Era a evolução que muitos aficionados queriam: a versão GMT do Pelagos FXD. Segundo a marca, o novo Pelagos FXD GMT ‘Zulu Time’ veio dar resposta às necessidades da Aéronautique Navale, o ramo aéreo da da Marinha Francesa. Além da integração de uma função sempre bem recebida, destaque para a estética bem marcada.
Inicialmente criada em parceria com a Marine Nationale (Marinha francesa), a linha FXD nasceu como relógio robusto e com especificidades muito próprias que cativaram os apaixonados da Tudor, mas também os apreciadores de relógios para as situações mais exigentes – os chamados tool watches.
Mas já há um tempo que se ouvia dizer que faltava uma versão com GMT nesta linhagem, algo que fazia sentido se olharmos para a evolução da coleção Black Bay, por exemplo, e se recordarmos o Black Bay Pro. Pois bem, depois diversas novidades apresentadas este ano, a Tudor adicionou ao Pelagos FXD um modelo GMT que, segundo a marca, vem dar resposta às necessidades da Aéronautique Navale, a unidade aeronáutica da Marinha francesa. A evolução de uma parceria, portanto.
Os antecedentes
A Tudor é fornecedora oficial da Marine Nationale desde os anos 50, através do fornecimento de relógios mergulho. Segundo a marca, o Groupe d’Étude et de Recherches Sous-Marines (G.E.R.S.) recebeu na altura alguns relógios Oyster Prince Submariner para avaliação em situações da vida real. As duas referências foram positivamente avaliadas em desempenho e estanqueidade pelo próprio comandante da organização científica ligado à marinha francesa. Depois, a Tudor passou a ser fornecedora oficial da Marinha Francesa a partir de 1961.
Seis décadas depois, a marca uniu publicamente forças com esta entidade através do Pelagos FXD, uma coleção com caraterísticas únicas no seio do portefólio da Tudor e que foi desenvolvido em parceria com os nadadores de combate da Marinha Francesa. Na sua base esteve a referência mais usada pela unidade e entre as caraterísticas inéditas estavam as barras fixas para a bracelete, trabalhadas a partir do bloco de titânio que constitui a caixa. Depois, a coleção foi crescendo, inclusive com variantes cronográficas. Agora, chega o Pelagos FXD GMT ‘Zulu Time’, que desta vez resulta da parceria com o ramo da força aérea responsável por operações navais da Marinha Francesa.
O nome
O novo Pelagos FXD GMT ‘Zulu Time’ é um daqueles casos em que o seu nome diz tudo. A referência FXD remete para as robustas barras que a caixa tem para fixar a bracelete; a referência GMT traduz o fuso horário no grau zero de longitude que atravessa o laboratório astronómico de Greenwich, no Reino Unido; já a referência Zulu Time remete para o alfabético fonético usado na aeronáutica, em que a letra ‘Z’ equivale à primeira letra da palavra ‘zero’, ou seja, a hora Zulu é a designação militar do Tempo Universal Coordenado (UTC) e a referência temporal padrão usada pelos aviadores. Só para esclarecer: UTC é um padrão internacional de tempo que serve de base para o tempo civil e para os fusos horários em todo o mundo.
O mostrador
No novo relógio, a hora Zulu é indicada por um ponteiro cor de laranja que dá uma volta completa ao mostrador a cada 24 horas. Por sua vez, o ponteiro Snowflake das horas indica a hora local e pode ser acertado através da coroa. Para facilitar o ajuste da hora ao mudar de fuso horário, o ponteiro salta em incrementos de uma hora.
Já a mudança da data ocorre sempre que o ponteiro passar pela meia-noite, em qualquer direção: para trás ou para a frente. O mostrador preto mate tem os indexes das horas aplicados e preenchidos com Super-Luminova bege de emissão verde, para melhor legibilidade no escuro. O acerto da hora é feito através da coroa e a função de ponteiro saltante é sincronizada com a data.
A caixa
Com caixa de 42mm em titânio Grau 2, com acabamento escovado e munida de barras fixas para a bracelete, o novo relógio tem o fundo em titânio Grau 5 personalizado com o logotipo da Aéronautique Navale e a inscrição ‘M.N.24’ (Marine Nationale 2024), inspirados nas gravações dos Tudor M.M. originais das décadas de 1970 e 1980. A luneta rotativa bidirecional é feita em titânio, mas integra um anel em cerâmica para a graduação de 24 horas, sublinhada por revestimento luminescente bege, com emissão verde.
A certificação METAS
Com o selo ‘Swiss Made’, o novo Pelagos FXD GMT ‘Zulu Time’ está equipado com o movimento de corda automática Calibre MT5652-U, com certificação COSC, espiral de silício e reserva de corda de 65 horas. Além disso, é certificado pelo Instituto Federal de Metrologia (METAS), que cobre com elevada exigência as principais caraterísticas funcionais de um relógio, incluindo precisão, resistência a campos magnéticos, estanqueidade e reserva de marcha. Para receber esta certificação, cada relógio tem de ser capaz de funcionar com uma variação diária de 5 segundos (0/+5) e assegura a precisão dos relógios submetidos a campos magnéticos de 15 000 gauss. O relógio é estanque até 200 metros.
Bracelete
Tal como todos os modelos Pelagos FXD, o novo relógio inclui uma bracelete em tecido de peça única, feita, como é habitual nos relógios da marca, pela Julien Faure, mas com uma construção muito específica. A Tudor refere que no passado a Marinha Francesa colocava as suas próprias braceletes nos relógios que recebia optando por braceletes em preto feitas a partir de uma única peça de nylon trançado ou braceletes feitas à mão com elásticos de paraquedas, que podiam ser reconhecidas pela sua cor verde e pelo filamento central amarelo ou vermelho. A bracelete do novo modelo evoca este legado e a cor condiz com a cor dos fatos que os aviadores usavam: verde-tropa. Feita a partir de uma faixa de poliéster de 22 mm, a bracelete é complementada por uma fivela e uma presilha em titânio grau 2, bem como por presilhas de tecido amovíveis personalizadas com a insígnia da Aéronautique Navale.
Visite o site oficial da Tudor para mais informações.
Algumas caraterísticas técnicas:
Tudor
Pelagos FXD GMT ‘Zulu Time’
Referência | M2542G247NU-0002
Ano de lançamento | 2024
Movimento | Corda automática Calibre MT5652-U com sistema de rotor bidirecional (certificação COSC e METAS). 28.800 alt/h. Função GMT integrada. 65 horas de reserva de marcha.
Funções | Horas, minutos e segundos. Data associada ao fuso horário principal. GMT através de um ponteiro e uma luneta de 24 horas.
Mostrador | Preto mate, indexes com luminescência bege de emissão azul.
Caixa ø 42 mm | Titânio. Acabamento escovado e acetinado, barras fixas para bracelete. Distância entre asas: 22 mm. Luneta rotativa bidirecional de 24 horas em titânio com disco de cerâmica preta. Vidro de safira. Espessura da caixa: 12.7 mm. Estanque até 200 metros. Coroa de titânio adornada com o escudo Tudor em relevo.
Bracelete | Tecido verde de peça única com fivela e presilha em titânio.
Presilha adicional em tecido amovível com a insígnia da Aéronautique Navale.
Preço de venda ao público recomendado no site | 4.800 €