquer movimento mecânico precisa de ser muito bem planeado tendo em conta o seu rendimento, aplicabilidade e durabilidade — e pode ser o pilar de uma manufatura. Eis o Calibre 4800 da Girard-Perregaux.

Ainda nos anos 90 se dizia que um calibre mecânico necessitava de cinco anos para nascer e dez anos para ganhar maturidade. O progresso da técnica relojoeira, o investimento dos grandes grupos e a fome do mercado relativamente a relógios de luxo forçou a aceleração do processo — mas a conceção de um movimento continua a ser especialmente complicada, tendo em conta o seu rendimento, aplicabilidade e durabilidade. E a Girard-Perregaux é um bom exemplo disso, tendo em conta o lançamento do seu novo movimento automático. «O novo Calibre GP4800 personifica o compromisso da nossa manufatura com uma nova geração de relógios contemporâneos», refere Marc-Michel Amadry, Diretor Executivo da secular companhia de La CHaux-de-Fonds.

Para começar, um pouco de história de uma marca que já emparceirou com a Espiral do Tempo num notável evento realizado em 2023: na Girard-Perregaux, a criação de movimentos transcende a engenharia — é uma fusão de filosofia, design e tradição. Desde a sua fundação, em 1791, que a marca mantém a rara competência de projetar, desenvolver e produzir os seus movimentos internamente. Estabeleceu muito cedo o que é agora considerado como ‘manufatura integrada’, estatuto que se orgulha de manter até hoje e que vem reforçar com o a estreia do Calibre GP4800.

Novo Calibre GP4800 de corda automática da Girard-Perregaux
Com apenas 25,60 mm de largura e 4,28 mm de espessura, o Calibre GP4800 foi concebido como uma porta de entrada para a futura adição de complicações | Fotos: Girard-Perregaux

Com mais de 30 calibres no seu catálogo, 80 patentes registadas e uma herança de mais de 230 anos, a Girard-Perregaux faz jus à mestria da alta-relojoaria. A histórica maison de La Chaux-de-Fonds consolidou como pioneira no setor desde muito cedo; em 1791, introduziu o conceito da moderna manufatura relojoeira integrada — tradicionalmente assente numa rede de fornecedores — que muito se vê no mundo relojoeiro do século XXI. Os seus fundadores e os responsáveis que se sucederam à frente da manufatura, cada qual a seu tempo, elevaram o prestígio da Girard-Perregaux por meio do seu espírito empreendedor.

Essa vocação inovadora lançou as bases para uma marca que marcou a alta-relojoaria. A Girard-Perregaux aplicou o seu domínio técnico na busca constante pela superlatividade relojoeira desde os seus primórdios: o icónico Turbilhão Girard Constant com Três Pontes, criado em 1867 (e que ainda hoje é reinterpretado, como sucede no Tourbillion with Three Flying Bridges), transformou componentes funcionais em obras-primas arquitetónicas, provando que forma e função não são mutuamente exclusivas. Desde então, a Girard-Perregaux tem-se destacado consistentemente pela sua expertise multidisciplinar, definindo fortes assinaturas visuais e arquitetónicas, abrindo caminho para a inovação relojoeira.

GirardPerregaux_TourbillonwithThreeFlyingBridges_5
As emblemáticas três pontes podem ser vistas no Tourbillon with Three Flying Bridges | Foto. Girard-Perregaux

Em 1965, a Girard-Perregaux destacou-se ao apresentar o primeiro movimento de alta frequência. Com as suas 36.000 vibrações por hora, tão revolucionária criação representou um enorme salto na precisão e fiabilidade, personificando perfeitamente a engenhosidade mecânica da marca. Tal conquista foi oficialmente reconhecida em 1966, quando o Observatório de Neuchâtel, por ocasião do seu centenário, concedeu à Girard-Perregaux um prémio especial em reconhecimento da contribuição excecional da marca para a precisão cronométrica. Seguidamente, a Girard-Perregaux esteve por trás da criação, em 1971, da frequência universal de quartzo (32.768 Hz).

Mais recentemente, em 2013, a manufatura de La Chaux-de-Fonds introduziu o Constant Escapement L.M., com lâmina de silício flexível — um disruptivo relógio que foi premiado com o troféu Aiguille d’Or (o Grande Prémio, ou best of the best) na edição desse ano do Grand Prix d’Horlogerie de Genève. Sem esquecer toda a sua vocação… astrofísica ou mesmo transparente.

Lançamento de um ícone?

Cada elemento icónico da história da marca foi inteiramente projetado e criado em La Chaux-de-Fonds por uma empresa que dedicou 234 anos a moldar o tempo, tanto por dentro como por fora. Atualmente, com mais de 30 calibres ativos, 80 patentes e uma equipa de relojoeiros movidos pela paixão, continua a ser exímia na arte de combinar forma e função — e, no passado mês de setembro, revelou uma trave mestra para o seu futuro: o Calibre GP4800. Desenvolvido inteiramente in-house, representa uma nova abordagem, livre de restrições técnicas e concessões criativas; trata-se de um movimento que incorpora a filosofia da marca quanto ao design e ao desempenho.

Girard-Perregaux Calibre GP4800
Até mesmo componentes invisíveis recebem acabamento meticuloso com perlage; no total, o Calibre GP4800 ostenta dez acabamentos relojoeiros distintos | Fotos: Girard-Perregaux

O Calibre GP4800 foi desenvolvido com uma série de atributos técnicos avançados para atender às expetativas dos clientes do presente e do futuro. Consciente do crescente interesse por relógios de dimensões mais contidas, a Girard-Perregaux procurou criar um movimento especialmente compacto: daí apresentar um diâmetro de 25,60mm para uma espessura de 4,28 mm. Apesar da sua compactidade, o Calibre GP4800 combina inúmeros elementos técnicos que garantem precisão, fiabilidade e estética. Para além disso, o seu design foi pensado de modo a que a Girard-Perregaux o utilize como movimento de base para complicações adicionais no futuro.

