fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paneristi Portugal e o top 5

O ano está prestes a acabar e, em época de rescaldos, três elementos da congregação de fãs da Panerai em Portugal elegem os melhores modelos desvelados pela marca italiana em 2021. Aqui fica o respetivo top 5 de cada um deles.

Depois de um primeiro jantar ‘oficial’ em 2019 e de, no ano passado, a pandemia ter gorado a intenção de manter uma cadência anual, o grupo Paneristi Portugal voltou a juntar-se neste mês de Dezembro para um segundo encontro de confraternização. Devido às contingências em vigor, a escolha de um espaço que reunisse as condições necessárias para acolher um jantar para cerca de três dezenas de participantes foi limitada — e se, ao contrário da ocasião inaugural, não foi possível encontrar um restaurante italiano que preenchesse os requisitos, a escolha recaiu sobre um outro estabelecimento associado ao imaginário da Panerai: o mar.

jantar Paneristi 2021
O jantar de 2021 no novo restaurante Sexy Sea, em Lisboa | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

E foi no novo restaurante Sexy Sea, à data ainda por abrir oficialmente, que se reuniram os Paneristi portugueses e aficionados da relojoaria simpatizantes da marca. A Boutique Panerai da Avenida da Liberdade fez-se representar e disponibilizou algumas novidades lançadas em 2021, para além de contribuir, tal como a Boutique Panerai do El Corte Inglés, com alguns artigos de merchandising que se juntaram às correias e estojos ofertadas por apoiantes da iniciativa — desde as portuguesas Suberskin (especializada em acessórios de cortiça) e AF Straps a artesãos/empresas internacionais de reputação no universo Paneristi como a Di Stefano Firenze de Simona di Stefano, a Attirail Straps, a Manifatture Serioso, a Kyros Straps de Kyriakos Kyros, a Wotancraft e a Oddface. O sorteio acabou por distribuir lembranças a (praticamente) todos os presentes, incluindo serviços de manutenção a relógios!

jantar Paneristi 2021
As marcas associadas ao evento e uma das novidades de 2021 | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo
A ocasião concluiu-se com wristshots e table shots, obviamente! | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O comité organizativo foi composto por João Gentil, Alexandre Figueiredo, Helena Ministro e Rui Brito. E, à semelhança do que foi feito em 2020, a Espiral do Tempo solicitou aos dois membros fundadores do grupo Paneristi Portugal que elaborassem um top 5 dos seus modelos preferidos da Panerai em 2021; no entanto, e num ano em que a marca transalpina efetuou um importante lançamento tendo em conta o público feminino (a linha Piccolo Due em tamanho mais reduzido), Helena Ministro também se juntou a João Gentil e a Alexandre Figueiredo na escolha dos cinco modelos mais relevantes. Aqui ficam as suas escolhas.

Helena Ministro

PAM01068: Submersible Blu Notte

Caixa em aço com um versátil diâmetro de 42mm também adequado a pulsos mais pequenos e uma luneta em cerâmica azul conjugada com um mostrador azul raiado. A opção por uma bracelete em metal confere ao relógio uma particular sensação de segurança e conforto.

Panerai Submersible Blu Notte - PAM 1068
Submersible Blu Notte PAM 1068 | © Panerai

PAM01280: Piccolo Due Madreperla

A caixa de 38mm abriu um novo diâmetro para a Panerai e o Goldtech, uma liga especial de ouro com cobre e platina, dá-lhe uma cor intensa e maior resistência à oxidação. A conjugação desta caixa de linhas suaves e femininas com o mostrador em madrepérola, faz desta versão do Piccolo Due uma referência em elegância e sofisticação, mantendo toda a essência Panerai.

Panerai Piccolo Due Madreperla - PAM 1280
Piccolo Due Madreperla PAM 1280 | © Panerai

PAM01111: Luminor Chrono Goldtech Blu Notte

A caixa de 44 mm em Goldtech e o mostrador num azul profundo que contrasta com os indexes brancos fazem deste cronógrafo uma peça de eleição, pautada pela modernidade e elegância de um luxo intemporal. O fundo em safira revela um padrão que evoca as ondas do mar.

Panerai Luminor Chrono Goldtech® Blu Notte
Luminor Chrono Goldtech Blu Notte PAM01111 | © Panerai

PAM01123: Piccolo Due

Caixa em aço polido de 38mm, mostrador azul sun-brushed, ponteiros dourados e bracelete em metal. É um relógio de fácil leitura, simples, elegante e de elevada fiabilidade — como todos os Panerai. Caraterísticas que fazem dele o relógio ideal de todos os dias para qualquer pulso feminino (e não só).

Panerai Piccolo Due - PAM01123
Piccolo Due PAM01123 | © Panerai

PAM01356: Luminor Marina eSteel Verde Smeraldo

A ligação da Panerai ao mar é umbilical e a sua preocupação com a sustentabilidade, e a conservação dos oceanos reflete-se nos Luminor Marina eSteel, que integram uma grande parte dos seus componentes feita de materiais reciclados. Caixa em 44mm em eSteel e mostrador verde com uma bracelete também verde militar e feita de material reciclado. Um relógio que transmite consciência e preocupação com o futuro, mantendo a sobriedade e o design típicos da Panerai.

Panerai Luminor Marina eSteel™ Verde Smeraldo
Luminor Marina eSteel Verde Smeraldo PAM01356 | © Panerai

João Gentil

PAM01135: Luminor Chrono Monopulsante 8 Giorni GMT Blu Notte

Trata-se de uma edição limitada a 200 exemplares, um Luminor 1950 com caixa em cerâmica preta e um mostrador azul escuro sunray que o torna deslumbrante. Uma peça igualmente especial pelo seu movimento de cronógrafo com reserva de marcha de 8 dias e função monopulsante.

Panerai Luminor Chrono Monopulsante 8 Giorni GMT Blu Notte
Luminor Chrono Monopulsante 8 Giorni GMT Blu Notte PAM1135 | © Panerai

PAM01244: Radiomir Eilean

Um Radiomir com uma caixa que conjuga dois materiais, o aço envelhecido e o bronze. Traduz a forte ligação da Panerai ao mar e aos instrumentos de navegação. O mostrador apresenta um design marcante em tons de azul, com linhas verticais que nos transportam para o deck do veleiro Eilean. A caixa de aço envelhecido, luneta, coroa e fundo da caixa em bronze, com o tempo irão ganhar uma patina única. É um relógio que visa homenagear o veleiro recuperado pela Panerai, tendo na sua caixa uma gravação especial na parte lateral com arte decorativa, o nome e o ano em que o veleiro foi construído: ‘Eilean, 1936’.

Panerai Radiomir Eilean - PAM 1244
O Radiomir Eilean PAM 1243 de mostrador castanho; gravações especiais no flanco e no fundo da caixa | © Panerai

PAM01223: Submersible Bianco

Caixa em aço escovado, diâmetro de 42 mm e mostrador branco mate: tem um esquema de cor preto e branco, e indexes circulares brancos com aros pretos, que lhe confere grande legibilidade tanto de dia como de noite. Detalhes que asseguram uma simplicidade e elegância adequadas para uso em qualquer ocasião.

Panerai Submersible Bianco - PAM01223
Submersible Bianco PAM01223 | © Panerai

PAM01664: Luminor Marina Carbotech Blu Notte

Trata-se de uma edição limitada a 500 peças, vendida exclusivamente em e-commerce. A caixa em Carbotech torna-o extremamente leve e, pela primeira vez, a Panerai conjuga a caixa em Carbotech com um mostrador azul e um fundo em titânio escovado. Resultado: um relógio bem equilibrado e que se predispõe a uma utilização diária em qualquer situação. Mais uma peça que alia tradição e modernidade.

Panerai Luminor Marina Carbotech® Blu Notte
Luminor Marina Carbotech Blu Notte PAM 1664 | © Panerai

PAM01115: Luminor Marina

Caixa em ouro amarelo polido, mostrador em preto sunbrushed e históricos ponteiros Panerai em tons de azul tornam este Luminor Marina num relógio para ocasiões especiais. A combinação de cores e matérias confere-lhe uma elegância e leitura que o transformam numa peça intemporal.

Panerai Luminor Marina - PAM01115
Luminor Marina PAM01115 | © Panerai

Alexandre Figueiredo

PAM01135: Luminor Chrono Monopulsante 8 Giorni GMT Blu Notte

Um relógio com 44mm plenos de charme e fascínio. O casamento perfeito entre a cerâmica preta, um mostrador azul e um calibre soberbo.

Luminor Chrono Monopulsante GMT 8 Giorni Blu Notte PAM1135 | © Panerai

PAM00715: Luminor Perpetual Calendar Platinumtech

O arrojo da marca acabou por levar à criação um relógio esteticamente equilibrado, de elevada exigência técnica e bem dentro do ADN da Panerai. Gostaria de ver este modelo numa caixa de 47mm.

Panerai Luminor Perpetual Calendar Platinumtech - PAM00715
Luminor Perpetual Calendar Platinumtech PAM00715 | © Panerai

PAM01356: Luminor Marina eSteel Verde Smeraldo

Um modelo bem equilibrado entre um mostrador apelativo de inspiração em cores de utilização militar e uma caixa em aço inox reciclado. Um relógio sólido e apelativo, uma muito agradável surpresa.

Luminor Marina eSteel™ Verde Smeraldo - PAM01356
Luminor Marina eSteel Verde Smeraldo PAM01356 | © Panerai

PAM01218: Luminor Chrono

Um cronógrafo que me surpreendeu pela positiva, modelo descontraído e esteticamente equilibrado. O mostrador branco imprime-lhe uma jovialidade ímpar. Relógio fantástico para usar no verão e levar a banhos.

Luminor Chrono PAM01218 em fundo escuro
Luminor Chrono PAM01218 | © Panerai

PAM01244: Radiomir Eilean

Contra todas as minhas expectativas, sem dúvida o modelo da coleção que mais me surpreendeu. A profundidade e cor do mostrador, aliada a uma caixa Radiomir em aço e com bisel em bronze, para além de outros apontamentos estéticos, fizeram deste modelo o meu preferido.

Panerai Radiomir Eilean no tabuleiro de apresentação da marca
Versões do Radiomir Eilean com mostradores castanho e azul | © Susana Gasalho / Espiral do Tempo

Outras leituras