Patek Philippe: todas as novidades de 2024

O ano de 2024 foi um ano marcante para a Patek Philippe. Além da abertura da boutique em Lisboa e de diversos lançamentos, a casa genebrina apresentou uma totalmente nova coleção. Agora, relembramos os seus principais lançamentos.

Já aqui dissemos que 2024 foi um ano em grande para a Patek Philippe. E hoje repetimos: a marca começou por apresentar diversas novidades no Watches and Wonders, incluindo modelos animados por elementos de estilo mais diferenciados no seio do seu portefólio e por variações interessantes no seio da coleção Grand Complications, celebrou os 25 anos do Twenty~4, apresentou a coleção Rare Handcrafts 2024 em Genebra, inaugurou a sua primeira boutique em Portugal e pôs o mundo relojoeiro a falar com o lançamento do Cubitus, uma coleção totalmente nova, composta para já, por três referências.

Agora, a caminho já do próximo ano, fazemos um resumo dos principais lançamentos 2024 da casa genebrina, alguns dos quais já falámos com maior detalhe.

Golden Ellipse Ref. 5738/1R-00

Golden Ellipse Ref. 5738/1R-00 | Foto: Patek Philippe
Golden Ellipse Ref. 5738/1R-00 | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo, no Watches and Wonders 2024

O Golden Ellipse continua a ser um ícone de design com a sua particular forma oval que, este ano, foi complementada por uma bracelete em ouro rosa com um padrão entrelaçado inspirado em modelos da década de 1970, composto por mais de 300 elos montados à mão. Este detalhe realça a fluidez do relógio ao mesmo tempo que garante um ajuste particularmente confortável. E podemos mesmo dizer que sim: o conforto é inegável, mesmo em pulsos mais pequenos. Por sua vez, o mostrador preto ébano, com acabamento sunburst e de uma elegância caraterística desta coleção, cria um bonito contraste com os ponteiros e indexes também em ouro rosa. A caixa, com dimensões de 34,5 x 39,5 mm, guarda o Calibre 240, um movimento automático ultrafino com microrrotor em ouro de 22 quilates. O preço recomendado no site da marca: 61.080 euros.

Ref. 5330G-001World Time

Patek Philippe World Time Ref 5330G-001
O World Time Ref 5330G-001 é complementado por uma descontraída bracelete em estilo denim | Foto: Patek Philippe

A Ref. 5330G-001 representa uma nova geração de relógios Patek Philippe com indicação de hora mundial que veio preencher, em certa medida, o lugar da descontinuada Ref. 5230P-001 World Time e veio trazer para a coleção regular da marca a indicação de hora mundial complementada por uma função de data sincronizada com a hora local. Quer isto dizer que o Calibre 240 HU C de corda automática que o equipa integra um sistema diferencial central composto por duas engrenagens concêntricas do tipo estrela que permite a mudança automática da data sempre que se cruza um fuso horário ou a Linha Internacional da Data.

Com caixa em ouro branco, a Ref. 5330G-001 tem 40mm de diâmetro, uma dimensão versátil e equilibrada | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo, no Watches and Wonders 2024

Com caixa de 40mm em ouro branco e uma descontraída bracelete ‘estilo denim’, o relógio destaca-se pelo centro do mostrador opalino azul acinzentado, adornado com o caraterístico motivo ‘carbono’, pelo disco de 24 horas subdividido em zonas diurnas e noturnas, e pelo disco das cidades, no qual um ponto vermelho entre Auckland e Midway marca a Linha Internacional de Data. O dia do mês é assim indicado na periferia do mostrador por meio de um ponteiro central em vidro transparente com extremidade vermelha. O ajuste do disco da cidade, do disco de 24 e do ponteiro central das horas é feito em incrementos de uma hora pelo botão localizado às 10h. Assim como o ajuste da data em ambas as direções. O preço recomendado no site: 77.850 euros.