Silício e stop-seconds

O Calibre GP4800 inclui um escape de silício com roda de escape, alavanca e placa, todos feitos de um mesmo material que se distingue particularmente pela leveza: o silício é ainda particularmente liso, não magnético e altamente resistente ao desgaste — atributos que o tornam ideal para a relojoaria de precisão. Além disso, a rigidez, o baixo coeficiente de atrito e a resistência ao desgaste do silício melhoram significativamente a fiabilidade e a longevidade do mecanismo. Tais componentes apresentam igualmente um formato ideal para maximizar a eficiência e o desempenho cronométrico. O Calibre GP4800 é ainda equipado com uma função de paragem de segundos que permite o acerto da hora com maior precisão.

Close-up do escape em silício do novo Calibre GP4800 de corda automática da Girard-Perregaux
O Calibre GP4800 inclui um escape de silício com roda de escape, alavanca e placa, todos feitos de um mesmo material | Foto: Girard-Perregaux

Para além disso, o GP4800 inclui uma notável roda de balanço de inércia variável. Na maioria dos relógios, a marcha é ajustada por meio de um dispositivo que altera o comprimento efetivo da espiral, acelerando ou desacelerando o relógio. Com o novo balanço de inércia variável, o comprimento da espiral é fixo e a marcha pode ser modificada ajustando quatro parafusos em ouro branco fixados na borda do balanço.

Complementarmente, um potente tambor abriga a mola principal, que fornece ao movimento um torque significativo. O balanço apresenta uma inércia de 8mg por cm — o que, combinada com a inércia variável, limita o efeito nefasto dos choques. Além disso, o torque aumentado proporciona maior estabilidade, otimizando a precisão. Tais melhorias, em conjunto, permitem que o Calibre GP4800 ofereça uma reserva de carga mínima de 55 horas. Do tambor ao órgão regulador, todas as partes do movimento foram otimizadas para garantir um melhor desempenho.

Sistema de corda aprimorado

O Calibre GP4800 apresenta um sistema de corda otimizado e uma massa oscilante montada sobre rolamento de esferas. O rolamento de esferas é equipado com esferas de cerâmica e um sistema de absorção de choque que reduz o ruído da corda e amortece os impactos, garantindo durabilidade a longo prazo. O movimento do rotor é transmitido a um sistema de embraiagem de rolamento de esferas, que dá corda unidirecionalmente.

O novo Calibre GP4800 de corda automática da Girard-Perregaux visto de frente e imagem da ponte que sustenta o órgão regulador
Simetria, esqueletização e estrutura refinada revelam o balanço com escape, o trem de engrenagens e as pontes dos tambores | Fotos: Girard-Perregaux

A simetria, tão cara a Constant Girard, foi o princípio que norteou a criação do movimento. O design é contemporâneo, mas inspirado na rica herança da Girard-Perregaux. Sob a massa oscilante esqueletizada em ouro de 18k repousam três pontes inspiradas no relógio de bolso de 1867, uma das assinaturas relojoeiras mais antigas da marca. Compostos pela ponte do balanço, pela ponte do trem de engrenagens e pela ponte do tambor, esses três elementos metálicos não são apenas funcionais, mas também de impacto estético. A ponte do balanço esqueletizada é fixada em dois pontos para maior estabilidade. O seu design esqueletizado também permite admirar melhor a rotação do balanço, dando vida à espiral e acionando o escape de silício.

Com um total de dez tipos de acabamentos distintos no Calibre GP4800, a Girard-Perregaux reafirma o seu compromisso com as premissas da alta-relojoaria. A expertise artesanal estende-se não só a tudo o que é visível, mas também ao que permanece oculto aos olhos do observador. Inscrições douradas, incluindo a águia da marca, são gravadas nas pontes banhadas a ródio — que são adornadas com as tradicionais nervuras Côtes de Genève, bordas chanfradas com diamante e incorporam cabeças de parafusos polidas em espelho. As áreas visíveis da platina principal apresentam uma refinada textura jateada, com a inscrição ‘Silicium Escapement’ perto do balanço.

As superfícies ocultas não passam despercebidas, com granulação circular a decorar a parte inferior da platina principal. A massa oscilante é adornada com motivos polidos em forma de flecha, uma homenagem às pontes originais de 1867, enquanto uma combinação de jato de areia, padrão caracol e linhas desenhadas embelezam a superfície exterior. Outros elementos, como a embraiagem com rolamento de esferas e a tampa do tambor em decoração espiral ou as rodas circulares acetinadas, reforçam a tal ideia de inovação e tradição numa combinação harmoniosa de técnicas de decoração tradicionais e modernas.

Foto aproximada do Calibre GP4800 da Girard Perregaux e imagem do mesmo calibre em fundo branco
Bonito e eficiente, o Calibre GP4800 vai tornar-se protagonista da estratégia da marca no futuro próximo | Foto: Girard-Perregaux

Com base nas competências combinadas dos seus mestres relojoeiros e artesãos, a Girard-Perregaux foi criando ao longo da sua história movimentos de grande qualidade que muito contribuíram para a reputação da marca. Essa expertise surge bem presente no Calibre GP4800 — resta saber quais os primeiros modelos a serem dotados do novo movimento (que tal o próximo Laureato, já que o modelo celebra este ano meio século de vida?) e que tipo de complicações adicionais poderá receber no futuro…

Continue connosco: