E a Hublot continua a adorar o futebol

A propósito do Campeonato Europeu de Futebol Feminino 2025, no qual a Hublot foi a cronometrista oficial, relembramos o modo como a marca fez do desporto rei um eixo central de comunicação. Em causa estão parcerias com as grandes competições, relógios oficiais e uma variada rede de amigos e embaixadores, incluindo Ada Hegerberg e Aitana Bonmatí.

O que têm em comum a relojoaria e o futebol? À partida, muito pouco. Mas Stephan Lichtsteiner, antigo capitão da seleção suíça, tem outra forma de ver as coisas. Há alguns anos, numa entrevista à Reuters, o ex-futebolista referia que, «no futebol, se uma equipa não for perfeita, não vai ganhar. E o mesmo se passa com um relógio, se tudo não estiver perfeitamente no seu lugar, o relógio não vai funcionar». Foi com esta visão que, depois de pendurar as chuteiras, Lichtsteiner decidiu mergulhar no mundo da relojoaria, com uma formação na Maurice de Mauriac. A escolha não foi fruto do acaso. Além de uma paixão pessoal, trata-se de uma área na qual a longevidade profissional não está tão condicionada pela idade como acontece no futebol. Lichtsteiner tornou-se assim numa espécie de embaixador informal da marca e, mais do que isso, um símbolo da ponte entre duas áreas aparentemente tão distintas.

Oficial da UEFA segura placa de substituição da Hublot e versão promocional exibe o número 2025 com relógio feminino ao lado
Os painéis de substituição nos jogos de futebol com a Hublot como cronometrista oficial têm assinatura da marca, neste caso, o Campeonato Europeu de Futebol Feminino | Fotos: Hublot

Relógios e futebol

Embora muitas marcas continuem a centrar a sua comunicação nos produtos que oferecem, é comum associar valores e qualidades humanas a esses mesmos produtos. No universo da alta relojoaria, essa estratégia manifesta-se, entre outras formas, através da escolha de embaixadores e o desporto, em muitos casos, revela-se o palco ideal para essa aposta. Neste sentido, é habitual vermos atletas a bater recordes com relógios bem visíveis no pulso, como forma de sublinhar atributos técnicos como leveza, resistência ou precisão.

Aitana Bonmatí com uma bola de futebol nas mãos e, ao lado, a imagem de um relógio Hublot
Aitana Bonmatí faz este ano a sua estreia enquanto amiga da Hublot. O seu rosto fica associado ao Big Bang One Click Joyful durante a campanha de verão da marca | Fotos: Hublot

Rafael Nadal com a Richard Mille, Noah Lyles com a Omega ou Stephanie Gilmore com a Breitling são alguns exemplos desta abordagem, já outros, destacam os seus relógios fora do campo de ação, como aconteceu com Roger Federer quando anunciou o fim da carreira com um Rolex Daytona no pulso ou surgia anos a fios com relógios Rolex no momento de elevar a taça.

No futebol, porém, essa relação assume contornos diferentes. Muitas figuras do desporto-rei são frequentemente vistas a usar relógios de luxo tanto em contextos profissionais quanto pessoais, mesmo sem vínculos publicitários formais. Este fenómeno revela que o futebol é terreno fértil para parcerias com marcas relojoeiras, ainda que essa aproximação tenha surgido mais tarde do que noutras modalidades tradicionalmente associadas ao luxo.

Troféu da Eurocopa Feminina 2025 ao lado da bola oficial e de um relógio Hublot em um estádio iluminado
Imagem promocional do Campeonato Europeu Feminino da UEFA 2025 com o troféu oficial, a bola do torneio e o relógio Big Bang One Click Joyful | Foto: Hublot

A Tudor, com a sua ligação a David Beckham, e a Franck Muller, pela pioneira proximidade ao futebol português desde 2001, são dois bons exemplos. No entanto, foi a Hublot quem mais se destacou ao transformar o futebol num verdadeiro pilar da sua estratégia de comunicação, integrando-o de forma sistemática, emocional e global. A sua presença no Campeonato Europeu de Futebol Feminino 2025 — que decorreu entre 2 e 27 de Julho, na Suíça, com a vitória da equipa inglesa — é o exemplo mais recente desta aposta.

Campeonato Europeu de Futebol Feminino 2025

Ada Hegerberg, amiga da Hublot, ao lado de um Big Bang One Click Joyful durante a campanha de verão da Hublot, dedicada à celebração do torneio.
Ada Hegerberg, amiga da Hublot, com um Big Bang One Click Joyful | Fotos: Hublot

Durante o Campeonato Europeu de Futebol Feminino, a Hublot garantiu uma presença bem evidente. Além da visibilidade nos ecrãs dos estádios e nos painéis do quarto árbitro, foi cronometrista dos 31 jogos do torneio, incluindo a final, em Basileia. Por sua vez, os árbitros usaram no pulso o Big Bang e Gen3, um smartwatch criado especificamente para a função, com funcionalidades como monitorização de cartões e tempo de compensação.

A marca destacou ainda dois nomes de peso: Ada Hegerberg, primeira vencedora da Bola de Ouro feminina e veterana enquanto amiga da Hublot, e Aitana Bonmatí, vencedora da mesma distinção em 2023 e 2024 que se estreia este ano como amiga da marca. Ambas usam o Big Bang One Click Joyful durante a campanha de verão da Hublot, dedicada à celebração do torneio.

A equipa inglesa que venceu o Campeonato Europeu de Futebol Feminino 2025
A equipa inglesa venceu o Campeonato Europeu de Futebol Feminino em 2025 | Foto: cortesia Hublot

Por outro lado, muitos jogadores, técnicos e comentaristas também usaram relógios da coleção Hublot durante a competição, entre eles as novidades de celebração do 20.º aniversário do Big Bang, apresentadas no Watches and Wonders.

Em campo desde 2006

A ligação entre a Hublot e o futebol começou em 2006, enquanto parceria da seleção suíça, seguindo-se o Manchester United. Mas foi em 2014, com o Mundial do Brasil, que a marca deu um passo de gigante ao tornar-se cronometrista oficial do torneio, lançando mesmo o relógio oficial da competição e estreando os agora icónicos painéis de substituições com o seu logótipo.

A Hublot fez do futebol um dos pilares da sua comunicação. A marca é cronometrista oficial de diversas competições | Foto: Hublot

Nessa altura estreou também a campanha ‘Hublot Loves Football’, com figuras como José Mourinho, Pelé, Sepp Blatter, Luís Felipe Scolari, Roy Hodgson e Falcão Garcia. O conceito visual assentava numa bola de futebol personalizada pelo artista Romero Britto, usada também como estojo exclusivo para o relógio do Mundial.

Com Ricardo Guadalupe ao leme, o compromisso com o futebol tornou-se bem claro nessa altura. Para o ex-CEO da Hublot, que no ano passado esteve em Lisboa para a inauguração da boutique da marca e se fez acompanhar de figuras do futebol luso na festa que se seguiu, o desporto-rei encerrava valores técnicos e humanos que refletiam na perfeição o ADN da marca: precisão, paixão, dedicação e universalidade. Desde então, a Hublot tem vindo a reforçar a sua posição como cronometrista oficial dos principais campeonatos da modalidade da FIFA e da UEFA e de clubes de renome, incluindo, atualmete, o AFC Ajax Amesterdam, após outras associações que incluiram uma parceria com o Sport Lisboa e Benfica.

Árbitra aplica cartão amarelo a jogadora da Inglaterra em partida contra a Espanha no Campeonato Europeu Feminino
No Campeonato Europeu Feminino 2025 da UEFA, em que a árbitra, com um smartwatch Hublot, exibe um cartão amarelo para uma jogadora da seleção inglesa | Foto: cortesia Hublot

Além disso, há ainda os protagonistas. Hoje, Kylian Mbappé é o embaixador principal da marca entre os as vedetas em atividade, acompanhado por uma equipa variada de ‘amigos Hublot’ que inclui técnicos como Didier Deschamps, Gareth Southgate e o selecionador português Roberto Martínez, bem como craques do presente século já retirados como Sami Khedira, Alex Morgan, Luís Figo e David Trezeguet, entre outros, para além das duas jogadoras anteriormente referidas.

Mas, como explicou recentemente Julien Tornare, atual CEO da Hublot, há mais para além do futebol: «Há muito que podemos fazer juntos para promover não apenas o futebol feminino, mas também para realizar grandes feitos fora dos campos. A fusão da Hublot e do futebol tem um enorme poder e, juntos, podemos alcançar novas alturas, causando um impacto positivo e duradouro na vida das pessoas em todo o mundo.»

Luís Figo como amigo da Hublot
Luís Figo é amigo da Hublot. Estas imagens estão ligadas ao Campeonato do Mundo de Futebol de 2022 | Fotos: Hublot

Afinal, o futebol pode falar relojoaria. E a relojoaria pode falar futebol. Stephan Lichtsteiner percebeu isto quando decidiu passar do campo de futebol para os ateliers de relojaria.; já a Hublot meteu-se literalmente em campo, jogando não só com grandes vedetas, mas também com todos aqueles que vibram intensamente com o desporto-rei.

Continue connosco: