TAG Heuer Monaco Grand Prix de Monaco Historique Limited Edition

Este ano não houve Grand Prix de Monaco Historique mas houve o relógio correspondente. Devido à pandemia, não se realizou o Grande Prémio protagonizado por bólides vintage antes do tradicional Grande Prémio de Formula 1 — mesmo assim, a TAG Heuer lançou o cronógrafo comemorativo que tinha previsto apresentar na ocasião: o novo Monaco Grand Prix de Monaco Historique Limited Edition.

A ligação umbilical entre a relojoaria mecânica e o universo automóvel ultrapassa em muito a mera engenharia e ascende sobretudo a um nível emocional, tendo sido frequentemente debatida aqui no nosso site ou na edição impressa da Espiral do Tempo ao longo dos tempos. No entanto, é um tema que nunca passa de moda — pelo contrário, suscita sempre muito interesse e curiosidade por parte dos aficionados. O mais recente exemplo dessa associação íntima é personificado pelo Monaco Grand Prix de Monaco Historique Limited Edition da TAG Heuer.

TAG Heuer Monaco Grand Prix Historique
Monaco Grand Prix de Monaco Historique Limited Edition © TAG Heuer

Ao longo de 2019, fomos documentando exaustivamente as celebrações do 50º aniversário do cronógrafo quadrilátero, recordando não só a saga por trás do seu lançamento como também as cinco edições comemorativas representantes das suas cinco décadas de vida (‘1969-1979 Special Edition’, ‘1979-1989 Special Edition’, ‘1989-1999 Special Edition’, ‘1999-2009 Special Edition’, ‘2009-2019 Special Edition’); pelo meio houve também o lançamento do Monaco Calibre Heuer 02 que, com o seu movimento cronográfico in-house, vem substituir o Monaco Calibre 12 de mostrador azul que constituía a base da coleção (o Monaco Calibre 11 dito McQueen de mostrador azul mantém-se). Mas mais um Monaco especial em edição limitada nunca é demais — até porque, por definição, só poderia ser o Monaco a celebrar de maneira ideal o Grand Prix de Monaco Historique!

O revolucionário Calibre 11/Chronomatic, a atual reedição do Monaco original de 1969 e Jack Heuer
O Calibre 11/Chronomatic, a atual reedição do Monaco original de 1969 e Jack Heuer © TAG Heuer
TAG Heuer Grand Prix Historique
Grand Prix de Monaco Historique (2018) © TAG Heuer

E a coisa vai além do nome propriamente dito. Para além da corrida, o relógio também comemora paralelamente a nomeação da TAG Heuer enquanto patrocinador e cronometrista oficial do Grand Prix de Monaco Historique, complementando o seu estatuto de Relógio Oficial do Grande Prémio do Monaco de Formula 1 e Marca Oficial parceira do museu Monaco Top Cars Collection. A ligação de longa data ao Automobile Club de Monaco, já saudada com algumas edições limitadas no passado, abrange agora todas as vertentes — com a TAG Heuer a substituir a Chopard no Grand Prix de Monaco Historique para fazer o tão desejado pleno no Principado que deu nome ao seu mais emblemático relógio.

TAG Heuer Grand Prix Historique
Grand Prix de Monaco Historique © TAG Heuer

Monaco Grand Prix de Monaco Historique Limited Edition

Foi no fim-de-semana em que o Grand Prix de Monaco Historique deveria realizar-se que a TAG Heuer apresentou a sua mais nova variante do lendário cronógrafo quadrilátero. E foi ousada, ao escolher para a combinação cromática do mostrador as cores alvi-rubras do estandarte monegasco. Normalmente, ou pelo menos até há pouco tempo, o vermelho não era considerado uma cor propriamente atrativa para o mostrador, mas os tempos mudam e há já dois anos que se assiste a um claro investimento em mostradores de tonalidade encarnada (sobretudo vermelho sangue e bordeaux); também não se pode esquecer que a variante mais cobiçada entre as cinco que celebraram as bodas de ouro do Monaco em 2019 foi a de mostrador vermelho que escolhemos para a capa da nossa edição número 68. O risco relativo valeu a pena, pelo menos tendo em conta a reação do público em geral ao Monaco Grand Prix de Monaco Historique Limited Edition: os aficionados gostaram e a tiragem deve escoar-se rapidamente, com Portugal a ser um dos seus destinos.

TAG Heuer Monaco Grand Prix Historique
O símbolo prateado à 1 hora representa o logótipo da prova monegasca © TAG Heuer

O Grand Prix de Monaco Historique deveria ter ocorrido de 8 a 10 de maio com mais de 200 bólides em representação de 50 marcas distintas a serem criteriosamente selecionados pelo seu valor histórico e grau de originalidade, competindo em sete distintas categorias compreendendo o período de 1930 até à década de 70. Para além da bandeira monegasca, o vermelho sangue do mostrador também evoca uma cor que é muito associada aos bólides históricos; o pequeno símbolo prateado à 1 hora em forma de carro representa o logótipo da prova. A própria caixa que integra o estojo é vermelha com o xadrez racing no papel decorativo, como sucedia no packaging dos míticos cronógrafos Heuer da décad de 70.

TAG Heuer Monaco Grand Prix Historique
Pormenor do logótipo e dos acabamentos do mostrador, apliques e ponteiros © TAG Heuer

Para além do pequeno bólide estilizado num dos cantos do mostrador, também o fundo é devidamente personalizado para celebrar a ocasião com as devidas inscrições e há ainda um logótipo gravado no vidro de safira que permite apreciar parcialmente o Calibre Heuer 02 — um movimento cronográfico de manufatura com carga automática e 80 horas de reserva de corda, roda de colunas e embraiagem vertical.

TAG Heuer Monaco Grand Prix Historique
Fundo com vista parcial para o Calibre Heuer 02 © TAG Heuer

A correia escolhida não surpreende e vem na linhagem das que têm sido escolhidas para as versões mais casuais — a TAG Heuer recorreu a uma pele de calfe perfurada reminiscente dos originais que utilizou entre os anos 60 e os 70, quando os pais ainda davam esperança aos filhos de um futuro melhor. A edição é limitada a mil exemplares.

TAG Heuer Monaco Grand Prix Historique
Monaco Grand Prix Historique Limited Edition © TAG Heuer

O certo é que atualmente a TAG Heuer apresenta um invejável lote de parceiros associados ao mundo das corridas: Aston Martin Red Bull Racing Formula 1 Team, o Monaco Grand Prix de Formula 1, o World Endurance Championships, as 500 Milhas de Indianapolis, os lendários Steve McQueen e Ayrton Senna, e os atores Chris Hemsworth e Patrick Dempsey. E quem conseguir apanhar um dos 1000 da tiragem limitada Monaco Grand Prix de Monaco Historique irá seguramente sentir-se um protagonista…

As nossas impressões

E aí está o segredo: é um relógio que fará o seu dono sentir-se especial, tendo em conta todo o seu historial e sendo uma edição exclusiva. Para mais, tendo por exemplo a loucura à volta do Monaco ‘Red’ comemorativo que foi lançado no ano passado (o tal representativo da década 1979-1989) e a atual apetência por mostradores encarnados que simbolizem paixão e vitalidade, não há dúvida de que o Monaco Grand Prix de Monaco Historique Limited Edition será muito procurado — e quem não o conseguir à primeira no mercado regular terá depois de ficar sujeito à especulação ou à disponibilidade no mercado pre-owned. Se o Monaco já é, por si só, um relógio muito especial, esta nova versão reforça toda a sua singularidade e carisma!

TAG Heuer Grand Prix Historique
Grand Prix de Monaco Historique © TAG Heuer

Características Técnicas

TAG Heuer
Monaco Grand Prix de Monaco Historique

Edição limitada a 1000 exemplares.

Referência/ CBL2114.FC6486
Movimento/ Mecânico de corda automática, Calibre Heuer 02, 28.800 alt/h, 33 rubis, 80 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos às 3h, data e cronógrafo com minutos e segundos.
Caixa Ø 39 mm/ Aço, luneta fixa em aço, vidro de safira, estanque até 100 metros, fundo da caixa com a referência ‘Monaco Grand Prix Historique’.
Mostrador/ Vermelho e branco; indexes banhados a ródio e com revestimento luminescente.
Bracelete/ Preta em calfe com fecho de báscula em aço.
Preço/ Sob consulta

Visite o site oficial da TAG Heuer ou o site da Torres Distribuição para mais informações.

Outras leituras