Louis Erard x Vianney Halter em segundo capítulo

Depois de uma primeira série colaborativa em tiragem limitada, a Louis Erard volta a associar-se a Vianney Halter para lançar uma nova edição com a filosofia estética do galardoado mestre do futuro anterior.

Qual é a maneira mais barata de aceder aos melhores criadores? Através de colaborações com marcas tradicionalmente colocadas num segmento de preço acessível — e esse tem sido o caso da Louis Erard, que por via do seu responsável Manuel Emch tem granjeado notoriedade com o lançamento de edições limitadas com a chancela de Alain Silberstein, Konstantin Chaykin, Vianney Halter, Stefan Kudoke e Cédric Johner. A estreia do conceito deu-se com Alain Silberstein, que já colocou a sua assinatura em quatro distintas colaborações, e o último a juntar-se ao programa foi Cedric Johner; entretanto, acabou de ser anunciada a segunda edição colaborativa com Vianney Halter.

Vianney Halter e Manuel Emch, o CEO da Louis Erard | Foto: Louis Erard
Vianney Halter e Manuel Emch, o CEO da Louis Erard | Foto: Louis Erard

Vianney Halter foi um dos grandes protagonistas do restabelecimento da relojoaria tradicional nos anos 90, oferecendo um cunho muito pessoal e alternativo à alta-relojoaria através de fantásticas criações evocativas de um mundo paralelo — o seu mundo, o da ciência mecânica retrofuturista. «Ao idealizar um relógio, o meu objetivo não é o de dizer as horas ou criar uma tendência. Eu crio relógios porque me divirto a fazê-lo. É a minha maneira de partilhar emoções através de técnicas vindas do passado e de um futuro cheio de estranhos mundos novos», diz. O Antiqua (1998) e o Trio (2006), da linha Futur Antérieur, são perfeitos exemplos dessa ideia de ‘relíquia do futuro’. E foi sobretudo o Antiqua a inspirar o Le Régulateur Louis Erard x Vianney Halter II.

As duas versões do Le Régulateur Louis Erard x Vianney Halter II | Foto: Louis Erard
As duas versões do Le Régulateur Louis Erard x Vianney Halter II | Foto: Louis Erard

Pode não ser um nome tão mediático como o de outros criadores, mas Vianney Halter é mesmo um dos mais consagrados mestres relojoeiros do planeta — tendo já sido agraciado com todos os mais relevantes galardões do setor. É também um dos principais mestres menos conhecidos do público em geral, porque não gosta muito de aparecer e prefere fechar-se no universo alternativo do seu atelier em Sainte-Croix, onde continua a criar peças excecionais para uma clientela muito exclusiva. Sempre com o seu estilo único e inimitável, apoiado em técnicas patenteadas e numa produção exclusivamente artesanal. Os seus relógios não são para todos os gostos e sobretudo não são para todas as bolsas. Mas abriu uma nova via ao democratizar o seu estilo numa primeira edição colaborativa da Louis Erard que foi comercializada a preço acessível, em 2020… e rapidamente esgotada.

No pulso: a 'versão agentes oficiais' do Le Régulateur Louis Erard x Vianney Halter II | Foto: Louis Erard
No pulso: a ‘versão agentes oficiais’ do Le Régulateur Louis Erard x Vianney Halter II | Foto: Louis Erard

O segundo capítulo da parceria entre a Louis Erard e Vianney Halter acabou de ser apresentado e é bem mais disruptivo do que o primeiro devido à sua configuração diferenciada. Ou seja, ainda mais vincadamente Vianney Halter do que a primeira colaboração. «Com o Vianney, há uma história de amor e de ultrapassagem das próprias limitações. Este é um verdadeiro Gesamtwerk, um trabalho em conjunto: rebites Steampunk, mostradores assimétricos e coroas descentradas, alguns detalhes decorativos que são cuidados com precisão», destaca Manuel Emch.

Uma colaboração que incorpora todos os códigos da alta relojoaria independente em relógios acessíveis e prontos para serem usados ​​todos os dias, apesar do seu estilo surpreendente. E tudo começou com uma chamada telefónica involuntária feita a partir de um teleférico — um desses momentos do acaso que conduz ao extraordinário».
Os rebites são um elemento de estilo retrofuturista típico de Vianney Halter | Foto: Louis Erard

E acrescenta: «Uma colaboração que incorpora todos os códigos da alta relojoaria independente em relógios acessíveis e prontos para serem usados ​​todos os dias, apesar do seu estilo surpreendente. E tudo começou com uma chamada telefónica involuntária feita a partir de um teleférico — um desses momentos do acaso que conduz ao extraordinário». Uma inadvertida ligação que pôs ambos em contacto após algum tempo sem se falarem e que deu azo a uma celebrada parceria.

A configuração Régulateur do mostrador é acentuada pelos diversos planos que dão profundidade e contrsta ao mostrador | Foto: Louis Erard
A configuração Régulateur é acentuada pelos diversos planos que dão profundidade e contrsta ao mostrador | Foto: Louis Erard

Manuel Emch nasceu no seio da relojoaria e a sua mãe foi uma executiva de destaque no Grupo Swatch. Conhece todos os protagonistas da indústria, incluindo aqueles que brilharam mais noutros tempos — e que ele voltou a trazer para a ribalta. Como Alain Silberstein, Cédric Johner e Vianney Halter, superestrelas da relojoaria no final da década de 90.

Instigador do futuro anterior

Vianney Halter não é um relojoeiro comum, é um criador genial que criou um código estético bem vincado há já mais de duas décadas, com audaciosos designs inspirados no estilo Steampunk: o Antiqua foi o primeiro modelo com a sua assinatura enquanto relojoeiro independente e estabeleceu uma nova visão desestruturada do tempo, sendo considerado um dos mais carismáticos relógios de todos os tempos. Vianney Halter encontrou na Louis Erard uma marca que quis partilhar o seu cunho peculiar, tendo por base o conceito de relógio regulador que lhe é tão caro.

As duas versões do Le Régulateur Louis Erard x Vianney Halter II | Foto: Louis Erard
Vianney Halter na sua oficina, em Sainte-Croix | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

E o Le Régulateur Louis Erard x Vianney Halter II é mais do que um relógio: segundo Manuel Emch, é uma homenagem àqueles que ousam ultrapassar as convenções. Uma homenagem ao lema ‘Live Long and Prosper’ de Vianney Halter (a famosa frase do Capitão Spock na série Star Trek) numa peça inspirada na estética industrial vitoriana e numa visão retrofuturista. Os ingredientes que fizeram com que as criações do mestre provocassem grande impacto emocional junto dos especialistas, em especial o Antiqua.

O lendário Antiqua, de 1998: o relógio que o Capitão Nemo usaria em 20 Mil Milhas Submarinas, de Júlio Verne | Foto: Vianney Halter
O lendário Antiqua, de 1998: o relógio que o Capitão Nemo escolheria para usar em 20 Mil Milhas Submarinas, de Júlio Verne | Foto: Vianney Halter

«O Antiqua era um patinho feio para muitos, mas fez com que o mundo da relojoaria mudasse de um dia para o outro e marcou a transição da relojoaria tradicional para a contemporânea», disse-nos o colecionador Gary Getz para o artigo de capa da edição da Espiral do Tempo que teve o carisma como tema principal. A jornalista Elizabeth Doerr acrescentou: «Quando o Antiqua surgiu, nunca tinha existido algo remotamente parecido». O também emblemático Trio Grande Date prolongou esse estilo tão vincado numa base retangular. Um estilo de futuro imaginado através da suposta visão de autores clássicos de romances de ficção científica como Júlio Verne e H. G. Wells.

O Trio na oficina de Vianney Halter, em Sainte-Croix | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo
O icónico Trio na oficina de Vianney Halter, em Sainte-Croix | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Nesta recente colaboração, a Louis Erard e Vianney Halter integraram os códigos da corrente Steampunk e componentes estéticas do Antiqua numa versão Regulateur. Com a exibição do tempo desconstruído e subdividido, a nova edição colaborativa navega entre a realidade e a ficção, representando os limites do tempo e do espaço. Ostentando a mesma paleta cromática — tons cobre e prata — anteriormente presente nos incomparáveis Antiqua e Trio.

No pulso: a 'versão e-boutique' do Le Régulateur Louis Erard x Vianney Halter II | Foto: Louis Erard
No pulso: a ‘versão e-boutique’ do Le Régulateur Louis Erard x Vianney Halter II | Foto: Louis Erard

A herança dessa estética industrial retrofuturista inclui: rebites dourados representando máquinas industriais; lunetas e coroas rebitadas; design desestruturado com submostradores assimétricos e coroa descentrada às 2 horas; ponteiros de aço azulados, uma assinatura comum tanto da marca como do mestre; acabamentos da alta relojoaria, como a anglage e a satinage circular e vertical; elementos do mostrador em relevo e tipografia típica de Vianney Halter, um estilo diferenciado que homenageia o criador; e correia em couro granulado castanho escuro, para um toque ‘antigo’ suplementar.

O fundo transparente do Le Régulateur Louis Erard x Vianney Halter II | Foto: Louis Erard
O fundo transparente do Le Régulateur Louis Erard x Vianney Halter II | Foto: Louis Erard

O Le Régulateur Louis Erard x Vianney Halter II está disponível em duas edições limitadas a 178 exemplares, comercializadas de maneira distinta: uma edição exclusiva para a e-boutique no website da Louis Erard com fundo do mostrador prateado e destaques/escalas em tom acobreado, outra exclusiva para os agentes oficiais de marca com fundo acobreado e destaques/escalas prateadas. A um preço unitário de CHF 4.444 (mais taxas).


Algumas caraterísticas técnicas:

Louis Erard x Vianney Halter
Le Régulateur II
Edição Limitada | 178 x 2
Ano de lançamento | 2024

Louis Erard x Vianney Halter Le Régulateur II | Fotos: Louis Erard

Movimento | Regulador automático, Calibre Sellita SW266-1. Dimensões: 11½”’, Ø25,60 mm, 5,60mm de espessura. 31 rubis, 28.800 A/H (4Hz), decoração cuidada com símbolo Louis Erard lacado a negro, 38 horas de reserva de corda.
Funções | Horas às 11 horas, minutos ao centro, segundos às 5 horas.
Caixa Ø43 mm | Aço polido inoxidável e satiné circular. Espessura: 10,95 mm. 12 rebites na luneta. Entre-asas: 22 mm; asa a asa: 49,60 mm. Vidro de safira com tratamento antirreflexo dos dois lados. Fundo transparente. Coroa assinada Vianney Halter com 24 rebites. Fundo gravado ‘Louis Erard x Vianney Halter. Estanque até 50 metros.
Mostrador | Desenhado por Vianney Halter segundo a sua identidade artística. Réhaut exterior e dois submostradores, acabamento rodinado acetinado circular com anglage, placa de base com acabamento acetinado vertical, decalques pretos, logotipo Louis Erard às 2 horas e logotipo Vianney Halter às 8 horas. Ponteiros com a assinatura Vianney Halter.
Correia | Pele castanha com textura granulada e pesponto ton sur ton. Fivela em aço inoxidável polido. Sistema de troca rápida.
Preço anunciado | 4.444 CHF

O fundo tem a referência ao número de edição limitada, bem como a alusão à parceria | Foto: Louis Erard

Continue connosco: