Vianney Halter e Massena LAB: bons novos velhos tempos com o Old Soul

Faz lembrar outros tempos, mas faz lembrar também os novos tempos. Assim se revela o Old Soul, o resultado da parceria entre a Massena LAB e Vianney Halter. Com uma estética tridimensional de inspiração steampunk, este relógio de pulso é lançado numa edição limitada a 47 exemplares.

A Massena LAB lançou em parceria com Vianney Halter um relógio de pulso que une a peculiar visão técnica e estética do reconhecido relojoeiro independente, bem como o conhecimento da história da relojoaria do próprio William Massena, fundador da Massena LAB. É assim que o relógio é apresentado em geral, pela própria Massena LAB, uma marca que ancora a sua produção na parceria com relojoeiros consagrados de maneira a criar peças com um toque muito particular e diferenciado.

Old Soul by Vianney Halter e Massena LAB visto de frente sobre fundo preto
O Old Soul nasce da colaboração de Vianney Halter com a Massena LAB e integra-se na série Old Masters | Foto: Massena LAB

O Old Soul integra-se na série Old Masters que compreende projetos de natureza conceptual, desenvolvidos em parceria com relojoeiros independentes. Antes do Old Soul tivemos o Old School, levado a cabo com Luca Soprana. E ambos nasceram com um simbolismo muito próprio. O Old School, de acordo com a Massena LAB, evoca o início da jornada de relojoeiro; já o Old Soul tem uma abordagem mais espiritual e reflexiva, com foco na mortalidade, na imortalidade e na persistência dos objetos mecânicos. Uma abordagem muito relojoeira e muito caraterística de quem eleva o mundo da relojoaria a um outro patamar. Vejamos como.

À moda de ‘Vianney’

Quem está familiarizado com o trabalho de Vianney Halter conhecerá certamente o seu gosto pelo imaginário steampunk dos inícios do século XIX, bem como pelo marcado interesse por ficção científica ou a capacidade de explorar a relojoaria com uma estética retrofuturista, como se o conceito de futuro do passado chegasse até nós diretamente para o nosso pulso. Para quem está menos familiarizado, talvez faça sentido ler o seguinte artigo, isto porque o Old Soul fala a linguagem de Vianney Halter de uma maneira muito própria:

Por outro lado, a história do novo relógio é uma daquelas histórias que nos transporta para outros tempos. De acordo com a comunicação enviada, o desenvolvimento do Old Soul teve como base a descoberta de um conjunto de mecanismos vintage new old stock (NOS) da Minerva, hoje detida pela Montblanc. Em causa está o Calibre 17’22 produzido pela reconhecida manufatura na década de 1920 e usado em relógios de bolso até 1942. Esta descoberta esteve então na base do Old Soul, uma novidade que se revela um cruzamento de tempos. E quem conhece Vianney Halter, como dissemos, sabe bem o que isto significa.

Estética tridimensional

O relógio Old Soul by Vianney Halter e Massena LAB, visto de lado sobre fundo preto.
O relógio tem uma estética tridimensional muito caraterística de Vianney Halter | Foto: Massena LAB

Com uma estética tridimensional, o Old Soul apresenta um mostrador multicamadas com a tal estética steampunk que tanto carateriza o trabalho de Vianney Halter. Por outro lado, no relógio descobre-se também uma certa inspiração vintage e de meados do século passado, muito associada a William e à sua Massena LAB.

O relógio indica as horas, os minutos e os segundos por meio de três contadores separados. Às 3 horas encontra-se o submostrador para indicação das horas, às 9 horas temos o submostrador dos pequenos segundos e, na periferia, descobre-se o anel de minutos, sublinhado por uma bonita decoração raiada e acabamento rodinado. Os numerais arábicos seguem a fonte caraterística de Vianney Halter e as escalas em caminho de ferro evocam também opções do passado relojeiro.

Detalhe da indicação misteriosa dos minutos do Old Soul by Vianney Halter e Massena LAB
O indicador misterioso dos minutos em forma de seta parece flutuar sobre o mostrador | Foto: Massena LAB

Mas há mais um toque que vem sublinhar a aura enigmática desta edição limitada. O mestre francês resolveu apimentar o relógio com um ponteiro azul dos minutos em forma de seta que parece flutuar acima do mostrador. O truque é um disco transparente rotativo, numa solução adotada nos já aqui falados relógios misteriosos tão associados à relojoaria francesa, precisamente.

Depois, temos ainda as referências a Vianney Halter e a Massena estampadas no interior do vidro de safira que não só sublinham o design tridimensional, como dinamizam a indicação da passagem do tempo, uma vez que as suas sombras ficam projetadas no mostrador. As assinaturas são enquadradas numa moldura em forma de ampulheta posicionada na parte de cima do vidro de safira. Gravada com círculos concêntricos e decorada com pinos, como costuma ser habitual nas criações do relojoeiro independente, esta solução sublinha ainda mais a natureza tridimensional e estética retrofuturista do relógio.

Vianney Halter e Massena LAB
Por cima do vidro de safira podemos ver uma estrutura em forma de ampulheta que segue de moldura para as referências a Vianney Halter e a Massena | Foto: Massena LAB

O Old Soul tem caixa em aço de 42mm, com asas em degrau que seguem também a tradição vintage, animada por uma alternância de acabamentos polidos e escovados, bem como por uma luneta côncava polida que destaca em larga medida todos os detalhes do mostrador. A cereja no topo do bolo é a coroa com pinos, em harmonia com a linguagem geral do relógio, ao mesmo tempo que foi pensada para garantir uma melhor utilização.

O movimento

Calibre 17'22 new old stock da manufatura Minerva que equipa o Old Soul de Vianney Halter e Masse LAB
O relógio está equipado com o Calibre 17’22 new old stock da Minerva, no qual se manteve as devidas referências à manufatura e ao seu número, embora tenha sido também personalizado pelos protagonistas da colaboração | Foto: Massena LAB

Como dissemos, o ponto de partida para o Old Soul foi a descoberta de um conjunto de calibres 17’22 new old stock da manufatura Minerva, pelo que os 72 exemplares estão equipados com este movimento concebido à mão em tempos que já lá vão. Com acabamentos manuais como faixas Côtes de Genève, anglage, e polimento negro, mantém no tambor de corda a gravação da assinatura da Minerva, bem como o clássico motivo em forma de seta. O movimento tem uma reserva de marcha de 36 horas e a frequência está nos 2,5 Hz (18.800 alt/horas), mais um piscar de olho ao passado. Ainda assim, podemos contar com algumas alterações, como a incorporação do disco transparente para indicação misteriosa dos minutos e a inclusão das referências a Vianney Halter e à Massena LAB.

Mais um detalhe

Vista do fundo do Old Soul by Vianney Halter e Massena LAB
O fundo permite contemplar o mecanismo e inclui diversas gravações, incluindo os nomes de Vianney Halter, de Massena, a referência do relógio e uma citação alusiva a um poema de Delmore Schwartz | Foto: Massena LAB

O fundo da caixa em vidro de safira permite apreciar devidamente o mecanismo e foi personalizado não apenas com as assinaturas dos protagonistas da parceria e com número de série do relógio, como também com a citação «Time is the Fire in which we burn». Estas palavras, da autoria de Delmore Schwartz (1913-1966) e alusivas ao poema «Calmly We Walk through This April’s Day», foram popularizadas no filme Star Trek: Generations (1994) por Malcom McDowell, no papel do vilão Tolian Soran. Mais uma referência ao imaginário que dá vida ao percurso singular de Vianney Halter. Aliás, a sua frase de despedida até costuma ser «Live Long And Prosper» e é inspirada na tirada do Mr. Spock de Star Trek. Na mesma linha, o seu Deep Space Tourbillon é inspirado no universo da mesma série.

Detalhe da plataforma que se encontra por cima do mostrador do relógio Old Soul
A plataforma superior com pinos que serve de moldura aos nomes dos protagonistas deste relógio acentua o caráter steampunk do relógio | Foto: Massena LAB

O Old Soul está disponível através do site oficial, com necessidade de submissão de um formulário de interesse, mas o relógio também pode ser visto durante o Geneva Watch Days, que decorre em Genebra no próximo mês de setembro. Para tal, é necessário agendar uma sessão com a Massena LAB. Quanto ao preço, encontra-se sob consulta.

Visite o site oficial da Massena LAB para mais informações.


Algumas caraterísticas técnicas:

Vianney Halter x Massena LAB
Old Soul
Ano de lançamento | 2025
Edição limitada a 47 exemplares

O relógio Old Soul by Vianney Halter e Massena LAB
Uma edição limitada a 47 exemplares | Foto: Massena LAB

Movimento | Mecânico de corda manual Calibre 17’22 vintage da Minerva. Frequência de 2,5 Hz (18.800 alt/h), 17 rubis, 36 horas de reserva de marcha, espiral com curva terminal Breguet. Decorado com Côtes de Genève e anglage manual, bem como revestimento a ródio e polimento negro.
Funções | Horas, minutos misteriosos e pequenos segundos.
Caixa Ø 42mm | Aço inoxidável. 12mm de espessura, incluindo o vidro. Vidro de safira no topo e no fundo com tratamento antirreflexos. Luneta côncava polida com asas em degrau com superfícies polidas e escovadas. Coroa em estilo steampunk de Vianney Halter, adornada com as iniciais VH, alusivas ao mestre relojoeiro. Estanque até 3 ATM.
Mostrador | Tridimensional, com diversas camadas e tempo indicado de modo regulador através de três diferentes contadores: horas às 3horas, segundos às 9 horas e minutos num anel na periferia, com indicação misteriosa através de um disco rotativo transparente. Numerais arábicos na fonte caraterística de Vianney Halter. Assinatura ‘Vianney Halter’ e ‘Massena’ no vidro.
Correia | Azul com pesponto azul, feita na Itália. Fivela em aço da Massena LAB
Preço | Sob consulta

Continue connosco: