Max Büsser juntou-se a Eric Giroud para lançar a segunda coleção da sua marca ‘acessível’ M.A.D. Editions. O surpreendente M.A.D.2 é uma homenagem à vida noturna e às discotecas que tanto influenciaram a juventude nas décadas de 80 e 90.
Vira o disco e não toca o mesmo: após o tremendo sucesso que foi o estabelecimento quase forçado da marca subsidiária M.A.D. Editions na sequência do M.A.D.1, o coletivo imaginado por Maximilian Büsser lançou agora o M.A.D.2 colocando em destaque a amizade e colaboração com o conhecido designer Eric Giroud. E é uma bela homenagem à vida noturna das décadas de 80 e 90, quando as discotecas eram parte fundamental do imaginário da juventude da altura e habitual poiso de final do dia. É também um relógio para quem pode e sobretudo quem não pode ter um MB&F.

Já se sabe no meio relojoeiro que MB&F quer dizer Max Büsser & Friends e é a conceptual marca de relojoaria estabelecida por Max Büsser em 2005, partindo de um princípio colaborativo ao mais alto nível com alguns dos maiores nomes da indústria — desde grandes mestres relojoeiros a designers de renome. Os preços não são nada meigos e o M.A.D.1 surgiu em 2021 como forma de agradecimento da marca a muitos dos seus amigos e colaboradores, encarnando o espírito disruptivo da MB&F num produto de conceção muito mais barata que nem se destinava a ser comercializado.


Mas a reação dos aficionados foi tal que Max Busser teve de repensar o conceito e criar uma segunda marca num ecossistema que já tinha a MB&F e a M.A.D Gallery, sem esquecer a inauguração da M.A.D House como quartel-general. Agora, a segunda marca já tem um segundo modelo.
Como se costumava dizer relativamente a grupos de pop e rock que se estreavam de rompante com um extraordinário primeiro álbum, o segundo álbum seria o fiel da balança relativamente à qualidade real da banda. No caso da M.A.D. Editions, pode dizer-se que o resultado é consentâneo: não defraudou as expectativas. E se o M.A.D.1 quebrou as regras, o M.A.D.2 conta uma história diferente.

Nascido da mente de Eric Giroud — designer, rebelde e amigo de longa data da MB&F — o novo relógio é uma declaração de amor ao espírito selvagem e eletrizante da cultura das discotecas que existia no final do século passado; é também um piscar de olho à discoteca MAD (Moulin à Danses) de Lausanne, onde Eric Giroud e o próprio Max Büsser costumavam passar as noites transformadas em manhãs.
Necessidade aguça engenho
O conceito M.A.D.Editions nasceu de uma frustração no seio da MB&F: as famílias e amigos próximos dos membros da marca não podiam comprar um relógio MB&F. E surgiu a questão: como poderiam eles propor algo tão criativo, mas a um preço acessível? Tentaram em 2014, desistiram do projeto. Mas em 2021, ainda na ponta final da pandemia, decidiram lançar um lote de apenas 500 peças reservadas para os fornecedores (os ‘amigos’) e os clientes (a ‘tribo’) que apoiaram a MB&F desde o seu início. O M.A.D.1 ficou conhecido através de um simples e-mail, sem qualquer campanha ou postagem nas redes sociais, apenas uma mensagem de agradecimento pela confiança e lealdade.

Mas o inevitável aconteceu: publicações no Instagram que deixaram a comunidade relojoeira excitada e sobretudo frustrada por finalmente haver um relógio com o espírito da MB&F a um preço acessível… mas que não estava acessível à esmagadora maioria dos aficionados. Algumas semanas depois, Max Büsser explicou a iniciativa num vídeo e prometeu: «Não é uma marca. É uma iniciativa única. Mas nós ouvimos-vos. Dêem-nos algum tempo, teremos algo para vocês».

Em 2022, o primeiro M.A.D.1 para o público é anunciado e começa a loucura. A MB&F lança um sorteio de vendas (que se mantém) que teve a participação de milhares de interessados e cria a marca M.A.D. Editions. 18.000 no primeiro raffle, 22.000 no segundo! Após o M.A.D.1 Blue inaugural, seguiram-se quatro iterações: o M.A.D.1 Red (que ganharia o Prémio Challenger para relógios abaixo dos 3.500 CHF no GPHG de 2022), o M.A.D.1 Green, a colaboração ‘Time to Love’ com Jean-Charles de Castelbajac e o mais fino e elegante M.A.D.1S com um movimento suíço. A M.A.D. Editions evoluiu para uma marca com o mesmo espírito arrojado e colaborativo da MB&F.

E se o fundo do M.A.D.1 tem o nome de Maximilian Büsser gravado no verso da caixa, o M.A.D.2 apresenta a assinatura de Eric Giroud — que desenha relógios para a MB&F há 20 anos, incluindo o próprio M.A.D.1. Para o 20.º aniversário da MB&F, era apropriado que o M.A.D.2 fosse igualmente uma homenagem àquele a quem os amigos apelidam carinhosamente de ‘Erico’.

Discos pedidos
Na década de 1990, Eric Giroud era um habitué das pistas de dança e convivia com músicos e DJs, como os irmãos Sébastien e Stephan Kohler — mais conhecidos hoje como Shakedown, mas Stephan mixou sob o nome de Mandrax na década de 90 e foi precisamente ele quem criou a faixa musical para o vídeo de lançamento do M.A.D.2. Os aparelhos de mistura dos disc-jockeys foram precisamente a grande inspiração por trás do ‘segundo álbum’ da M.A.D. Editions: os submostradores destacados, que exibem as horas e os minutos, parecem os gira-discos de uma consola de mistura.

O centro de mostrador sobre o qual eles giram é uma carta de amor aos discos de vinil, com sulcos e acabamentos acetinados imitando as faixas de música. E ao redor, na periferia, está o prato inspirado na faixa estroboscópica do lendário gira-discos Technics SL-1200 Mark 2, completo com pinos de parada em luminescência Super-LumiNova. Cada movimento do pulso faz girar o prato girar… que, na verdade, é o rotor de corda automática, espetacularmente visível tanto na frente como na parte de trás do relógio.


A caixa de 42 mm em aço inoxidável e cristal de safira do M.A.D.2 tem um toque suave e orgânico, sente-se como um seixo arredondado. É também inspirada num primeiro relógio nunca lançado que Eric Giroud desenhou nos anos 90 e que batizou ‘Almond’. Pequenos marcadores de metal indicam o tempo nos dois discos rotativos. Tecnicamente, há algo de exclusivo: o módulo de hora saltante bidirecional desenvolvido pela equipa da MB&F exclusivamente para complementar o Calibre G101 da La Joux-Perret, 64 horas de reserva de carga.

Estão disponíveis duas edições: uma de mostrador laranja reservada somente para a Tribo (clientes) e Amigos (colaboradores); outra de mostrador verde disponível para o público em geral, através de sorteio para quem se inscreve no site. Ambas por CHF 2.900 + IVA, o mesmo preço do M.A.D.1S.

Algumas caraterísticas técnicas:
M.A.D. Editions
M.A.D.2
Referência | M.A.D.2 Orange e M.A.D.2 Green
Ano de lançamento | 2025
Edição especial

Movimento | Mecânico de corda automática, La Joux-Perret Calibre G101; módulo bidirecional de horas saltantes e minutos corridos desenvolvido pela MB6F; frequência de 28.800 alternâncias/hora (4Hz); 24 rubis; 64 horas de reserva de corda
Funções | Horas e minutos
Caixa ø 42mm | aço inoxidável 316L, 12,3mm de espessura, 30 metros de estanquidade; vidro de safira com tratamento antirreflexo em ambos os lados, fundo com vidro de safira com tratamento antirreflexo no lado interior
Mostrador | dois discos para as horas e minutos; fundo com padrão circular
Bracelete | correia de pele com fecho de báscula
Preço anunciado no site | CHF 2.900 + IVA, acesso condicionado ao sorteio (versão verde) ou a Friends e elementos da Tribe (versão laranja)