A. Lange & Söhne: Lange 1 Tourbillon 25th Anniversary

A coroação final da coleção de aniversário composta por 10 relógios em edição limitada é dada por um modelo muito especial. Em 2000, o Lange 1 Tourbillon estreou-se como o primeiro relógio de pulso dotado da combinação inédita de um turbilhão, uma data sobredimensionada, um calibre com autonomia de três dias e um indicador de reserva de corda. Agora concebido numa edição limitada a 25 exemplares em ouro branco, é o corolário ideal para uma série de dez modelos comemorativos das Bodas de Prata do Lange 1 .

Uma obra-prima com um visual muito particular. E também “um relógio para ocasiões especiais”: o Lange 1 Tourbillon foi descrito dessa maneira aquando da sua estreia, em 2000. Foi adicionando um turbilhão ao seu ex-libris que a manufatura A. Lange & Söhne saudou a transição do século XX para o século XXI, prosseguindo uma tradição própria que remonta aos tempos da Belle Époque parisiense. Porque foi na Exposição Mundial de 1900 em Paris que a Lange apresentou o seu primeiro turbilhão do século, então ainda no formato de relógio de bolso.

Lange 1 Tourbillon "25th Anniversary" © A. Lange & Söhne
Lange 1 Tourbillon “25th Anniversary” © A. Lange & Söhne

Em 2010, enquanto parte da coleção de aniversário designada “165 Years – Homage to F.A. Lange”, o Lange 1 Tourbillon integrou um lote de três relógios da manufatura que estrearam uma caixa em ouro mel, uma exclusiva liga de metal precioso utilizada somente pela Lange. Quatro anos depois, quando o Lange 1 celebrou o seu 20º aniversário em 2014, foi introduzido como o quarto modelo da série Handverkskunst numa edição limitada de 20 exemplares em caixa de platina dotados de uma decoração do movimento especial e de mostrador em esmalte preto. Tal como em cada uma das dez edições especiais da coleção do 25º aniversário divulgada ao longo do presente ano, a versão de 2019 do Lange 1 Tourbillon é apresentada em tons prateados e azulados. A caixa em ouro branco de 38,5 milímetros dá o enquadramento ideal a um mostrador argenté em prata maciça que contrasta idealmente com os ponteiros em aço temperado e revenido a azul. A tipografia está impressa em azul, incluindo os algarismos da data sobredimensionada.

© A. Lange & Söhne
© A. Lange & Söhne

Suspenso entre dois contrapivôs em diamante, o turbilhão de um minuto está dotado de um mecanismo stop-seconds. O sistema patenteado, que faz com que o balanço pare instantaneamente dentro da gaiola rotativa do turbilhão, é claramente visível através de uma generosa abertura no mostrador por baixo dos discos de cristal transparentes perceptíveis na imagem em baixo – os mesmos discos que surgem na janela para a data sobredimensionada.

© A. Lange & Söhne
© A. Lange & Söhne

A ponte do turbilhão, integrada de modo proeminente no mostrador, está decorada com uma técnica de acabamento em polimento negro. Do lado do movimento, a ponte do turbilhão e a ponte da roda intermediária são gravadas à mão. O conceito cromático da coleção comemorativa do 25º aniversário do Lange 1 é replicado nas concavidades da gravação preenchidas a azul. A representação em relevo da data grande, assinatura comum a todos os dez exemplares, está situada na ponte da roda intermédia.

© A. Lange & Söhne
© A. Lange & Söhne

Depois do Lange 1  (250 exemplares), do Grand Lange 1 Moon Phase , do Little Lange 1, do Lange 1 Tourbillon Perpetual Calendar, do Lange 1 Time Zone, do Lange 1 Moon Phase e do Grand Lange 1, do Lange 1 Daymatic e do Little Lange 1 Moon Phase, com o Lange 1 Tourbillon agora divulgado fica concluída a dezena de modelos comemorativos das Bodas de Prata do Lange 1, o relógio que em 1994 se tornou no primeiro ícone da Lange da nova era e influenciou decisivamente a relojoaria mecânica com o seu mostrador descentrado e a data grande. Aqui fica a coleção:

Os 10 modelos A. Lange & Söhne ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne
Os 10 modelos A. Lange & Söhne ’25th Anniversary’ © A. Lange & Söhne

Para além do seu estatuto de ex-libris da Lange & Söhne, o Lange 1 é também um relógio que personifica a reunificação da Alemanha e a recuperação de uma marca com um passado extraordinário e conturbado pelos dois grandes conflitos bélicos do século XX e pelas opções políticas da Alemanha de Leste. A Queda do Muro de Berlim levou à redenção e ao reflorescimento da indústria relojoeira de Glashütte, que atualmente é um dos principais berços da relojoaria fina em todo o mundo.

Os diferentes edifícios da Lange & Söhne em Glashùtte © Lange & Söhne
Os diferentes edifícios da Lange & Söhne em Glashùtte © Lange & Söhne

Nos arquivos da nossa revista e do nosso website temos uma alargada cobertura desse trajeto da Lange & Söhne desde o épico relançamento em 1994 até ao seu estabelecimento como uma das mais consagradas marcas da atualidade na esfera da alta-relojoaria. Vale a pena consultá-los…

© A. Lange & Söhne
© A. Lange & Söhne

Outras leituras