Se a antiguidade clássica nos deu as Oito Maravilhas do Mundo, a Greubel Forsey acaba de apresentar a sua Oitava Invenção Fundamental — o imponente Tourbillon Cardan de rotação rápida, plano inclinado a 30 graus e aros basculantes que personifica tanto um regresso estético como um avanço técnico.
O teasing começou no verão — a Greubel Forsey anunciou que iria lançar em breve a sua oitava ‘invenção fundamental’. Dois meses depois, aí está ela: o Tourbillon Cardan, que inclui uma nova solução técnica para os famosos turbilhões inclinados da marca — um turbilhão inclinado de 16 segundos suspenso num conjunto de cardans para uma melhor apresentação cénica daquela que é considerada a mais nobre das complicações relojoeiras.
Desde a sua fundação por Robert Greubel e Stephen Forsey, em 2004, que a Greubel Forsey se especializou em modelos dotados de múltiplos turbilhões e balanços inclinados. Rapidamente começou a acumular os mais prestigiados prémios nas mais diversas iniciativas do género, desde a International Chronometry Competition até ao Grand Prix d’Horlogerie de Genève.
No início desta década, e desde a nomeação de Antonio Calce para o cargo de CEO, que a marca sediada em La Chaux-de-Fonds passou a investir mais em modelos de estilo moderno e desportivo — pelo que o novo Tourbillon Cardan representa um pouco o regresso a um estilo mais clássico com uma solução mecânica pioneira. A escolha do titânio para a caixa contribui para essa ideia de ponte entre o passado e o futuro.
Por si, o Tourbillon Cardan é um cruzamento entre o maximalismo e o minimalismo: numa caixa com 45,5 milímetros de diâmetro por 18,15mm de espessura (13,81mm sem o vidro abobadado), a força visual do turbilhão sobredimensionado é combinada com uma interpretação estética despojada que dá completo protagonismo aos atributos mecânicos. Que são muitos, com especial incidência sobre o turbilhão — inventado por Abraham-Louis Breguet em 1801 para compensar a influência negativa da gravidade na precisão de um relógio.
A evolução de Abraham-Louis Breguet
Se a maior parte dos turbilhões efetua uma revolução em 60 segundos, o da Oitava Invenção Fundamental da Greubel Forsey fá-lo em 16 segundos, um recorde de velocidade para a marca que inclui também o maior balanço (12,6mm) jamais confecionado nos seus ateliers. A oscilação otimizada e forte inércia dão-lhe mais estabilidade relativamente aos choques e às variações de marcha.
A inclinação a 30 graus é uma das valências da Greubel Forsey, na sua adaptação do conceito original de Abraham-Louis Breguet destinado a relógios de bolso (normalmente dispostos de maneira vertical) para a utilização quotidiana no pulso. E a integração em dois aros basculantes faz com que o conjunto do balanço e escape passem por muitas mais posições distintas de maneira a contrariar ainda mais os efeitos de gravidade, tendo por objetivo último uma maior regularidade e melhor precisão.
A carga do Tourbillon Cardan é proporcionada por quatro tambores de corda (uma fonte de energia que só tinha sido utilizada uma vez no historial da marca) para uma reserva de corda de 80 horas. No total, o relógio inclui 389 componentes — sendo que 98 pertencem ao dispositivo turbilhão, que por si só pesa somente 0,92 gramas. No plano dos acabamentos e decoração, o conjunto é muito monocromático e não se vêm alguns dos caraterísticos elementos de estilo do passado (como as longas inscrições e texto); no entanto, há componentes que necessitam de três dias de acabamento manual — sendo que alguns processos de acabamento são inéditos.
A ponte superior da gaiola do turbilhão em titânio e a cobertura da platina têm um acabamento grené à mão, os ângulos interiores e exteriores também são polidos manualmente, tal como a esmagadora maioria das peças do Tourbillon Cardan. Só o arco sobre a caixa do turbilhão exige 30 horas.
As nossas impressões
Depois de vários modelos de aspeto muito técnico e visual escurecido para reforçar a direção moderna e desportiva que a marca tem seguido nos últimos anos, é bom ver de novo uma caixa de arquitetura mais tradicional.
E, apesar do visual de acabamento mais minimalista, não há dúvida de que a estética e a disposição do mostrador faz jus ao historial da Greubel Forsey (recordando mesmo a Primeira Invenção Fundamental, o Double Tourbillon 30º). O Tourbillon Cardan é mais um exemplar de luxo no galardoado historial de uma jovem companhia da mais alta relojoaria — que vai cumprir o seu 20.º aniversário em 2024. A manufatura de La Chaux-de-Fonds prevê confecionar apenas 55 exemplares ao longo dos próximos cinco anos, vendidos a um preço de 470.000 CHF (à volta de meio milhão de euros). Entretanto, deverá surgir a Nona Invenção Fundamental…
Algumas caraterísticas técnicas:
Greubel Forsey
Tourbillon Cardan
Lançamento | 2023
Produção limitada a 55 peças (2023-2027)
Movimento | Mecânico de corda manual com turbilhão Cardan patenteado, quatro séries de tambores acoplados de elevada rotação, 21.600 alt/h, 80 horas de reserva de corda. Gaiola interior ultra-rápida em titânio que realiza uma rotação em 16 segundos.
Funções | Horas, minutos e pequenos segundos. Indicação de reserva de corda.
Mostrador | Multinível em ouro, granulação circular com círculo de minutos gravado e lacado, flancos polidos, indexes em ouro, pequenos segundos e indicadores de reserva de marcha em ouro, gravados e lacados, logótipo GF gravado e lacado. Horas e minutos em aço polido, com Super-LumiNova. Ponteiros dos pequenos segundos e reserva de marcha em aço polido.
Caixa ø 45.5mm e 13,81mm de espessura | Titânio com vidro abobadado de safira sintético, fundo em vidro de safira sintético, também abobadado, luneta polido à mão, parafusos de segurança em titânio. Estanque até 30 metros.
Bracelete | Material de origem não animal e pespontado à mão. Fecho de báscula em titânio com logótipo ‘GF’ gravado.
Preço | 470.000 CHF
Visite o site oficial da Greubel Forsey para para mais informações.