Konstantin Chaykin estabeleceu uma parceria com a Huawei para disponibilizar mostradores digitais inspirados em modelos reais da sua coleção de relógios para o novo Huawei Watch 5.
Konstantin Chaykin estabeleceu uma parceria com a Huawei para disponibilizar mostradores digitais inspirados em modelos reais da sua coleção de relógios para o novo smartwatch Huawei Watch 5. Esta não é a primeira vez que a relojoaria mecânica se aventura pelos meandros dos dispositivos wearable (com a TAG Heuer a destacar-se neste caminho), mas é a primeira vez que um relojoeiro independente o faz, numa interessante ponte entre a relojoaria tradicional e a tecnologia digital.
Através desta colaboração, o mestre russo pretende oferecer uma experiência diferente a quem valoriza os relógios mecânicos, embora possamos dizer que temos aqui também uma aproximação a um público bem mais vasto que vai bem além do público conhecedor.

Os mostradores selecionados são referentes a três modelos incontornáveis do portefólio de Konstantin Chaykin, todos como representação de rostos de personagens em que as horas e minutos são indicadas pelos olhos e em que a as fases da Lua são indicadas pelas respetivas línguas: o Joker Classic, talvez um dos mais conhecidos palhaços do nosso imaginário, que acabou por animar aquele que se tornou um dos modelos mais associados à marca; o Kolobok 2, inspirado numa figura dos contos tradicionais, trata-se de uma personagem com um rosto particularmente expressivo e repleto de cores; e o Panda, que conjuga elementos culturais do Oriente e do Ocidente, num relógio que tem o Panda como figura central.



Para Chaykin, o tempo é um conceito naturalmente ligado à vida, às emoções e à arte, pelo que esta colaboração surge como um continuidade não apenas do seu percurso enquanto relojoeiro e artista, mas também como alguém que se acaba por procurar novas formas de seguir em frente, depois da criação do NFT Joker em 2021, uma obra digital composta por mais de 42 mil imagens do mostrador Joker. Segundo o relojoeiro, o espaço digital oferece novas possibilidades criativas, e a integração de mostradores dos seus relógios mecânicos no mundo digital representa uma nova etapa no cruzamento entre relojoaria e tecnologia contemporânea.

PARA LER TAMBÉM:
«Konstantin Chaykin: o mestre que veio do frio»
por Miguel Seabra
Os mostradores digitais criados por Konstantin Chaykin podem ser descarregados gratuitamente através da aplicação Huawei Health [link externo], na loja de mostradores ‘faces’ do smartwatch. O Huawei Watch 5 está disponível com caixas de 42 mm e 46 mm, em aço inoxidável, cerâmica e liga de titânio, e existem diferentes várias opções de braceletes.