Ref.5520RG Alarm Travel Time

A nova versão da Ref. 5520 tem caixa em ouro rosa e mostrador cinzento raiado | Foto: Patek Philippe

Mais uma referência para viajantes. Depois de uma bem marcada versão com caixa em platina e mostrador preto, a Referência 5520 regressou este ano com uma elegante versão bicolor em ouro rosa e ouro branco, animada por um bonito mostrador cinzento raiado. Ao vivo, o relógio respira classe e não deixa de ser interessante o modo como, ainda assim, mantém a sua personalidade mais aventureira. A culpa (no bom sentido) pode ser da dimensão ou formato da caixa, da força dos próprios numerais ou até da presença de quatro botões, mas, na prática, é a relação entre elementos mais fortes e elementos mais discretos que contribui para a harmonia estética geral.

Alarm Travel Time Ref.5520RG | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo, no Watches and Wonders 2024

Equipado com o Calibre automático AL 30-660 S C FUS, que integra quatro patentes, o relógio combina a complicação Travel Time — incluindo data associada à hora local — com um mecanismo de alarme de 24 horas. Os botões da função Travel Time e o botão para ativar/desativar o alarme estão equipados com um mecanismo de bloqueio de segurança patenteado. O preço recomendado no site da marca: 263.500 euros.

Ref. 5160/500R Retrograde Perpetual Calendar Rare Handcrafts

Ref. 5160/500R Retrograde Perpetual Calendar Rare Handcrafts | Foto: Patek Philippe

O Retrograde Perpetual Calendar Rare Handcrafts Referência 5160/500 foi este ano reinterpretado numa nova versão em ouro rosa com mostrador opalino prateado. O facto de estar integrado na vertente ‘Rare Handcrafts’ significa que tem detalhes decorativos de exceção, elaborados com recurso a tradicionais técnicas antigas. Neste caso específico, o que salta à vista é o meticuloso padrão decorativo relógio. O centro do mostrador, a luneta, o centro da caixa, a coroa, a tampa articulada e as asas, bem como o fecho de báscula e os parafusos da bracelete são gravados com uma decoração volutas e folhagem inspiradas um relógio de bolso que integra a coleção do Museu Patek Philippe, localizado em Genebra.

Ref. 5160/500R Retrograde Perpetual Calendar Rare Handcrafts | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo, no Watches and Wonders 2024

No interior vive o Calibre 26-33 S QR de corda automática que, englobando calendário perpétuo, apresenta o dia, o ciclo do bissexto e o mês através de às 9, 12 e 3 horas. A data é indicada por um ponteiro retrógrado que percorre um arco entre as 8 e as 4 horas. Um espetáculo sempre especial. A caixa em ouro rosa é de estilo Officer, pelo que tem uma tampa articulada que se abre e que protege o fundo em vidro de safira, com vista para o mecanismo. O preço recomendado apresentado no site: 205.410 euros.

5236P – In-Line Perpetual Calendar

5236P – In-Line Perpetual Calendar | Foto: Patek Philippe

O calendário perpétuo linear apresentado em 2020 pela Patek Philippe foi este ano revisitado. A juntar à versão inicial de mostrador azul escovado emoldurado por uma caixa em platina, temos agora uma versão também em platina polida, mas com um mostrador opalino rosa-dourado de inspiração vintage ( opção que encontramos também, por exemplo, na Ref. 5320G) realçado por ponteiros em ouro branco cinzento-carvão e indexes aplicados.

Ref. 5236P – In-Line Perpetual Calendar | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo, no Watches and Wonders 2024

Tal como o outro modelo da coleção, este relógio está equipado com o Calibre QL ultrafino de corda automática 31-260 PS que integra um módulo adicional patenteado triplo para exibição do dia, da data e do mês através de uma abertura única linear localizada nas 12 horas, complementada por duas aberturas redondas para marcação do ciclo do ano bissexto e indicação dia/ noite. Às 6 horas, no centro do indicador de pequenos segundos, distingue-se o disco que vai apresentando as fases da Lua. Com correia castanha em pele de aligátor, o relógio integra na caixa um diamantes entre as asas às 6 horas, como acontece com todos os relógios Patek Philippe em platina. O preço recomendado no site da marca: 143.730 euros.

Ref. 5396G Annual Calendar Moon Phases

Ref. 5396G Annual Calendar Moon Phases | Foto: Patek Philippe

Este ano, a Patek Philippe revisitou o seu clássico calendário anual e introduziu na Ref.5396 uma elegante nova versão em ouro branco, pontuada por um mostrador azul raiado com efeito degradé que termina na periferia em tons mais escuros. Esta opção estética permite destacar o brilho dos diamantes de corte baguete que assumem o lugar de indexes das horas. Em relação a indicações, temos a janela dupla dia/mês às 12 horas, janela da data às 6 horas e o submostrador de 24 horas com exibição de fases da lua integrada.

Ref. 5396G Annual Calendar Moon Phases | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo, no Watches and Wonders 2024

Equipado com o Calibre 26-330 S QA LU 24H de corda automática e enquanto calendário anual, a Ref. 5396G indica automaticamente a data sem necessidade de ajustes nos meses de 30 e de 31 dias. O mesmo não acontece no fim de fevereiro em que é necessário fazer manualmente a transição para o mês seguinte. O relógio está equipado com correia azul em pele de aligátor, a condizer com o mostrador. O preço recomendado no site da marca: 64.560 euros.

Ref. 5980/60G – Nautilus

Patek Philippe Ref. 5980/60G – Nautilus | Foto: Cesarina Sousa

A linhagem Nautilus também foi este ano complementada com uma nova versão na vertente de cronógrafo flyback. Com caixa em ouro branco e um mostrador opalino azul-acinzentado este modelo assume uma imagem mais fresca e descontraída não apenas devido à cor usada, mas também à bracelete em calfe com padrão de ganga azul-acinzentado e fecho de báscula Nautilus em ouro branco. Outra nota passa por uma bracelete adicional em material compósito com padrão de tecido, mais habitual nos Nautilus, mas no mesmo tom do mostrador. Os acabamentos polidos e acetinados da caixa oferecem sempre ao relógio uma nota extra de elegância, ao mesmo tempo que permitem sublinhar as indicações cronográficas agrupadas em escalas concêntricas num subcontador único localizado às 6 horas. O ponteiro central do segundos do cronógrafo também pode ser utilizado como ponteiro dos segundos correntes. O preço recomendado no site da marca: 80.250 euros.

Aquanaut

Ref. 5164 Aquanaut | Foto: Patek Philippe

A coleção Aquanaut recebeu este ano três novos relógios. Dois deles na vertente Aquanaut Travel Time, que já falámos mais acima, e um na vertente mais preciosa. Temos assim a a Ref. 5164 que recebe pela primeira vez uma versão em ouro branco e a Ref. 5269 que recebe um novo elemento em ouro rosa, mas sem pedras preciosas. Os dois novos modelos são lançados no tal tom azul-acinzentado, que foi uma grande aposta da marca este ano, e ambos incluem os elementos identitários Aquanaut, nomeadamente, o padrão do mostrador, bem como a bracelete integrada e em material compósito que prolonga o padrão do mostrador.

Ref. 5269 Aquanaut | Foto: Patek Philippe

Ambos os relógios indicam o segundo fuso horário por meio de um ponteiro que pode ser ajustado em incrementos de uma hora através de um botão e que pode também ficar escondido quando não está a ser utilizado. E embora ambos contemplem a função Travel Time indexada à hora local, a nova Ref. 5164G-001 está equipada com um movimento de corda automática, enquanto que a nova Ref. 5269-001 está equipada com movimento de quartzo.

Ref. 5268/461G – Aquanaut | Foto de cima: Patek Philippe | Foto de baixo: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo, no Watches and Wonders 2024

Por fim, destaque para um novo Aquanaut Luce com caixa em ouro branco e mostrador cravejado de diamantes de corte baguete e safiras azuis que formam o padrão evocativo dos modelos da coleção, através da alternância entre safiras azuis de corte baguete e diamantes com engaste neve. A típica luneta octogonal arredondada é realçada por uma fileira de safiras dispostas num gradiente subtil que vai do azul claro ao escuro. A harmonia cromática é ecoada pela bracelete integrada em material compósito azul escuro. Visível através do fundo transparente da caixa, o Calibre automático 26-330 S dá vida a esta preciosidade de pulso. O preço recomendado no site: 239.540 euros.

Twenty~4

Patek Philippe Twenty~4 Ref.4910/1201R
Twenty~4 Ref.4910/1201R no Watches and Wonders 2024 | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

Um quarto de século de Twenty~4 revela bem o sucesso deste relógio de pulso de construção integrada criado para os pulsos femininos. Com movimento de quartzo, trata-se de um modelo que é perfeito desde o início. Foi sendo alvo de afinações ao longo dos anos, mas acima de tudo, tem permitido experimentar diferentes variações, tanto nos materiais da caixa, como nos tons do mostrador. Em 2018, a coleção foi complementada com uma variante automática, mas tal não invalidou a relevância do primogénito. É relógio, é joia, é elegante e é descontraído. Para quem gosta de um relógio distinto e sem grandes manias, o Twenty~4 é uma excelente opção.

Patek Philippe novidades 2024
O bonito mostrador da edição de 2024 do Twenty~4 | Foto: Patek Philippe

E pensamos assim sempre que o colocamos no pulso. Já abordámos aqui com mais detalhe a edição que a marca escolheu lançar por ocasião dos 25 anos da coleção: uma versão em ouro rosa com mostrador cor-de-rosa escuro que ganha diferentes tonalidades graças ao efeito decorativo do guilloché, o mesmo efeito que encontramos na Ref. 4997/200R-001 Calatrava de 2023. A nota final vai para as duas fileiras de diamantes, assinatura da coleção e cruciais para dar ainda mais brilho a um relógio que não passa despercebido.

Cubitus

Em cima: Ref. 5822P. Em baixo: Ref. 5821/1A e Ref. 5821/1AR | Fotos: Patek Philippe

Foi o grande lançamento deste ano para a Patek Philippe. Depois de 25 anos sem apresentar uma nova coleção, a marca suíça lançou-se no desafio de apresentar um completamente novo modelo de estilo casual-chic e bem marcado. De formato quadrado com cantos arredondados e mostrador adornado com relevo de linhas horizontais, o novo Cubitus fez a sua estreia em duas versões de três ponteiros data — uma em aço com mostrador verde, outra bicolor em aço e ouro rosa com mostrador azul — e numa versão em platina e mostrador azul escuro com grande data e indicação das fases da lua. Ao vivo, o novos relógios falam mesmo por si.

Patek Philippe novidades 2024: Cubitus
O novo Cubitus na versão em aço com mostrador verde | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

A estrela é, sem dúvida, a versão mais complicada, por todos os motivos: pelas complicações que engloba, pela força que os tons azuis oferecem às indicações e pela própria caixa que assenta especialmente bem, mesmo em pulsos menos grandes. É que os 45 mm de diâmetro (na diagonal, medidos entre as 10h e as 4h) não se fazem de facto notar e mesmo a espessura da caixa é bem equilibrada, apesar das complicações que integra. O relógio é bonito, equilibrado e tem muita presença. E a opção por uma bracelete em material compósito que mimetiza efeito de tecido oferece um apontamento mais leve, ao mesmo que contribui para a unidade do conjunto. Quanto às versões de três ponteiros, surpreendem pela espessura da caixa e pela elegância geral. Em fotografia, a versão em aço chamou-nos mais a atenção, mas ao vivo fomos agradavelmente surpreendidos pela versão bicolor com mostrador azul. Um combo muito sofisticado e elegante, que não fere a vista, muito pelo contrário.

Patek Philippe novidades 2024: Cubitus
Apesar de, na fotografia, não se ter bem noção do contraste dos dois materiais da caixa e bracelete, dá para perceber bem o tom do mostrador nesta versão bicolor | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

Continue connosco: