No âmbito da associação aos All Blacks e no seguimento da sua parceria com a Rugby World Cup 2019, a Tudor apresentou hoje ao mundo a versão em preto do cronógrafo Black Bay – uma edição limitada com um número de exemplares equivalente ao número de jogadores que têm integrado a famosa equipa neo-zelandeza desde a sua fundação. Sempre que um novo jogador é chamado à seleção, será introduzido na edição mais um exemplar. O nome do relógio: Black Bay Chrono Dark.
—
Mais uma surpresa nesta última etapa do ano: para assinalar a Rugby World Cup 2019, no qual os All Blacks irão defender o seu título de campeões, e para celebrar a parceria da Tudor com a equipa, a marca apresentou hoje o Black Bay Chrono Dark, uma versão em preto do cronógrafo lançado em 2017.
O novo modelo é apresentado numa curiosa edição limitada: um relógio por cada jogador convocado para a seleção neozelandeza de rugby desde a sua criação em 1903 até ao Rugby World Cup 2019. Sendo assim, ao todo estão disponíveis neste momento 1181 relógios, se bem que o número será ajustado de acordo com a composição final da equipa que participará no campeonato do mundo que se realiza no Japão entre 20 de setembro e 2 de novembro. Depois, a série vai crescendo ao longo dos anos à medida que novos jogadores vão integrando a equipa.
Tudor Black Bay Chrono Dark
O Tudor Heritage Black Bay Chronograph conquistou tudo e todos a partir do momento em que foi lançado, na Baselworld 2017 e conquistou de tal forma que foi mesmo galardoado com o prémio “Petite Aiguille” no Grand Prix d’Horlogerie de Genève desse ano. Entretanto, tem vindo a ser apresentado com algumas alterações estéticas, tendo sido a mais recente a bem recebida versão bicolor. Agora, o relógio surge com um visual completamente negro, uma opção estética evocativa dos All Blacks, equipa embaixadora da Tudor desde 2017, e o fundo é gravado com o número de edição limitada.
O novo Black Bay Chrono Dark surge assim com caixa preta de 41 mm em aço revestido a PVD com acabamento acetinado e mantém-se fiel à estética Black Bay – com os ponteiros snowflake (assinatura da marca desde 1969) e com os característicos indexes circulares sobredimensionados – e apresenta um mostrador negro, à semelhança do modelo regular: os contadores dos minutos do cronógrafo e dos pequenos segundos estão localizados nas 3 e nas 9 horas, respetivamente; já às 6 horas encontra-se a janela da data. Tanto os indexes, como os ponteiros das horas e dos minutos têm revestimento luminescente. A nota de destaque vai para o apontamento vermelho na extremidade do ponteiro central dos segundos do cronógrafo. Já a luneta fixa em aço com revestimento PVD em preto mate é uma novidade na linhagem cronográfica dos Black Bay. Nela descobre-se um disco graduado em alumínio anodizado, também em preto mate, com escala taquimétrica e números em prateado.
O novo Black Bay Chrono Dark é ainda complementado por uma bracelete em metal, também com revestimento PVD e acabamento acetinado que lhe confere o tal aspeto mate que descobrimos em todo o relógio.
Em termos de máquina, o relógio está equipado com o movimento automático comum à linhagem Black Bay Chronograph. O calibre MT5813 é derivado do cronógrafo de manufatura calibre Breitling 01, mas com múltiplas alterações suplementares. Apresenta como valências uma arquitetura integrada, rotor de massa regulável, 70 horas de reserva de corda, roda de colunas, embraiagem vertical e espiral em silício. A sua precisão é certificada pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC).
#BornToDare
A Tudor aliou forças com o rugby em 2017, como parte da campanha #BornToDare, tendo selecionado para embaixadores da marca os All Blacks e mantendo, desde então, uma relação próxima com diversos eventos da modalidade enquanto patrocinadora oficial. Entre esses eventos, encontra-se a Rugby World Cup 2019, que vai decorrer no Japão de 20 de setembro a 2 de novembro de 2019. A marca suíça apresenta-se assim como relógio oficial daquele que é o terceiro maior evento desportivo a nível mundial.
Além do lançamento do novo Black Bay Chrono Dark, uma das grandes novidades associada a esta parceria passa pelo lançamento de um Black Bay Chrono com bracelete em borracha e uma gravação comemorativa da parceria com o campeonato. Este cronógrafo será usado pelos 23 árbitros da Rugby World Cup 2019. Por outro lado, as placas de substituição dos jogadores usadas pelos árbitros serão personalizadas com o escudo da marca. A Tudor refere que são os valores nobres e a imagem robusta que este desporto transmite que refletem a filosofia intransigente da arte relojoeira que a define como marca desde 1926.
Primeiras impressões
A opção pelo Black Bay Chronograph como base para a edição especial dedicada aos All Blacks torna-se perfeitamente natural — um relógio de índole desportiva, com uma complicação adicional de grande popularidade. E, como não podia deixar de ser, o acabamento tinha de ser preto para que a identidade visual seja imediata; a coleção regular inclui dois modelos completamente negros (o cronógrafo Fast Rider Black Shield em cerâmica e o modelo vintage de mergulho Black Bay Dark em aço PVD), mas o Black Bay Chrono Dark destaca-se claramente como tiragem à parte e a sua aura escurecida também lhe fornece uma sofisticação muito especial sem perder o espírito desportivo, com a tipografia e o grafismo bem destacados sobre o fundo preto. Para mais, apresenta o tamanho ideal (ou mais universal) para um relógio da sua natureza: 41mm. Será seguramente um modelo muito procurado por aficionados do rugby e não só. Tão cobiçado que os seus donos podem correr o risco de serem placados por invejosos… O preço: 5.590 euros.
Características Técnicas
Tudor
Black Bay Chrono Dark
Referência/ 79360DK
Movimento/ Mecânico de cronógrafo de corda automática com um sistema de rotor bidirecional, Calibre de manufatura MT5813 (COSC) com função de cronógrafo, 28.800 alt./h., cerca de 70 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos, pequeno segundos, data, cronógrafo e escala taquimétrica.
Mostrador / Preto, côncavo, data na posição das 6 horas.
Caixa Ø 41 mm/ Aço com acabamento polido e acetinado, vidro em cristal de safira côncavo. Luneta fixa em ouro amarelo, com disco de alumínio anodizado em preto mate. Estanque até 200 metros.
Bracelete/ Em aço preto mate tratado com PVD e fecho de báscula e fecho de segurança em PVD preto mate.
Preço/ € 5.590
Visite o site oficial da Tudor para mais informações.
—