A coleção TAG Heuer Carrera Date recentemente recebeu a adição de quatro novos modelos unissexo de tamanho midsize com mostradores coloridos em tonalidades menos usuais. Connosco tivemos a versão em verde pistácio.
Artigo originalmente publicado no número 83 da Espiral do Tempo (verão 2023), mas aqui complementado com mais fotografias.
No ano do 60.º aniversário do Carrera, a TAG Heuer provou que a sua linha best-seller não está só confinada aos cronógrafos que adornaram o pulso dos mais famosos pilotos na chamada era de ouro dos desportos motorizados — entre a década de 60 e os anos 80.
Após o relançamento do Carrera, em 1996, a TAG Heuer tem enveredado por pontuais edições que aplicam os históricos elementos de estilo do seu ex-líbris a modelos sem a função cronográfica. Como o Carrera Twin-Time, o Carrera Day-Date ou o Carrera Date, que recentemente recebeu a adição de quatro novos modelos unissexo de tamanho midsize. O quarteto é composto por mostradores em tons de verde pistácio, azul metalizado, rosa-choque e prata galvanizada, que satisfazem os aficionados que procuram não só tonalidades menos usuais, mas também um tamanho mais vintage.
A saga do Carrera remonta aos primeiros tempos de Jack Heuer à frente da companhia relojoeira familiar. Com formação em design industrial, sabia que a legibilidade seria determinante para os cronógrafos da nova geração e optou por uma caixa redonda, um mostrador minimalista e asas estilizadas. O resultado: um relógio belo e depurado, embora sem nome de batismo à altura. A nomenclatura foi encontrada numa conversa com um dos dois irmãos Rodriguez, famosos pilotos mexicanos, aquando das 12 Horas de Sebring. Pedro Rodriguez recordou a lendária corrida que atravessava o México nos anos 50 e que foi cancelada devido a vários acidentes fatais: a Carrera Panamericana Mexico. A lenda deu origem a outro mito, porque Jack Heuer regressou à Suíça com um apelido carismático. Seis décadas depois, a mitologia do Carrera continua…
Nos 60 anos do cronógrafo Carrera, a TAG Heuer lançou uma nova variante de três ponteiros e data com elementos de estilo do lendário cronógrafo e tonalidades originais.
Clássico e elegante
O mostrador em tons de verde pastel tem um acabamento escovado com efeito radial e inclui elementos de estilo clássicos do Carrera: indexes aplicados, caixilho na janela para a data e ponteiros facetados. O réhaut na periferia com marcações de um quarto de segundo também remete para o original de 1963 — tal como o diâmetro de 36 mm. A utilização do ouro rosa nas várias aplicações do mostrador (incluindo o logótipo) oferece um contraste de classe ao conjunto.
Formato compacto
A excelente proporção da caixa em aço (36mm de diâmetro por 10mm de espessura) é perfeita para muitos tipos de pulso — e faz-se acompanhar por uma confortável bracelete em aço que não só inclui um fecho duplo de báscula dotado de botões de segurança, como também é formada por elos com a configuração da letra «h», inspirados na nomenclatura da marca. O fundo transparente em vidro de safira revela o Calibre 7 Automatic, baseado no robusto Sellita SW300, mas atualizado com 56 horas de reserva de carga.
Algumas caraterísticas técnicas:
TAG Heuer
Carrera Date
Referência | WBN2312.BA0001
Ano de lançamento | 2023
Movimento | Corda automática. Calibre 7, 56h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa ø 36mm | Aço. Vidro de safira. Estanque até 50 metros.
Bracelete | Aço com fecho de báscula.
Preço | 3.200 €
Relógio cedido por TAG Heuer.