Geneva Watch Days 2023: sete maravilhas conceptuais

As marcas independentes e os modelos fora da caixa costumam dominar as atenções no Geneva Watch Days — e este ano não foi exceção, com múltiplas propostas de relojoaria experimental que vale a pena destacar.

Ficou concluída a quarta edição do Geneva Watch Days, uma joint-venture lançada em 2020 por oito prestigiosas companhias relojoeiras (Breitling, Bulgari, De Bethune, Girard-Perregaux, H. Moser & Cie, MB&F, Ulysse Nardin e Urwerk) que rapidamente contaram com o apoio de várias outras desejosas de sair do confinamento então provocado pela pandemia. Três anos depois, a iniciativa — que tem o apoio oficial do Cantão e da cidade de Genebra — contou com quase quatro dezenas de marcas que mostraram as suas novidades estivais entre pavilhões, show rooms e boutiques nas duas margens do lago.

A latitude das 37 firmas expositoras vai desde as centenas de euros dos relógios Raketa de inspiração russa até aos bilionários exercícios joalheiros da Jacob & Co; a Bulgari talvez tenha sido a maison com o maior número de novos modelos interessantes, mas a atenção dos especialistas focou-se mais nas peças com estética fora do comum e de originalidade técnica. Aqui fica uma seleção de especialidades ‘fora da caixa’:

De Bethune DB28XP Kind of Blue

O relógio de Bethune DB28XP Kind of Blue sob fundo preto | © De Bethune
O azul fétiche da De Bethune em destaque no DB28XP Kind of Blue | © De Bethune

Limitado a 25 exemplares, personifica a história de amor da De Bethune com o tom azulado — conseguido através de um processo de oxidação natural da estrutura em titânio. Inclui um calibre de corda manual extraplano e o dinamismo arquitetural do conjunto é de tirar o fôlego. Não há nada que se pareça com um De Bethune e o novo DB28XP Kind of Blue é mais uma obra de arte pós-moderna saída da mente genial do mestre Denis Flageollet.

O fundo do relógio De Bethune DB28XP Kind of Blue sob fundo preto | © De Bethune
O verso do DB28XP Kind of Blue | © De Bethune

Corum Concept Watch

O relógio Corum Concept Watch | © Corum
À conquista do espaço: o Corum Concept Watch | © Corum

É bom ver uma companhia tão original como a Corum regressar à ribalta com uma peça exclusiva carregada de simbolismo. Trata-se de um Concept Watch esculpido numa caixa de titânio reciclado de grau 5 que inclui um turbilhão volante ladeado por placas de safira e fundo em aventurina, ajudando a criar um notável efeito visual de suspensão que é reminiscente do histórico calibre Golden Bridge da marca. O fundo ‘manuscrito’ com indicações e instruções torna a peça ainda mais notável.

Manual de instruções? O fundo manuscrito do Corum Concept Watch | © Corum

Greubel Forsey Balancier Convexe S2 e Double Balancier Convexe

O relógio Greubel Forsey Balancier Convexe S2 deitado sob fundo escuro.
Moderno e desportivo: o Balancier Convexe S2 | © Greubel Forsey

Duas novidades que comprovam a orientação da Greubel Forsey para um estilo resolutamente mais jovem e moderno; as caixas em carbono confecionadas com a já habitual arquitetura convexa da marca apresentam também dimensões mais contidas e um conforto superior. O Balancier Convexe S2 coloca em evidência a roda do balanço inclinada a 30 graus; o Double Balancier Convexe revela um mostrador estratificado mais povoado e, para além de uma variante negra, também está disponível numa versão de mostrador verde com bracelete a condizer.

O relógio Greubel Forey_Double Balancier Convexe com mostrador verde.
O Double Balancier Convexe na versão com mostrador verde | © Greubel Forsey

HYT Conical Tourbillon Infinity Sapphires

O relógio de pulso HYT Conical Tourbillon Infinity Sapphires
Universo hidromecânico do Conical Tourbillon Infinity Sapphires | © HYT

O turbilhão cónico central assente na tecnologia ‘fluídica’ da HYT faz-se acompanhar de animações mecânicas (indicação retrógrada da hora) e pedras preciosas (safiras em tons fúcsia, azul acinzentado e amarelo) rotativas que reforçam a espetacularidade do conjunto. O Calibre 701 TC é formado por 533 componentes.

A tridimensionalidade do Conical Tourbillon Infinity Sapphires | © HYT

MB&F Horological Machine Nº9 Sapphire Vision

MB&F HM9 Sapphire Vision em azul sob fundo preto.
Versão azul do novo Horological Machine Nº9 Sapphire Vision | © MB&F

As criações retro-futuristas saídas da imaginação de Max Busser ganharam duas novas variantes no modelo específico HM9, ambas com uma estrutura o mais transparente possível graças a uma extensa utilização do vidro de safira para melhor exibição do seu complexo movimento. Uma versão surge azulada num suporte em ouro branco, a outra com a motorização verde numa carrosseria em ouro amarelo.

MB&F Horological Machine Nº9 Sapphire Vision em verde visto de lado.
O Horological Machine Nº9 Sapphire Vision na versão verde/dourada | © MB&F

Ressence Type EE

O nov relógio Ressence Type EE com mostrador verde num pulso masculino.
Type EE ‘Eucalyptus Green’ | © Ressence

A Ressence é seguramente uma das marcas mais originais do século 21 e escolheu dotar o seu modelo TYPE 3 de um tom verde especial, denominado Verde Eucalipto; como é tradicional nos exemplares da inovadora casa belga, a superfície oleada anula qualquer distorção provocada pela refração da luz e o novo relógio apresenta subtis afinações nos índices do disco das horas.

O relógio Ressence Type EE com mostrador verde.
Os tons esverdeados do novo Type EE | © Ressence

Ulysse Nardin Blast Free Wheel Marquetry

Detalhe do mostrador azul do Ulysse Nardin Blast Free Wheel Marquetry
Detalhe do mostrador do novo Blast Free Wheel Marquetry | © Ulysse Nardin

A mecânica do Blast Free Wheel Marquetry dança sobre um palco composto por um mosaico de superfícies mates e polidas, destacando-se o turbilhão, o escape, o tambor de corda e o indicador de reserva de carga — que parecem suspensos e podem ser observados até lateralmente: a arquitetura original da caixa em ouro branco fomenta uma grande superfície do vidro de safira e a entrada de luz por mais ângulos do que os de um relógio normal.

O novo Ulysse Nardin Blast Free Wheel Marquetry visto de lado e o fundo. | © Ulysse Nardin
Impressionante a partir de qualquer ângulo: o Blast Free Wheel Marquetry | © Ulysse Nardin

Outras leituras